PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO - 3º SEM
Por: edu1995 • 6/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.779 Palavras (8 Páginas) • 173 Visualizações
1
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO ADMINSTRAÇÃO[pic 2][pic 3][pic 4]
ANDRESSA ANTUNES BASTOS EDSON PEREIRA DE ALMEIDA FABIO PIRES NASCIMENTO GIOVANE DE CARVALHO ALVES JOSIANE DE SOUZA ALVES WERMESON SILVA CUNHA
S.A MATERIAL DE CONSTRUÇÃO
Xique-Xique - BA[pic 5]
2013
2
ANDRESSA ANTUNES BASTOS EDSON PEREIRA DE ALMEIDA FABIO PIRES NASCIMENTO GIOVANE DE CARVALHO ALVES JOSIANE DE SOUZA ALVES WERMESON SILVA CUNHA
S.A MATERIAL DE CONSTRUÇÃO
Trabalho de produção textual apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Microeconomia e Macroeconomia; Métodos Quantitativos; Ética, Política e Sociedade; Seminário.
Orientador: Profª. Regina Malassise, Prof. Marcelo Viegas, Prof. Wilson Sanches, Profª. Márcia Bastos, Prof. Henry Nonaka.
Xique-Xique - BA
2013
INTRODUÇÃO
Essa pesquisa será realizada acerca de uma empresa, onde iremos entender sua estrutura de modo geral. A partir da mesma identificaremos suas técnicas para maximizar lucros, onde seu gestor busca sempre melhores alternativas de preços e produtos para fidelizar seus clientes, entenderemos ainda suas técnicas administrativas para controlar estoque, compras, vendas, despesas e seu jogo de cintura para manter seus preços competitivos no mercado da construção civil.
Será mostrado ainda como o gestor lida com intervenções como: inflação, concorrência e altas de preço, onde ele busca alternativas para que seus clientes tenham um maior poder de compra e facilidades através de programas de politicas publicas.
DESENVOLVIMENTO
Durante o mês de novembro de 2013, o grupo composto por seis membros sendo eles: Andressa Antunes Bastos, Edson Pereira De Almeida, Fabio Pires Nascimento, Giovane De Carvalho Alves, Josiane De Souza Alves e Wermeson Silva Cunha, todos cursando o segundo semestre do curso de administração polo Xique-Xique da rede UNOPAR, compareceram a S.A Material de Construção, uma empresa localizada na Rua José Peregrino, N° 160 – Centro Xique-Xique, Bahia. Trata-se de uma microempresa (lei 123/06 empresa com faturamento anual até
360.000,00, quanto ao numero de funcionários o SEBRAE define como microempresa na área de comercio e serviço até nove funcionários.), onde é comercializados tubos e conexões, pisos, ferragens e materiais para construção de modo geral.
Uma empresa localizada na interior baiano mais precisamente na cidade
de Xique-Xique, com alto potencial de crescimento, fator que fez com que o empreendedor Sidney Almeida acreditasse no negócio. A empresa S.A Material de Construção atende 30% clientes da zona urbana e 80% clientes da zona rural na sua maioria aposentados, sendo outros da 2ª e 3ª idade de ambos os sexos, tendo cursado o 1ª grau e renda de 1 a 2 salários mínimos. A sua localização próxima ao porto da cidade, que fica situada a margem direita do rio São Francisco contribui para essa realidade, uma vez que um grande número da população é composto de ribeirinhos em vários distritos do município. A clientela tem preferencia por produtos famosos como no caso de tubos e conexões (TIGRE), tintas imobiliárias (CORAL) e ferragens (GERDAU), porém com o aumento e às vezes as diferenças de preço tendem a substituir por produtos similares com preços bem mais em conta como HIDRACOR no caso das tintas e KEP tubos e conexões, ficou claro durante a averiguação que o consumidor gosta da qualidade, porém no final das contas o preço fala mais alto. A média de gasto equivale a R$ 200,00 (Duzentos Reais) por cliente, sendo a maioria das compras realizada a vista e as demais no cartão de crédito, em casos muito remoto boleto, pois, o empreendedor acredita que vendas através do boleto não há uma boa liquidez. Com a nossa politica econômica se manteve estável durante alguns anos os preço dificilmente ocorrem grandes
feitas sendo que a maioria delas ficou por conta dos segmentos de ferragens devido ao preço do aço que tem cotação atrelada ao dólar, e os demais por conta do frete que aumenta consideravelmente neste setor, o empreendedor se mantem cauteloso no que se refere a aumentar os preços dos produtos e uma das formas de se manter atualizado e durante a compra que acontece semanalmente, desta forma ele se mante sempre por dentro dos preços, atualizando sempre que necessário, porém uma observação a ser mostrada no que se refere a aumento de preço, “Quanto maior o preço do produto, menor o reajuste, que é para o cliente não perceber o aumento, e quanto maior a rotatividade do produto menor o aumento” diz o empresário Sidney Almeida, desta forma esclarece ele o cliente não sente tanto o reajuste e vai compra na concorrência.
Como a maioria das empresas a S.A Material de Construção dispõe de um numero grande de fornecedores, com vários produtos preços e condições de pagamentos, porém o empreendedor percebendo que a maioria deles trabalham com preços a vista, não oferecendo prazos adequados ele opta pelo fornecedor que consiga efetuar a entrega mais rápida, pois desta forma o material chega mais rápido nas prateleira uma vez o mesmo não trabalha com o sistema de grandes estoques, os concorrentes como em vários segmentos são muitos, pois dentre eles podemos destacar dois A.C Atacado De Cimento e Real Tintas, esses concorrentes apresentam uma politica de preço agressiva divergente com a realidade praticada no mercado, preços abaixo as vezes do próprio preço de custo com o objetivo de atrair o maior numero possível de cliente, porém existem outros fatores que vai além do preço como: entrega do produto dentro do prazo bem como a garantia de ter o produto relata o empresário, vale lembra que estamos falando de um setor da construção civil onde prazos devem ser cumpridos.
...