PESQUISA e RESENHA E-COMERCEE
Por: Romulovilela2020 • 24/11/2020 • Trabalho acadêmico • 680 Palavras (3 Páginas) • 125 Visualizações
Nome: Romulo Ferreira Vilela RA: 180042
Título da Atividade: |
ATIVIDADE 2 – PESQUISA e RESENHA |
Descrição da Atividade: |
Baseado nessas pesquisas do SEBRAE de 2016 e 2018, pudemos constatar a importância do e-commerce na economia brasileira, bem como uma tendência para a expansão desse mercado. Pesquise e escreva sobre as temas a seguir, atualizando o crescimento dessa modalidade de negócios. Temas: Tendências na pandemia e pós pandemia, logística, mercado, gestão de negócios. Baseado na palestra do Rodrigo Maruxo, escreva sobre o tema que foi desenvolvido. Destacando sempre e principalmente o papel da logística no e-commerce. |
As tendências do e-commerce no brasil pós pandemia é manter o consumo, o mesma quantidade e média de consumo que foi durante a pandemia; pois durante a pandemia que as pessoas entenderam que não precisa ir na feira para escolher e separar uma fruta que está madura; podendo comprar pela internet com a fruta selecionada e boa para consumo, ou seja a excelência do negocio depende da empresa destacada, porém o e-commerce não tem só lados positivos, contém lados negativos também, mas a tendência do mesmo é aumentar e estabilizar pós pandemia, pois as pessoas durante a quarentena entenderam o verdadeiro sentido de apenas escolher e pagar recebendo em casa, apenas um debito a mais por conta de frete porém vale a pena, pois se você tiver que buscar o que você quer além de ter a chance de não ter na sua região o produto escolhido, irá gastar automaticamente gastos próprios com combustível para ir buscar. Deixando claro que a tecnologia evoluiu e quem não se adequa e acompanha fica para trás.
O e-commerce no Brasil cresce vertiginosamente e tem se tornado cada vez mais importante para a economia do país. Isso se deve ao número de brasileiros conectados à internet e sua utilização para efetivar compras, inclusive por meio de seus dispositivos móveis.
Para acompanhar as tendências do e-commerce ao longo do ano, a Nuvem Shop realizou um levantamento sobre o comércio eletrônico referente ao primeiro trimestre de 2018. As informações obtidas permitem avaliar os trending topics do segmento entre janeiro e março de 2018 e avaliar a performance de cada nicho de mercado.
Essa pesquisa apontou um aumento de 107% no número de lojas virtuais criadas no primeiro trimestre de 2018, comparada com o mesmo período de 2017.Os segmentos que mais cresceram em número de lojas foram:
- moda com 148%;
- saúde e beleza com 117%;
- alimentos e bebidas com 194%;
- eletrônicos e tecnologia com 44%.
O consumidor tem preferido fazer compras virtuais porque muitas vezes os preços pela internet são mais em conta que nas lojas físicas. Além disso, é bastante cômodo e existe uma disponibilidade 24 horas por dia, além disso atendentes online para o cliente e chatbots.
Na palestra do Rodrigo Maruxo, ele fala sobre a gestão de pequenas empresas no e-commerce e como se comportar e atender no mercado, mostrando métodos e exemplos de excelência no mercado, dizendo que a excelência é sair do padrão de só atender e fazer algo a mais como a Disney que os funcionários trabalham com a excelência em conjunto, pois muitas pessoas só fazem compras por serem pessoas que gostam do que fazem e não fazem porque devem.
...