PNEUS INSERVIVEIS
Por: Erika Mendes • 5/6/2017 • Dissertação • 3.334 Palavras (14 Páginas) • 372 Visualizações
SUSTENTABILIDADE ORGANIZACIONAL NO ECOPONTO (EMCOP) DE UBERLÂNDIA- MG
DA SILVA, Maria Jose[1]
SANTOS, Margarete[2]
Faculdade Educacional da Lapa - FAEL
RESUMO
O presente artigo tem como objetivo evidenciar a gestão de pessoas nos trâmites da organização do descarte de pneumáticos realizado pela Prefeitura Municipal de Uberlândia, através do Centro de Controle de Zoonoses, além de como esse descarte é feito atualmente. Diante da importância dos servidores públicos na atuação dessas ações, estes passam a ser peças fundamentais no sucesso da gestão e na busca eficiente dos resultados. Resultados estes, intimamente ligados aos índices de infestação de doenças como a dengue, febre Chikungunya e Zyka, muitas vezes causadas por mau armazenamento desses pneus e/ou descartes. A gestão de pessoas, principalmente dentro da Administração Pública requer trabalho árduo e reavaliação, visto que, através das pesquisas realizadas, evidenciou-se que o modelo proposto de gestão não engloba o servidor nas ações como servidor técnico e sim como servidor braçal na execução da atividade imposta.
Palavras-chave: Gestão de Pessoas, Administração Pública, Sustentabilidade Organizacional.
1- INTRODUÇÃO
1- INTRODUÇÃO
É notório que a sociedade atual se atenta acerca dos problemas ambientais e suas implicações para com nosso dia a dia. A terminologia “sustentabilidade” é amplamente discutida na atualidade, pois as necessidades da sociedade são mantidas, mas ao mesmo tempo pensando nas gerações futuras. Desse modo, as empresas no geral, e principalmente as públicas, devem organizar e se comprometer no desenvolvimento local em que não se esgote os recursos naturais.
Um dos grandes problemas do avanço da sociedade é o acúmulo de objetos de difícil reciclagem, como os pneus inservíveis. De acordo com Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos, em 2014 aproximadamente 625 milhões de pneus de passeio foram coletados e destinados corretamente. Dessa forma, o objeto desse estudo é avaliar a gestão dessa coleta pela ótica do funcionalismo publico, focando nas ações dos servidores e analisando a relevância de seu trabalho para a comunidade.
Visando obter o resultado para a problemática que aflige à administração de qualquer cidade de porte grande como Uberlândia, é possível que a administração pública, mesmo que de forma burocrática atenda de forma eficiente o descarte de pneumáticos, com a dinâmica organizacional de funcionários e com eficiência apresentada por estes? Concomitante a isso apresentamos os objetivos desse trabalho avaliando a percepção dos funcionários sobre sua função frente à sociedade, evidenciando o posicionamento sobre a legislação vigente de descarte e coleta de pneumáticos, além de identificar a eficácia dos procedimentos adotados pela equipe de servidores municipais.
A metodologia adotada foi a pesquisa in loco, observando o trabalho desenvolvido e entrevista com funcionários dos diversos setores envolvidos nesse processo. Atualmente, a responsabilidade de coleta e armazenamento dos pneus inservíveis fica a cargo do Centro de Controle de Zoonoses, que identificou nesse trabalho um avanço ao combate do transmissor das doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegipty que utiliza muitas vezes os pneus para depositarem seus ovos.
Esse trabalho propõe demonstrar através das ações que as pessoas, nesse caso, os servidores, são peças importantes para a realização de uma atividade em que toda a comunidade é beneficiada.
2- DESENVOLVIMENTO
As empresas visando obter sucesso empresarial no quesito compromisso com a sustentabilidade adotam ideias e comportamentos voltados à valorização do meio ambiente que os cercam. Sendo assim, definir sustentabilidade sem pensar na organização humana fica inviável.
De maneira geral, as instituições públicas, no caso desse artigo, o Centro de Controle de Zoonoses de Uberlândia – MG agem de forma sustentável a fim de atender normas e regras dispostas na legislação.
Para MUNCK & SOUZA “a sustentabilidade organizacional pode ser compreendida como uma série de políticas interligadas por meio das operações organizacionais e processos de tomadas de decisões e que tem por objetivo garantir que as empresas venham a maximizar os impactos positivos de suas atividades em relação à sociedade”, diante dessa informação podemos afirmar que a Prefeitura Municipal de Uberlândia, na representação do Centro de Controle de Zoonoses propõe a coleta dos pneus descartados irregularmente, a fim de evitar danos à população da cidade.
2.1- PNEUS X AEDES AEGIPTY
Diariamente estamos envolvidos no assunto do combate ao mosquito Aedes Aegipty, vetor das doenças Dengue, Febre Chikungunya, Zyca e Febre Amarela. Nessa perspectiva, as prefeituras têm como obrigação adotar ações para esse combate.
A recomendação principal é eliminar todos os recipientes que acumulem água, no caso de pneus, garrafas, vasinhos de plantas, bandejas de ar-condicionado e calhas, por exemplo. Cada fêmea pode colocar até 1.500 ovos em seu curto período de vida, cerca de 30 dias. (GOMES, 2016)
Na cidade de Uberlândia, o Centro de Controle de Zoonoses promove dentre várias ações, a coleta de pneus inservíveis, objeto que, mal armazenado poderá acumular água, essencial para a proliferação do mosquito. Esse trabalho é realizado por servidores efetivos e contratados lotados na secretaria de saúde, cuja nomenclatura é Assistente em Saúde Pública, onde o papel é de extrema importância em todo o processo organizacional de descarte dos pneus.
Dada a importância da atuação da Administração Pública no quesito saúde pública e em meio às dificuldades enfrentadas, a gestão de pessoas no desempenho dessa função deve ser avaliada, e esse é um dos objetivos desse artigo.
...