PROJETO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS INOVADORES SOB UMA PERSPECTIVA DE RELACIONAMENTO INTER-ORGANIZACIONAL
Por: larissa.bigois • 2/3/2019 • Resenha • 1.010 Palavras (5 Páginas) • 345 Visualizações
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
PROGRAMA DE PÓS - GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - PPGADM
Disciplina: Competitividade e Estrátegia Organizacional
Prof ª: Dra. Ana Claudia Machado Padilha
Mestranda: Larissa Bigóis
Data: 05/10/2018
PROJETO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS INOVADORES SOB UMA PERSPECTIVA DE RELACIONAMENTO INTER-ORGANIZACIONAL
As constantes mudanças do mundo econômico e globalizado foram modificando questões como as organizações industrial, inovação, pesquisa e desenvolvimento (P&D). Dessa forma, ocorreu a integração dos mercados globais e a dispersão da produção em diferentes países, como é o caso da indústria de alimentos, que está passando por uma reestruturação devido as constantes mudanças do mercado, buscando a cooperação com outras empresas e atores ao invés de apenas competir com eles.
Por esse motivo, objetivo da pesquisa foi analisar as motivações e barreiras para desenvolver um produto alimentício inovador a partir da perspectiva dos dois principais participantes de um projeto de desenvolvimento. As percepções de uma cooperativa de alimentos brasileira e um centro tecnológico foram analisados ao longo de um estudo de caso. Enquanto a cooperação é a essência das relações dentro das organizações, a competição parece ser, a visão predominante, a essência das relações inter-organizacionais (IORs).
Uma maneira eficiente de competir é através da criação de alianças estratégicas, ou seja, acordos voluntários curtos ou longos entre diferentes organizações. Esses arranjos permitem as organizações sustentarem vantagens competitivas sobre os concorrentes, otimizando os custos operacionais e minimizando os custos de produção. A formação de alianças, parceriasr ou redes de IORs foram adotados pelas organizações como uma estratégia para o desenvolvimento de produtos inovadores com maior qualidade, velocidade e baixo custo. Além disso, as relações entre as organizações também permitem a combinação de habilidades, diminuição de custos, riscos e investimento em P&D.
Há duas maneiras de compreender IORs estabelecidos para inovação. A primeira maneira, é o normativo que se concentra no conhecimento que pode ser facilmente gerenciado, também caracterizado como capital de rede, isto é, calculista e racional para atingir o retorno econômico através do desenvolvimento de um produto inovador. A segunda maneira, é o interpretativo, no qual, o seu foco é o conhecimento tácito e capital social.
Devido à crescente preocupação entre os consumidores relacionando a qualidade dos alimentos ao estilo de vida (saúde), assim como, a segurança dos produtos oferecido, o desenvolvimento de produtos alimentícios inovadores aparece como uma das prioridades para as indústrias. A indústria de alimentos prontamente reagiu ao segmento de mercado de saúde e bem-estar e vem crescendo desde então. Até novembro de 2013, atingiu o valor de vendas global de US$ 733 bilhões, o que representa 7,2% da taxa de crescimento para o ano de 2012/2013 (Euromonitor, 2013).
...