PAPER - EMPREENDEDORISMO NO ESTADO DO AMAZONAS E NO BRASIL
Por: ANTONIOCORREIOS • 22/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.799 Palavras (8 Páginas) • 753 Visualizações
EMPREENDEDORISMO NO ESTADO DO AMAZONAS E NO BRASIL
Acadêmicos(s): Antonio Francisco Barbosa Jr.
Prof. Antonio Carlos Filho
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Bacharelado em Administração (ADG0282)
03/06/2013
RESUMOA tendência do mundo dos negócios é a mudança cada vez mais acelerada, em tudo é exigido novas técnicas, novas ideias e diferenciais para se posicionar e poder concorrer perante o mercado, às organizações necessitam que seus funcionários de qualquer setor sejam intraempreendedores, pois a empresa que não tiver colaboradores criativos não conseguirá atingir sucesso.
A grande maioria dos pequenos e micro empreendedores brasileiros e amazonenses são ex-funcionários de grandes empresas que após a saída com o pouco capital que resta resolvem montar seu próprio negócio, com pouca experiência e sem um plano de negócios encontram grandes desafios, daí vemos que o empreendedorismo é grande cultura do desafio para os amazonenses.
Palavras chaves: Empreendedorismo, Plano de negócios.
1. INTRODUÇÃO
Muitos se tornam empreendedores por falta de oportunidades no mercado de trabalho, são os chamados empreendedores por necessidades, mas apesar de esta parcela ser significativa, o brasileiro tem um alto grau de ousadia e criatividade, aceita assumir riscos e tem pró-atividade para criar novas empresas. Porém o empreendedor amazonense necessita de capacitação de qualidade, que lhe forneça a base necessária para identificar oportunidades, criar a empresa e gerenciá-la de maneira eficiente e eficaz. Devido a essa deficiência na especialização cultural, os amazonenses ainda utilizam-se, apenas, de sua vontade, sua fé e seu pequeno capital, faltando-lhe o essencial que é o aprimoramento e o planejamento. Outro aspecto difícil no não só no Amazonas, mais em todo o Brasil para os empreendedores são os poucos incentivos do governo, altas taxas e uma grande burocracia na criação de uma empresa.
Pesquisas do SEBRAE-SP mostram que cerca de 58% das empresas no Brasil não passam do terceiro ano de existência.
As causas mais frequentes ligadas a este fracasso esta ligada, diretamente, aos próprios empreendedores, isto é, a falta de habilidade administrativa, financeira, tecnológica e mercadológica.
2. EMPREENDEDORISMO
É um fenômeno global, que se define na capacidade individual de empreender, no processo de iniciar e gerir negócios e no movimento social de desenvolvimento do espírito empreendedor.
- O que é empreendedorismo
A palavra empreender (entrepreneur) vem de 800 anos atrás, tem origem francesa e que quer dizer “Fazer algo”.(Brito, 2003).
Ma e Tan (2006) definem empreendedorismo como sendo o processo pelo qual pioneiros e inovadores, imersos e guiados pela perspectiva orientada para a criatividade, seguem nas atividades direcionadas para a prática da concepção e inovação, oque conduz a um determinado nível de performance.
O processo de empreendedorismo se refere à criação de algo novo, que gere riquezas e valores. (Dornelas 2008).
Joseph Schumpeter (1959) descreve o empreendedorismo comosendo amáquina propulsora do desenvolvimento, ele permite a economia um grande progresso.
Para Brito (2003) empreendedorismo é uma geração de valor por organizações, que através de criatividade e capacidade de transformação programam suas ideias. Para o autor empreendedorismo hoje é um fenômeno mundial e existe uma clara relação entre empreendedorismo e crescimento econômico.
- Processo empreendedor
O processo empreendedor abrange todas as funções, atividades e ações relacionadas com a criação de novas empresas, novos mercados ou novas oportunidades. Num primeiro momento o empreendedorismo envolve o processo de criar algo novo, de valor (não necessariamente uma empresa). No momento seguinte, envolve paixão, comprometimento, doação do tempo e do esforço para fazer o negócio dar certo. Por último, saber assumir riscos calculados, seja nas decisões ou nas atitudes. Ter ousadia é fundamental. (Dornelas, 2008).
Empreender é identificado quando o individuo enxerga a oportunidade, começa a desenvolver um plano de negócios, busca recursos necessários, para o inicio de seu empreendimento, ele já começa gerenciando tais processos, portanto com estas características está se formando empreendedor.
Para Brito (2003) o processo empreendedor envolve várias funções, tais como, atividades e ações associadas a perceber as oportunidades e a criação de empresas que buscam organizadamente essas oportunidades.
O processo empreendedor ocorre devido a aptidões pessoais, fatores externos, ambientais e sociais, geralmente ocorre quando, a pessoa tem uma busca de realização pessoal, assumir riscos, insatisfação com o trabalho, demissão, idade, influência familiar, modelos de sucesso, visão de oportunidade e investimentos de capital. Dentro desse processo é exigido percepção, direção e muito trabalho para alcançar o talento empreendedor, com estes fatores se cria a oportunidade de crescimento e o desenvolvimento de um bom negócio, somadas a isso boas ideias eao combustível, que é o capital, o processo empreendedor começa a acontecer. (Dornelas, 2008).
- Empreendedorismo: fonte de novas ideias e pratica da inovação
Segundo o Dicionário Aurélio (2009), a palavra ideia pode ser definida como: 1. Representação que se forma no espírito. 2. Percepção intelectual. 3. Pensamento. 4. Lembrança, memória. 5. Plano, intenção. 6. Fantasia. 7. Doutrina: sistema. Ou seja, ideia é a representação mental de algo concreto ou abstrato. Os empreendedores usam a ideia, nova ou não, de forma a transformá-la em um produto ou serviço que faça a diferença e ajude a empresa a crescer.
Para Terra (2007) existem diversas maneiras que podem auxiliar a obter novas ideias. A mais popular é a técnica do brainstorming (tempestade cerebral), ou ainda, como muitos costumam chamar, “toró de palpite”.
Novas ideias são ferramentas fundamentais para começar um empreendimento. Pratica da inovação é o ato de programar novas ideias, abrindo novos mercados e gerando resultados econômicos. A busca da inovação é também, a busca de otimização dos processos, esta é outra ferramenta essencial, pois é peça da estratégia que visa à modernização e vantagem competitiva.
Schumpeter (1959) relata que sem inovação não pode haver empreendedorismo, pois ela é a base para desencadear crescimento e desenvolvimento econômico.
...