PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
Por: jaque2201 • 7/5/2016 • Projeto de pesquisa • 293 Palavras (2 Páginas) • 116 Visualizações
O Kanban é um termo de origem japonesa e significa “cartão” ou “sinalização”. No Brasil também é conhecido como Gestão Visual.
É um metódo utilizado com (post-it ou outros tipos de materiais) para sinalizar ou indicar o andamento dos fluxos de produção nas empresas de fabricação em série.
Os quadros e os cartões visuais integram o sistema Kanban, que ajudam os trabalhadores a planejarem a produção na indústria e a ter controle do estoque. Sendo assim, de acordo com a quantidade de cartões disponíveis nos quadros são tomadas as decisões, dando prioridade ao que é mais importante, realizando setup de máquinas e até mesmo as paradas para manutenção.
O sistema Kanban é subvidido em dois tipos: o de produção e o de movimentação. Além disso, o sistema Kanban pode ser composto apenas por Kanbans de Produção ou por Kanbans de Produção+Kanbans de Movimentação.
O funcionamento destes tipos de cartões é utilizado da seguinte forma: os cartões são colocados como indicações sobre uma determinada tarefa. Um exemplo claro do que querem dizer são: “para executar”, “em andamento”, ou “finalizado”.
A utlização de um sistema Kanban permite um controle detalhado de produção com informações sobre quando, quanto e o que produzir.
O Kanban foi aplicado inicialmente em empresas japonesas de fabricação em série e está ligado ao conceito “Just in time”.
Segundo a pesquisa realizada a empresa responsável pela introdução do Kanban foi á empresa japonesa de automóveis Toyota, devido a necessidade de manter um funcionamento mais eficaz do sistema de produção em séries.
Também existe o Kanban eletrônico (e-Kanban) que é utilizado em substituição ao metódo físico, evitando transtornos como a perda de cartões e agilizando a atualização do quadro de tarefas.
Atualmente o Kanban é muito usado em conjunto com o Scrum, pois são metodologias usadas no desenvolvimento ágil de softwares.
...