Logistica Reversa De Pneus Inserviveis
Artigo: Logistica Reversa De Pneus Inserviveis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rickmalu • 9/6/2014 • 710 Palavras (3 Páginas) • 675 Visualizações
FACULDADE FRANSSINETE FAFIRE
MÁRIO HENRIQUE CONSENTINI DA FONSECA
LOGÍSTICA REVERSA DE PNEUS USADOS
PROFESSOR: Eduardo
Recife 2014
Mário Henrique Consentini da Fonsêca
A LOGISTICA REVERSA DE PNEUS USADOS
Monografia apresentada a Faculdade Franssinete (FAFIRE),como parte fundamental para conclusão da pós graduação em Logística. Orientador: Prof. Eduardo
Recife- PE
RESUMO
Com aumento expressivo no consumo de pneus no Brasil, consequentemente pelo o crescimento do transporte rodoviário e particular, fez com que o governo tomasse medidas para diminuir o impacto ambiental, que implicaram em novas leis, resoluções e fiscalizações mais rígidas dos órgãos públicos. As empresas que fabricam pneus são literalmente responsáveis pela destinação deles depois de usados. É notório que os pneus depois de descartados inadequadamente são extremamente prejudiciais a sociedade e ao meio ambiente que proporciona uma rede de doenças que prejudicam a sociedade. A logística reversa de pneus usados é necessário e a conscientização da sociedade são fundamentais para que ocorra um descarte adequado ao produto.
INTRODUÇÃO
Antigamente o pneu era observado apenas como problema físico, pois o tempo de duração do objeto é estimado em 600 anos para decompor-se, como era um produto de pouco de conhecimento e não tinham o conhecimentos maléficos que podem fazer ao meio ambiente e hoje são visíveis a todos.
O produto que é a borracha representa 50% da constituição dos pneus, juntos com outros elementos químicos que dificultam mais ainda a sua deteriorização.
Quando queimado o pneu libera várias substâncias que são totalmente maléficos e agessivos tanto sistema nervoso e respiratório.
E jogar pneus em rios, mares e matas são fatos ainda comuns em nosso cotidiano, com isso contribuindo pra profileração de doenças como dengue por exemplo. A conscientização da sociedade é de extrema importância para o meio ambiente e contribua para a logística reversa.
No Brasil a Constituição Federal de 1998, prevê questões ambientais como patrimônio nacional. É determinado de responsabilidade da qualidade ambiental é do Governo Federal, Estadual e municipal.
As primeiras iniciativas foi a criação da RESOLUÇÃO DA CONAMA Nº 258, DE 26 de Agosto de 1999, que iniciou o Programa Nacional de Coleta e destinação de Pneus Usados, que virou
...