Resenha Educar Pela Pesquisa - Pedro Demo
Trabalho Escolar: Resenha Educar Pela Pesquisa - Pedro Demo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Fabiana78 • 27/4/2014 • 726 Palavras (3 Páginas) • 2.935 Visualizações
Dr. Pedro Demo, catarinense, filho de pais agricultores estudou no Seminário dos Franciscanos, fez depois filosofia e parte da teologia. Na Alemanha fez doutorado em sociologia (1971), cuja a tese recebeu nota máxima e foi publicada em 1973(Anton Hains verlag, Meisenheim). Voltando ao Brasil, foi assessor dos bispos até 1975, quando ingressou no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) (Ministério do planejamento, orçamento e gestão), onde permaneceu até 1994 e se Aposentou. Assumiu então, tempo integral na universidade de Brasília (UnB), onde é hoje professor titular do departamento de sociologia. Fez Pós Doutorado na University OF Califórnia at Los Angelis (UCLA)(1999- 2000). Publicou até o momento mais de sessenta livros, nas áreas de política social (educação) e metodologia científica. Desde fins de 1980 dedica-se ao desafio de formação permanente de professores.
Com base nos estudos realizados acerca da temática desenvolvida em seu livro Educar pela Pesquisa; esboçada de modo sucinto no presente vídeo Dr Pedro Demo discute o tema em debate pontuando desde as novas conceituações estabelecida a esta nova roupagem da educação; assim como parâmetros preestabelecidos pela teoria de questionamentos de caráter reconstrutivo incumbidos ao sujeito como aluno e ao mesmo tempo; na percepção ao longo desenvolvida agora o aluno percebido como objeto fruto da denominada educação tradicionalista; em contra partida o mesmo apresenta mecanismos que eticamente praticados venham contribuir para o rompimento da atuação tradicionalista.
Nessa mesma linha de raciocínio percebe-se que um dos objetivos do sistema educacional é desenvolver o ato de ouvir e falar; o ler e escrever de forma competente. O foco dos responsáveis pela educação não devem preocupar-se apenas com o desenvolvimento da pesquisa; mas perceber se como um profissional que tome a arte de pesquisar; em uma constante sala de aula de maneira que os protagonistas da aprendizagem os alunos; deixem de serem vistos como um mero objeto, mais sim aquele que recebe as informações e absorve por osmose passando então a ser ativo na busca incessante ao conhecimento.
O autor chega a comparar o ato de educar e pesquisar afirmando a luta de ambas contra a ignorância; tendo em vista que almejam uma postura critica questionadora por parte dos alunos; sendo que a medida que assumem dentro do âmbito educacional um posicionamento questionador, seus olhos mudam diante da sua própria realidade, além de adquirirem a chamada independência critica na qual serve para renovar conhecimento transformando no que aqui chamamos por questionamento reconstrutivo. Esse mesmo questionamento é considerado o cerne da pesquisa e educação; contudo a pesquisa é a emancipação do aluno a medida que se posiciona como crítico da sociedade. Desse modo a critica pontuada consiste no fato de muitas pessoas veem o docente como instrutor onde se de fato for somente esse seu papel o cargo pode ser disponibilizado a qualquer pessoa; no entanto a demanda permeia pela busca por professores pesquisadores sem considerar aquela realizada pelos mestres e doutores; e sim realizada cotidianamente cujo seu papel na escola seja realmente o aluno objeto em sujeito ativo.
Tal conhecimento critico pode ser almejado pelos educadores e alunos através de uma orientação dos trabalhos realizados em equipe equilibrando tarefas
...