PLANEJAMENTO E CONTROLE NA PRODUÇÃO
Por: JULIVI • 23/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.280 Palavras (6 Páginas) • 144 Visualizações
RESUMO:
A construção do conhecimento e a evolução tecnológica têm proporcionado mudanças significativas na gestão da produção. Limitamos o entendimento de gestão às questões decisórias e de uso da informação na área operacional, aquela responsável pela geração dos produtos.
A evolução da produção tem se apoiado em novas tecnologias, na automação e mais recentemente nos sistemas de informação.
Como grande apoio na busca de eficiência na produção, tem-se o CIM que permite a integração dos sistemas de produção, que se utiliza da informação, da computação e da automação, constituindo-se em um poderoso auxílio tanto a nível operacional, como tático e estratégico para as organizações, dependendo do modelo de produção da organização, é bem provável que haja algumas diferenças quanto ao tipo de informação e respectiva forma de obtenção.
O Planejamento e Controle da Produção é um sistema de informações que gerencia a
produção do ponto de vista das quantidades a serem elaboradas, de cada tipo de bem ou serviço e o tempo necessário para sua execução. O ato de produzir decorre destas informações, mediante o acionamento do sistema de produção, o transformador de entradas em saídas.
O advento dos sistemas MRP (planejamento de necessidades de material), associou à elaboração de programas-mestre (definição do número de produtos a serem fabricados, a partir dos pedidos), o cálculo de necessidades de material. O CAPP (projeto do processo auxiliado por computador) veio preencher esta lacuna.
Do ponto de vista do gerenciamento da produção - planejamento, programação e controle - pode-se observar a formação de outra “ilha”, a dos sistemas integrados de PCP.
O conjunto das funções abordadas neste item, o Planejamento da Produção, a Programação e Controle e a Produção Auxiliada por Computador, quando integradas por sistemas de informação automatizados constituem a Produção Integrada por Computador (CIM).
A Produção Integrada por Computador ou CIM (Computer Integrated Manufacturing), é a tecnologia que, utilizando-se da informação, da computação e da automação, permite a integração de todas as atividades de produção.
Já para MOREIRA (1986) a CIM é o uso da tecnologia do computador em todas as funções operacionais e de processamento da informação na fábrica, desde o recebimento do pedido, o projeto do produto e sua produção, indo até sua expedição.
Os componentes de um sistema CIM são o Planejamento e Controle da Produção (PCP), o Computer Aided Engeneering ou Engenharia Auxiliada por Computador (CAE), o Computer Aided Design ou Projeto Auxiliado por Computador (CAD), o Computer
Aided Process Planning ou Planejamento do Processo Auxiliado por Computador (CAPP), o Computer Aided Manufacturing ou Produção Auxiliada por Computador (CAM), o Computer Aided Quality ou Garantia da Qualidade e o Sistema de Apoio à Manutenção.
Esta ferramenta auxilia a determinação das especificações tecnológicas do produto, tais como dimensões, resistência dos materiais e análise de tensões. Isto leva a um sensível ganho de tempo no desenvolvimento dos produtos, levando à vantagem competitiva decorrente do lançamento de produtos mais rapidamente. Existem aplicações no campo da mecânica, circuitos elétricos e mecânica dos fluidos, entre outros.
O papel do Planejamento do Processo Auxiliado por Computador (CAPP) é estabelecer o roteiro ou o processo de fabricação de um produto.
O quarto componente do CIM, a Produção Auxiliada por Computador (CAM), tem sua função interpretada de maneiras diversas. Conforme expressa o nome, o CAM auxilia a produção, e isto pode ser restrito ao controle, ser extensivo ao planejamento, conforme SCHEER (1993), ou ainda restringir-se à monitoração dos recursos de produção. É a aplicação da informática e da tecnologia das comunicações ao sistema de produção, no sentido de eliminar a inconstância e perda de tempo inerentes à manipulação e decisão do ser humano Algumas formas de utilização do CAM, conforme SCHEER (1993) e, COSTA e CAULLIRAUX (1995) apoiam-se em Máquinas de Controle Numérico, robôs e no gerenciamento de sistemas flexíveis de produção - são formas organizacionais baseadas na combinação de vários sistemas informatizados, orientados para a diversificação da produção, com a manutenção da produtividade.
O Sistema de Garantia da Qualidade (CAQ) constitui-se de um acompanhamento desde a chegada dos insumos, passando pelo processo produtivo, estendendo-se até a saída do produto acabado.
A produção integrada por computador é, um conceito fundamentado na aplicação da automática, tecnologia da comunicação e informação associados aos recursos de produção. Consequência, porque as exigências de mercado combinadas com a estratégia da corrida pelo novo empreendida pelas empresas requer o domínio rápido e pleno dos recursos (cada vez mais poderosos) da produção. Abre-se espaço para o gerenciamento da produção de serviços.
A introdução de um produto novo envolve, desde a prospecção do mercado até a produção piloto, passando pelo projeto do produto e do processo. O gerente será um gerente da inovação na produção.
A produção
...