TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RH Como Parceiro

Por:   •  20/2/2019  •  Artigo  •  3.964 Palavras (16 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 16

O Rh como Parceiro Estratégico da Organização

SARAIVA, Neusuela Pires

RESUMO

O Rh Estratégico muito evidenciado na atualidade, busca unir o capital intelectual com a gestão estratégica da empresa. Assim o presente estudo tem o objetivo de ressaltar a importância da gestão do capital humano no enfoque estratégico nas organizações. Nesse intuito e através de um estudo bibliográfico foi possível descrever sobre o tema proposto e conhecer conceito, surgimento e evolução do RH até se chegar à abordagem estratégica do setor, deixando claro, os múltiplos benefícios, que esse modelo de gestão trás para as organizações que buscam um diferencial competitivo. O estudo se preocupou também em delinear o perfil do profissional de Recursos Humanos como agente capaz de integrar os anseios dos colaboradores com as metas da organização. Os resultados revelaram que o RH estratégico atuando como parceiro e sendo conhecedor da cultura da empresa, garante a mesma um ambiente organizacional favorável, pela transparência da comunicação e integração da equipe, refletindo na produtividade e na qualidade da relação empresa/colaborador/cliente.  

Palavras-chave: RH Estratégico. Profissional de RH. Diferencial Competitivo


1 INTRODUÇÂO

Na busca por melhores resultados, capazes de conferir à organização, desempenho satisfatório e vantagem competitiva, as técnicas administrativas que abordam as estratégias empresariais vêm se expandindo.  Nesse entendimento o termo estratégia que na antiguidade remetia ao militarismo, com o advento da Administração como ciência, esse termo ganha uma nova conotação, permitindo assim aplica-lo em meio ao ambiente de uma empresa. Oliveira (2002, p. 4) destaca que estratégia "é definida como um caminho, ou maneira, ou ação estabelecida e adequada para alcançar os resultados da empresa, representados por seus objetivos, desafios e metas".

Nesse enfoque estratégico a área de Recursos Humanos evoluiu de um modelo tradicional burocrático em direção a um padrão chamado estratégico. O capital humano passa a ser visto como fator primordial de competitividade, pela sua capacidade de inovar, de pensar e agregar valor. Gramigna (2007, p.13) compreende que “a integração das diversas funções de recursos humanos, apoiada por um processo de gestão efetivo, é o passo fundamental para a geração de resultados".

As estratégias Empresariais que por muito tempo eram percebidas como a implantação de tecnologias avançadas, adentram aos bens intangíveis do conhecimento, tendo o RH como parceiro. Diante do exposto, o estudo busca responder o seguinte questionamento: Quais os benefícios de se administra estrategicamente o Recurso Humano para a organização?

A reflexão acerca desse novo modelo de RH é essencial, para que os gestores percebam que usar serviços básicos de Recursos Humanos atrelados às estratégias empresariais pode ser uma verdadeira fonte competitiva, uma vez que quando compreendem o ambiente de negócio, traduzindo essas estratégias da organização e engajando as pessoas efetivamente nessa atmosfera, a função de RH pode ter um impulso fidedigno nos resultados da empresa.    

Portanto a relevância do estudo está em demonstrar através de relatos bibliográficos a importância de gerir estrategicamente os Recursos Humanos na empresa, bem como despontar para os profissionais da área que quando o RH deixa de fazer exclusivamente o papel burocrático operacional e passa a atuar em conjunto com a administração estratégica da empresa, capaz de participar dos processos decisórios, formular planos e metas, traçar objetivos coerentes, reter talentos e projetar o futuro, as ações da organização tendem a melhorar contínua.

Nessa perspectiva e com o intuído de construir conhecimento a cerca do tema proposto, o trabalho tem como objetivo geral expor a importância de se administrar, dentro do enfoque estratégico, o capital intelectual das organizações. Atravessando os seguintes objetivos específicos: apresentação de forma sucinta da gestão estratégia; o conceito de Gestão de Recursos Humanos seguido de uma breve contextualização da evolução histórica nas organizações; mostrando a importância da Gestão estratégica de Recursos Humanos; e o perfil do profissional da área de Recursos Humanos na atualidade como agente de mudança.

O fator estratégico no contexto de Recursos Humanos surgiu da percepção que a empresa gerenciada estrategicamente goza de vantagens competitivas. No entanto é um modelo que exige adaptação, interpretação e alinhamento das práticas de Recursos Humanos aos objetivos da organização, e apesar de complexo se sobressai, pois é incontestável que as pessoas têm o potencial de acrescentar valor e quando se sentem parte, envolvidos são mais produtivos, rentáveis e focados.  

2 GESTÃO ESTRATÉGICA

A palavra estratégia está sendo bastante difundida no meio empresarial na atualidade, com um sentido que envolve decisões, metas e objetivos, porém em termos etimológicos, ela provém do grego strategia, que denota comando de exército, cargo ou dignidade do chefe militar, bem como aptidão para comandar.  Para Pereira (2009, p. 04), a expressão estratégia surgiu na língua inglesa no final do século XVII, para mencionar algum evento feito longe da visão do adversário, em oposição à tática, que implica o comportamento inverso.

Relacionando a palavra estratégia a gestão de empresas, muitos conceitos são sugeridos, onde muitos deles se concluem e seguem uma linha de raciocínio comum. Para Dessier (2003) apud Dalmau e Tosta (2009, p. 14), “Estratégia é o plano da organização sobre o modo como ela equilibra suas forças e fraquezas internas com as oportunidades é ameaças externas, para manter vantagem competitiva”.  Corroborando, Hitt, Ireland e Hoskisson (2008, p.04), deixam claro que “estratégia é um conjunto integrado e coordenado de compromissos e ações definido para explorar competências essenciais e obter vantagem competitiva”.

Pode-se entender que estratégia dentro do contexto corporativo são caminhos formulados e traçados com o intuito de adquirir diferenciação competitiva, e quanto maior for essa prerrogativa sobre o concorrente, mais chance terá de ocupar uma posição favorável no ambiente ao qual está inserida.

No entanto, somente a formulação de estratégias não é o bastante para a organização alcançar objetivos, é imprescindível visualizar as necessidades de mudança do ambiente, englobando uma abordagem mais abrangente a direção da mesma, que se caracterizando a gestão estratégica. Para Cordeiro e Ribeiro (2002, p. 3) “A utilização do modelo de gestão estratégica leva a empresa a realizar um diagnóstico situacional, destacando oportunidades e ameaças, bem como forças e fraquezas, a fim de cruzar estas realidades e descobrir suas inter-relações”. Assim a empresa encontrará direcionamento de seus objetivos, foco, levando a mesma a se adequar a realidade do mercado, melhorando o planejamento e o controle dos investimentos, agregando informações indispensáveis na tomada de decisão.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)   pdf (163.6 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com