PROJETO INTEGRADO DE QUALIDADE
Por: daniela.zucki • 1/10/2020 • Trabalho acadêmico • 7.653 Palavras (31 Páginas) • 216 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO
Curso de Tecnologia em Gestão Hospitalar
Daniela Vieira
Juliana Assis Trude
Raquel dos Santos Pereira
Sonia Monteiro Turina
Wellington José da Silva
PROJETO INTEGRADO DE QUALIDADE
SÃO PAULO
2020
Daniela Vieira
Juliana Assis Trude
Raquel dos Santos Pereira
Sonia Monteiro Turina
Wellington José da Silva
PROJETO INTEGRADO DE QUALIDADE
Trabalho desenvolvido por alunos de graduação do Curso de Tecnologia em Gestão Hospitalar para ser apresentado como parte da disciplina de Projeto Integrado de Qualidade
SÃO PAULO
2020
FOLHA DE APROVAÇÃO
Daniela Vieira
Juliana Assis Trude
Raquel dos Santos Pereira
Sonia Monteiro Turina
Wellington José da Silva
PROJETO INTEGRADO DE QUALIDADE
São Paulo, 12 de setembro de 2020.
-------------------------------------------------
Profº. Cristiano de Souza Corrêa
RESUMO
Nos hospitais a comunicação é item básico e fundamental. Seja nas trocas de plantão entre equipes, nas transferências do paciente entre unidades internas ou externas, nas situações de emergências e em todos os registros do prontuário do paciente – seja ele eletrônico ou não. Fica evidente que exercitar a comunicação precisa e compreensiva a todos, evitando ambiguidades e outros ruídos, é fundamental para que a assistência oferecida aos pacientes seja qualificada e segura.
Além disso, temos quer ter cuidados nos Riscos em Saúde, Serviços de Apoio e Diagnostico, Tecnologia, Serviço de Apoio ao Paciente com isso a sua assistência e qualidade de certificação de programas de acreditação,por isso a comunicação tem papel estratégico, compromisso com resultados, metas e protocolos, espírito de equipe, entre outros fatores essenciais para a motivação de colaboradores de qualquer negócio.
No Hospital 9 de Julho, a instituição se relaciona com 2.300 colaboradores, 800 parceiros e cerca de quatro mil médicos cadastrados. É de se imaginar o volume de informação que transita pelos corredores do hospital. Por isso, o desafio da área de Comunicação está em manter todos informados sobre o que acontece no local.Seguindo uma política de comunicação transparente com seus diversos públicos internos, o 9 de Julho elabora conteúdos informativos específicospara colaboradores, assim podem fazer a qualidade de serviço prestado aos pacientes,
O Hospital 9 de Julho é umas instituições extremamente heterogêneas no que diz respeito às rotinas, aos profissionais, ao tipo de cliente, procedimentos e processos administrativos. Há ainda as instituições de corpo clínico aberto, que lidam com médicos habituados a transitarem por diversos hospitais, com cultura e protocolos específicos. Neste momento trabalhos com certificado a qualidade do H9J começou em 2003, quando a instituição conquistou a certificação de Nível 2, conferido pela ONA – Organização Nacional de Acreditação. Em fevereiro de 2008, atingiu o Nível 3 – "Acreditado com Excelência" – também conferido pela ONA. Ao obter esta certificação, o Hospital atesta que todos os seus procedimentos estão de acordo com os princípios de excelência do Manual Brasileiro de Acreditação, no que diz respeito à estrutura, aos processos e resultados obtidos.Sempre motivado pela busca da excelência e melhoria constante, em março de 2010, o H9J recebeu a certificação internacional – Modelo Canadense (CanadianCouncil for Health Services Accreditation – CCHSA). Segundo a Joint CommissionInternational (JCI), a efetividade da comunicação nas instituições de saúde reduz a ocorrência de erros e resulta na melhoria da segurança do paciente, o Hospital acaba de receber o selo de Reacreditação pela Joint CommissionInternational (JCI), mais importante instituição acreditadora em saúde do mundo. O selo confirma que o hospital mantém com excelência os processos de melhoria de qualidade e segurança dos pacientes. "A Reacreditação reafirma o nosso compromisso em oferecer uma assistência segura e de alta qualidade a todos os nossos clientes", afirma Ana Paula Mikulenas, gerente da Qualidade do H9J.
Conforme o Hospital foram 6 dias de visita com trabalho intenso em que a equipe mostrou engajamento e a qualidade nos serviços prestados aos nossos pacientese recebeu o primeiro selo de Acreditação pela JCI em 2012. Dois anos depois foi a vez do Centro de Medicina Especializada. Em 2015 recebeu, novamente, a visita dos auditores internacionais e ganhou o selo de Reacreditação. E, agora, em 2018 é novamente reacreditado. A Reacreditação é como uma nova Acreditação, só que um pouco mais exigente, já que o H9J mostrou que é capaz de promover atendimento de excelência, de forma segura e eficiente.“O principal desafio é atrair a atenção desses públicos de forma contínua, uma vez que o volume de informações é cada vez maior e vindo de diversas instituições. Para isso, é preciso criar conteúdo de interesse, envolvente, respeitando a periodicidade de cada veículo, escolhendo a melhor linguagem e ferramenta de comunicação”, explica Sílvia Alves Paz, Gerente de Comunicação e Marketing do Hospital 9 de Julho.
Sílvia ressalta ainda os benefícios para o paciente que frequenta um hospital que desenvolve uma comunicação efetiva entre o corpo clínico, como o 9 de julho.
“O objetivo da comunicação interna é informar todos os colaboradores, parceiros ou médicos sobre tudo que acontece dentro da instituição, desde novos serviços para atendimento ao cliente, quanto processos, fluxos administrativos ou assistenciais. Dessa forma, todos estão preparados para atender, esclarecer e apoiar os pacientes dentro do princípio da excelência no atendimento”, completa.
Portanto, o resultado do Projeto de Qualidade e sempre com cuidado a saúde com tecnologias, certificações e profissionais treinados, assim, a melhoria aos atendimentos dos pacientes vai ter menos riscos e mais qualidade dentro das respectivas normas.
SUMMARY IN ENGLISH
...