PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE RECURSOS HUMANOS
Por: Sandra Nascimento • 29/11/2018 • Trabalho acadêmico • 1.419 Palavras (6 Páginas) • 2.722 Visualizações
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E NEGÓCIOS
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
L&M CURSOS DE IDIOMAS LTDA-ME
NOME COMPLETO DOS ALUNOS DO GRUPO e RGMS:
Aline Lopes de Amorim RGM: 18084133
Jhonatas Paranhos do Nascimento RGM: 18238459
Letícia Mariana Pontes de Brito RGM: 18048617
Luciana Barbosa Sodre RGM: 18711430
Sandra Zenaide Cordeiro do Nascimento RGM 17951577
São Paulo
2018
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E NEGÓCIOS
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
L&M CURSOS DE IDIOMAS LTDA-ME
Projeto Multidisciplinar de Recursos Humanos II apresentado à Universidade Cruzeiro do Sul, como exigência do Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos, sob orientação da Profa. Dra. Gisele de Lima Fernandes e da prof. Luana Kelly Quiterio
...................................
São Paulo
2018
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1. ÁREA DE RECURSOS HUMANOS 5
1.1 Recrutamento e Seleção 5
1.2 Admissão e Demissão 5
1.3 Cargos e Salários 5
1.4 Estratégias de Remuneração e Benefícios 5
1.5 Treinamento e Desenvolvimento 6
1.6 Segurança e Medicina do Trabalho 6
INTRODUÇÃO
O Projeto Multidisciplinar de Recursos Humanos é um trabalho acadêmico, que tem a finalidade de contribuir para a formação do profissional de tecnólogo em gestão de recursos humanos. Neste trabalho colocaremos em prática os conhecimentos adquiridos, para atuar como um gestor de recursos humanos.
O objetivo do nosso trabalho, é aplicar a prática ao conhecimento adquirido durante o curso, dentro da realidade de uma organização. A organização escolhida para realizar nosso trabalho acadêmico é a Wizard Planaltina, uma franquia do grupo Wizard by Pearson
.
1. ÁREA DE RECURSOS HUMANOS
A sigla RH significa Recursos Humanos. Dentro de uma empresa, RH é o departamento que tem a responsabilidade de seleção, contratação, treinamento, remuneração, formação sobre higiene e segurança no trabalho, e estabelecimento de toda a comunicação relativa aos funcionários da organização. Neste capítulo veremos os processos adotados pela empresa para a área de Recursos Humanos;
1.1 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Procuramos realizar o processo de Recrutamento e Seleção com planejamento.
Revisamos as vagas e candidatos quantas vezes forem preciso, para que esteja de acordo com o contexto e momento vivido pela empresa.
Iniciamos o processo avaliando as características solicitadas na vaga, buscando em nosso banco de currículos os profissionais que atendam o solicitado ou abrindo um processo seletivo para essa determinada vaga em nossas redes sociais seguindo as seguintes etapas:
- Descrição detalhada e clara do cargo para divulgação
A descrição deve conter, de forma clara e coerente, todas as atividades que serão desenvolvidas pelo candidato quando ele se tornar um colaborador. Essa descrição, que deve ser o mais detalhada possível, nos auxilia a identificar quais dos candidatos têm o perfil mais adequado para ocupar a função.
- Definição dos requisitos técnicos, pessoais e emocionais
Nesta etapa são organizados os campos de exigência e o recrutador avalia entre os candidatos que apresentam características essenciais e indispensáveis, assim, os candidatos que não preencherem as exigências essenciais serão eliminados e os que não cumprirem os requisitos desejáveis serão reavaliados ao final das entrevistas de acordo com as outras análises.
- Elaboração do roteiro da entrevista
Algumas questões são comuns e os candidatos já estão preparados para responder, o que pode fazer mascarar o perfil verdadeiro de quem procura o emprego. Por isso, elaboramos perguntas que surpreendam e tornem a entrevista mais produtiva e real. Perguntamos para ele, por exemplo, como conseguiu tempo para comparecer à entrevista, caso esteja empregado.
É uma boa forma de pegá-lo desprevenido e verificar como ele lida com situações inesperadas.
- Escolha do candidato que será o novo colaborador
Com a triagem dos candidatos que mais se aproximaram do perfil da vaga, definimos qual será escolhido para preenchê-la e iniciamos o processo de contratação.
1.2 ADMISSÃO E DEMISSÃO
ADMISSÃO
O próximo passo é formalizar a contratação. Para isso, é preciso marcar um exame admissional na empresa de medicina do trabalho que trabalhamos. Após o funcionário realizar o exame e o laudo decretar que ele está apto para executar a função, é hora da documentação.
Solicitamos os seguintes documentos: carteira de trabalho, carteira de inscrição no PIS/PASEP, título de eleitor, certidão de nascimento e de casamento, resultado do exame admissional, certificado de reservista ou prova de alistamento militar — quando do sexo masculino —, conforme a idade do trabalhador a ser admitido, CPF, RG, duas fotos 3×4 e carteiras profissionais expedidas pelos órgãos de classe, como carteira da OAB, do CREA entre outros. Enviamos toda a documentação recolhida para a contabilidade que nos auxilia, para que sejam emitidos os contratos e documentos referentes a contratação. Assim que o contador realizar toda a burocracia e anotar os dados necessários na carteira de trabalho, o processo de admissão está finalizado.
...