TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PREOCUPAÇÃO DAS PESSOAS COM ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO COTIDIANO

Por:   •  19/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.544 Palavras (11 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

PROJETO ORGANIZACIONAL:

PREOCUPAÇÃO DAS PESSOAS COM ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO COTIDIANO

GRUPO FIVE

Brasília – DF

JUNHO DE 2015


[pic 3][pic 4]

FACEAS – FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

TURMA 371

GRUPO FIVE

GUILHERME SOUZA

ILA PENHA

ISIS DARC

RAPHAEL RODRIGUES

ZENILDO SILVA

 

PROJETO ORGANIZACIONAL:

PREOCUPAÇÃO DAS PESSOAS COM ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO COTIDIANO

Projeto apresentado na Disciplina de Estágio Supervisionado como requisito básico para a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Administração.

Orientador: Prof. Gilberto Socoloski, M.Sc.

Brasília – DF

JUNHO DE 2015

[pic 5]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

5

2 JUSTIFICATIVA

6

3 OBJETIVOS

7

3.1 GERAL

7

3.2 ESPECÍFICO

7

4 MODELAGEM DO PROJETO (CANVAS)

9

4.1 PROPOSTA DE VALOR

9

4.2 SEGMENTO DE CLIENTES

10

4.3 CANAS

10

4.4 RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES

10

4.5 FONTES DE RECEITA

10

4.6 RECURSOS PRINCIPAIS

11

4.7 ATIVIDADES PRINCIPAIS

11

4.8 PARCERIAS PRINCIPAIS

11

4.9 ESTRUTURA DE CUSTOS

12

5 METODOLOGIA DA PESQUISA DE MERCADO

13[pic 6]

6 CRONOGRAMA

15

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

16

APÊNDICE - Questionário

17

  1. INTRODUÇÃO

         O mundo tem passado por várias transformações em curtos períodos de tempo, principalmente no século XX, quando foi criado a maioria das invenções que revolucionaram o estilo de vida das pessoas. Geralmente essas invenções são frutos de inovação, de algo que ninguém nunca havia pensado, ou de uma nova visão de como utilizar algo que já é existente.

Nos últimos anos, pôde-se perceber mudanças no comportamento da sociedade, e a preocupação com a saúde é somente um dos indicadores responsáveis pelo crescimento no setor de alimentos saudáveis. Com esse crescimento diversos modelos de negócio têm surgido, e um espaço que combine agilidade, qualidade e alimentos saudáveis é o ideal para a satisfação desta clientela.

O presente trabalho tem o objetivo de referenciar teoricamente os recursos e temas necessários para a escolha de um modelo de negócio, assim como fundamentar as principais ideias para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso. A primeira etapa divide-se em apresentar o “porquê” do tema escolhido, onde é justificado a construção da pesquisa e, “como” isto será alcançado, através da definição dos objetivos.

O mercado gastronômico está muito aquecido, porém é possível perceber eventuais dificuldades para ingressar neste setor. Não é fácil encontrar profissionais qualificados para o ramo e, em grande parte dos casos, os empresários não conseguem gerir um negócio de sucesso por falta de um planejamento adequado.

Neste aspecto, é desenvolvida a segunda etapa do trabalho. No referencial teórico são apresentados os conhecimentos necessários para a implantação de um modelo de negócio baseado no tema “Preocupação das Pessoas com a Alimentação Saudável no Cotidiano”. Em seguida, uma breve explicação sobre modelagem de negócio (CANVAS), objetivos, metodologia de pesquisa, onde são apresentados os conceitos principais de viabilização do projeto desenvolvido.

  1. JUSTIFICATIVA

Segundo Parra Filho e Santos (2003), a justificativa do tema envolve motivos de ordem teórica e prática. É o item que contribui para a aceitação, é onde o pesquisador deve expor razões para a elaboração da pesquisa.

Cresce a preocupação com alimentação saudável e com ela os negócios do setor. A atual preocupação com alimentação saudável tem suas raízes algumas décadas atrás, quando surgiram os alimentos diet. Dênis Ribeiro, diretor de economia da Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (ABIA), conta que a difusão de informações nutricionais, cadernos de saúde e relacionamento direto entre alimentação e bem-estar fizeram surgir essa preocupação.

Lívia Barbosa, diretora do Centro de Altos Estudos de Propaganda e Marketing da Escola Superior de Propaganda e Marketing (CAEPM-ESPM), acrescenta dois outros fatores que contribuíram para aumentar a preocupação com alimentação saudável. “Há um aumento global de doenças cardiovasculares e de obesidade, sejam ligadas ao sedentarismo ou à alimentação, e o envelhecimento da população; cada vez mais interessa às pessoas viver melhor”, afirma. Ela ressalta a centralidade que os temas saúde e comida assumiram na sociedade contemporânea. “É uma evolução natural: você começa a comer mais fora de casa, se houver apenas comida não saudável as pessoas começam a engordar”, diz Luís Yamanishi, diretor da Rede Viva de alimentação saudável. Ainda de acordo com pesquisa da ECD Food Service, cerca de 83% dos brasileiros almoçam na rua. Em 1988, esse público gastava 19,7% de sua despesa total com alimentação fora de casa. Em 2010, esse índice deve ficar em torno de 27%. “As pessoas querem se sentir bem com uma comida que traga benefícios para a saúde; é uma alimentação preventiva”, afirma ele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (409.1 Kb)   docx (78.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com