PRODUÇÃO TEXTUAL - TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS
Por: VERALUXA • 25/10/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 6.507 Palavras (27 Páginas) • 353 Visualizações
[pic 1][pic 2]
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO
[pic 3]
Teresópolis/RJ
2016
[pic 4]
[pic 5]
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO
Produção Textual apresentada à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR – como requisito para aprovação no Curso de Bacharelado em Administração
Orientador(es):
[pic 6]
Teresópolis/RJ
2017
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
2.1 Recrutamento e seleção 5
2.1.1 As gerações no mercado de trabalho 5
2.1.2 Descrição, Análise de Cargos e Perfil Profissional 8
2.1.3 Recrutamento de Talentos 10
2.1.4 Planejamento e Realização da Seleção 13
2.2 Legislação e Práticas Trabalhistas 15
2.2.1 Assédio Moral Individual e Organizacional 15
2.2.2 Demissão e Rescisão Contratual 16
2.3 Auditoria e Consultoria em RH 24
CONSIDERAÇÕES FINAIS 25
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 26
INTRODUÇÃO:
O objetivo principal deste trabalho é identificar a real função e responsabilidades dos Recursos humanos (RH) dentro de uma empresa. Entre os objetivos específicos, também podemos destacar a relação entre RH e Gestor dentro da empresa. Para tal, o trabalho será desenvolvido através da abordagem dos seguintes tópicos: Recrutamento e Seleção; Legislação e Práticas Trabalhistas; Auditoria e Consultoria em RH, além das Considerações Finais e Referências Bibliográficas.
A área de Recursos Humanos (RH) atuou nas empresas durante muito tempo como suporte operacional. A crescente transformação que ocorreu nas últimas décadas nos cenários econômico, tecnológico e de mercado, vem exigindo cada vez mais dos gestores para que estes consigam manter suas organizações saudáveis em meio à tanta instabilidade e insegurança da era pós-moderna. A globalização, marcada pela grande abertura econômica mundial, transformou os padrões de produção e a características do trabalho. As transformações nunca ocorreram tão rapidamente e os executivos nunca precisaram agir e responder com tanta rapidez e eficiência. Sendo assim, os paradigmas estão sendo revistos e uma nova visão vem se desenvolvendo referente à estratégia organizacional de toda a empresa, e com isso, o RH passa a ser, finalmente, visto como uma área essencial para o alcance dos objetivos.
No entanto, a nova cara da gestão empresarial e dos Recursos Humanos nesta empreitada, não se deve levar pelos modismo, pois as transformações devem agregar valor à organização, e devem acontecer gradualmente, embora a globalização esteja aí para confrontar com esta premissa. Sendo assim, o RH será, além de um agente de transformação, um parceiro no negócio. A parceria entre gestores e RH certamente viabilizará na organização melhores resultados.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Recrutamento e seleção
2.1.1 As gerações no mercado de trabalho
Um dos desafios dos gestores na hora de contratar, é definir o perfil de profissional para cada cargo. Bichuetti afirma: Funções diferentes requerem perfis específicos. Indivíduos de diferentes gerações podem necessitar de motivações igualmente diversas; integrar baby boomers, Xs e Ys é um dos desafios a serem vencidos pelos gestores. (BICHUETTI, 2015)
- Descreva as principais características de cada uma das gerações que atuam no mercado de trabalho: geração baby boomer, geração X, geração Y (ou millenials) e geração Z.
A geração Baby Boomer
A Geração chamada de Baby Boomer surgiu logo após o término da Segunda Guerra Mundial e hoje estão com 45 anos pra cima. Suas principais características são: obter um emprego fixo e estável; no trabalho, seus valores estão fundamentados principalmente no tempo de serviço, e optam por serem reconhecidos mais pela sua experiência do que pela capacidade de inovação.
Atualmente, a maioria da geração Baby Boomer, está ocupando os cargos de diretoria ou gerência nas empresas. Por essa razão, ou seja, por ocuparem cargos de chefia, chocam-se constantemente com as gerações mais jovens no que se refere aos seus ideais, o que ocasiona um contraste de comportamento e valores que já está sendo estudado com bastante cuidado pelo RH dentro das organizações, com o intuito de administrar os conflitos e reverter as diferenças da melhor maneira possível.
...