PROJETO INTEGRADOR: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
Por: AlinneC • 16/4/2017 • Trabalho acadêmico • 1.649 Palavras (7 Páginas) • 1.211 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS – UNIPAM
CURSO: GESTÃO COMERCIAL
DISCIPLINA: PROJETO INTEGRADOR I
PROFESSOR: ALAN SANTOS DE OLIVEIRA
PROJETO INTEGRADOR: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
ALINE DA COSTA SILVA
CARLOS EDUARDO
CINTHIA VAZ DE REZENDE
JAQUELINE DE PÁDUA DO NASCIMENTO
LARA C.DE FARIA
MICHELLE SILVA CASTILHO
PATOS DE MINAS
2016
ALINE DA COSTA SILVA
CARLOS EDUARDO
CINTHIA VAZ DE REZENDE
JAQUELINE DE PÁDUA DO NASCIMENTO
LARA C. DE FARIA
MICHELLE SILVA CASTILHO
PROJETO INTEGRADOR: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação na disciplina Projeto Integrador II do curso de Gestão Comercial do Centro Universitário de Patos de Minas, sob orientação do professor Ms. Alan Santos de Oliveira.
PATOS DE MINAS
2016
Administração de Recursos Humanos
Recrutamento é o processo de identificação e atração de um grupo de candidatos, entre os quais serão escolhidos alguns para posteriormente serem contratados para o emprego.
Existem vários tipos de recrutamentos, dente eles iremos abordar os dois tipos mais comuns utilizados pelas empresas: Recrutamento Interno e Recrutamento Externo.
- Recrutamento Interno: é quando a organização procura preencher uma vaga para um posto de trabalho mediante o remanejamento de seus funcionários, que podem ser promovidos, transferidos (movimentação horizontal) ou transferidos com promoção (ascensão funcional). Em outras palavras, o recrutamento é considerado interno quando a organização utiliza seus próprios recursos humanos sem recorrer ao mercado externo.
- Recrutamento externo: é quando a empresa opta por realizar o processo seletivo com pessoas externas e funcionários, onde toda a divulgação e condução dos processos seletivos são realizadas de forma igual a qualquer candidato. Neste tipo de processo não há prioridade ou preferência por nenhum dos candidatos, a escolha do profissional a ocupar esta vaga vai ser através do profissional que se mostrar mais competente para atender as expectativas. O recrutamento é de vital importância para as organizações uma vez que para atingir as metas e resultados da empresa precisamos de profissionais qualificados para assumir a responsabilidade.
A Tiggor Locação adota a ferramenta de Recrutamento Externo, abrindo a oportunidade para candidatos que tenham interesse na vaga disponível. Logo após a identificação da vaga e dos requisitos necessários é então divulgada esta vaga através de rádio e empresas de assessoria que tem candidatos em seu banco de dados, porém estas empresas somente encaminham os candidatos, o processo de seleção e entrevistas é feito pelo responsável do setor na Tiggor Locação, ou seja, não existe empresa de consultoria que faça as contratações necessárias.
Há ainda dentro destes processos as vantagens e desvantagens de cada um deles, no recrutamento interno podem citar como vantagens ou pontos positivos:
- O colaborador está mais integrado na empresa;
- Menos tempo aplicado no processo de seleção;
- Motiva e encoraja o colaborador em seu desenvolvimento profissional;
- Não requer socialização organizacional de novos membros;
- Conhece mais da cultura da empresa;
E as desvantagens:
- A expectativa gerada no colaborador;
- Gestores ressentidos pela perda de um bom funcionário;
- Falta de inovações, ideias novas na equipe e criatividade;
- Falta de inovações, ideias novas na equipe e criatividade;
- Aumenta o conservadorismo;
No recrutamento externo tem como vantagens os seguintes itens:
- “Sangue novo” na organização;
- Aumenta o capital intelectual com experiências além da rotina atual;
- Incentiva a interação da organização com o mercado de trabalho;
- Diferentes abordagens de problemas internos e de práticas no geral;
E as desvantagens:
- Mais “trabalhoso” para o RH;
- Pode reduzir a fidelidade dos funcionários por acharem que poderiam ocupar a vaga;
- Pode interferir na motivação dos internos;
O processo de recrutamento e seleção de pessoal deve ter claros seus objetivos e atentar as necessidades de cada etapa exigida. Seguir de modo adequado cada etapa do processo de recrutamento e seleção é o que faz a diferença ao final, possibilitando escolher, de acordo com as necessidades do cargo, o candidato mais apto para preencher a vaga. Chiavenato (2001) vai dizer que a escolha de bons profissionais é um aspecto primordial no sucesso organizacional. A seleção de pessoas constitui um investimento em tempo e dinheiro que proporciona excelentes resultados a curto e longo prazo.
Diante do que foi citado logo acima, podemos exemplificar algumas etapas que ocorrem dentro deste processo, dentre as quais o grupo identificou que a empresa utiliza apenas a etapa de entrevista preliminar.
- Entrevista preliminar: este procedimento consiste em escolher, dentre as pessoas, a que melhor que se adapta a cultura da organização, para que estas possa prosseguir no processo de seleção.
- Aplicação de testes psicológicos: por intermédio de diversos testes estes profissionais estarão aptos a identificar quais dos candidatos são verdadeiramente capazes de ocupar de forma adequada o cargo ainda em aberto na organização.
- Dinâmica de grupo: este passo pode ser descartado em razão da posição em aberto e também da proporção de candidatos por vaga.
- Finalização: o alvo agora é apresentar aos aspirantes suas obrigações e seus direitos; mais do que isso, familiarizá-los com a organização, buscando integrá-los a cultura existente.
- Seleção: é a hora de escolher dentre os aspirantes aqueles que finalmente entrarão para equipe da empresa. Esta escolha é feita por meio de discussão entre as pessoas que participaram de todo o processo, democraticamente, levando- se em consideração opinião de todos.
Além do cuidado que se deve ter com as etapas de contratação, ressaltamos ainda os meios que podem ser anunciadas estas vagas, dentre elas:
- Contratando assessorias de recursos humanos: a empresa terceiriza a parte referente ao recrutamento e seleção; assim, outra organização fica responsável por estas duas importantes atividades.
- Indicação por pessoas da organização: partimos do conhecido ditado brasileiro que diz que o ser humano não nasceu para viver só; e sim numa constante teia de relacionamentos pessoais e será partindo de indicações das próprias pessoas da organização que o recrutamento acontecerá.
- Fazendo uso da internet: a verdade é que esta poderosa ferramenta da tecnologia da informação tem facilitado bastante o andamento deste processo, encurtando cada vez mais distancias e tempo.
- Ativando meios de comunicação (jornal, revistas, rádios...): esta é a técnica que mais conhecemos, porem e preciso conhecer o publico alvo para saber em que meio devemos intervir.
Ao longo de varias mudanças ocorridas muitas empresas mudaram seus processos, dentre eles a Gestão de RH, onde os sistemas tradicionais desenvolveram através de suas experiências Gestão por competências e habilidades, que atualmente varias empresas de ponta já adoraram esta ferramenta.
...