Projeto Multidisciplinar de Recursos humanos
Por: amandakos • 16/6/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 6.528 Palavras (27 Páginas) • 495 Visualizações
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E NEGÓCIOS
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE
RECURSOS HUMANOS
PETROBRAS – PETRÓLEO BRASILEIRO S.A.
Ailce Amanda Ferreira Kós – RGM 16685164
Bruna Nóbrega Rezende Amorim – RGM 16486579
Flavia Aparecida da Silva Ferraz – RGM 16529251
Laisnaira Ferreira Santos – RGM 16627521
Ilda Dias de Almeida – RGM 16637089
São Paulo
2017
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E NEGÓCIOS
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE
RECURSOS HUMANOS
PETROBRAS – PETRÓLEO BRASILEIRO S.A.
Projeto Multidisciplinar de Recursos Humanos II apresentado à Universidade Cruzeiro do Sul, como exigência do Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos, sob orientação da Profa. Dra. Gisele de Lima Fernandes e da Tutora Thais Campos.
São Paulo
2017
- SUMÁRIO
SUMÁRIO 3
INTRODUÇÃO 4
1. ÁREA DE RECURSOS HUMANOS 7
1.1 Recrutamento e Seleção 7
1.2 Admissão e Demissão 9
1.3 Cargos e Salários 10
1.4 Estratégias de Remuneração e Benefícios 14
1.5 Treinamento e Desenvolvimento 16
1.6 Segurança e Medicina do Trabalho 19
2. CONSULTORIA DE RECURSOS HUMANOS 23
2.1 Recrutamento e Seleção 23
2.2 Admissão e Demissão 24
2.3 Cargos e Salários 25
2.4 Estratégias de Remuneração e Benefícios 26
2.5 Treinamento e Desenvolvimento 27
2.6 Segurança e Medicina do Trabalho 28
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 29
5. REFERÊNCIAS 31
INTRODUÇÃO
A Petróleo Brasileiro S.A., conhecida como Petrobras, foi fundada no dia 3 de outubro de 1953, pelo presidente Getúlio Vargas, com a finalidade de realizar exploração petrolífera no Brasil, a partir da campanha popular iniciada em 1946, cujo slogan era “o petróleo é nosso”.
Trata-se de uma empresa de capital aberto, constituída sob a forma de sociedade de economia mista, tendo a União como acionista majoritária. A companhia exerce, portanto, suas atividades econômicas em caráter de livre competição com as demais empresas, segundo as condições de mercado.
Ao longo de sua história, a empresa diversificou suas atividades, de modo que, atualmente, opera na exploração e produção de petróleo, derivados e de diversas outras fontes de energia, além de realizar o refino, a comercialização, o armazenamento e o transporte. Também desempenha papel relevante nos segmentos de petroquímica, gás natural, energia elétrica, gás química e biocombustíveis.
A companhia tem sede e foro na cidade do Rio de Janeiro, contando com filiais, agências, sucursais e escritórios em diversos pontos do território nacional e no exterior.
A Petrobras atua em dezenove países no segmento de energia e foi considerada, em 2015, a vigésima oitava maior empresa do mundo em termos de receita. Ademais, em 2011, ocupou o quinto lugar na classificação das maiores petrolíferas de capital aberto do mundo e, em 2010, foi tida como a segunda maior empresa do continente americano em valor de mercado.
A empresa encontra-se presente com filiais e subsidiárias em todo o território nacional, além de ter ampliado, nos últimos anos, sua participação no exterior. Para atender toda essa demanda, conta com mais de sessenta mil colaboradores, incluindo empregados concursados, funcionários terceirizados e outros agentes que prestam diversos tipos de serviços.
No entanto, em 2014, a empresa registrou o maior prejuízo anual da sua história, apresentando um déficit de mais de sete bilhões de reais, em decorrência de múltiplos fatores, como as baixas nos campos de petróleo, o preço internacional do barril e o envolvimento em esquemas de corrupção.
A situação da companhia também foi fortemente impactada pela Operação Lava Jato. Para tenta melhorar as finanças da empresa foram feitos cortes nos investimentos previstos para os próximos cinco anos e foi realizado um plano de venda de ativos.
No intuito de recuperar a saúde financeira, foram elaborados de forma conjunta e integrada o Plano Estratégico e o Plano de Negócios e Gestão 2017-2021, a fim de buscar um crescimento de forma sustentável e realista, norteado pela ética, pelas operações seguras, pela previsibilidade e pela rentabilidade, de acordo com os mais elevados padrões internacionais da indústria.
Também foi criado o Programa Petrobras de Prevenção da Corrupção, o qual é constituído por ações contínuas de prevenção e combate à fraude, à corrupção e à lavagem de dinheiro, reafirmando o compromisso com a transparência e a ética.
Todas essas medidas visam aperfeiçoar o desempenho da empresa e torná-la mais eficiente, reduzindo custos e buscando ampliar suas receitas, com o objetivo de aumentar a lucratividade e reverter o cenário desfavorável. Tais ações interferem, direta e indiretamente, em diversos aspectos da gestão de pessoal da empresa, uma vez que ela apresenta um amplo quadro funcional, responsável por grande parcela dos seus custos operacionais.
Para gerenciar todo esse quadro de funcionários, existe uma Diretoria de Recursos Humanos estruturada, a qual desempenha suas inúmeras atividades com o objetivo de alinhar as decisões da área de recursos humanos com a gestão estratégica e os objetivos organizacionais.
Compete a esta diretoria traçar diretrizes e conduzir processos de admissão e demissão de empregados, ações corporativas de treinamento e desenvolvimento funcional, gerenciamento de cargos e salários, definição de estratégias remuneratórias, concessão de benefícios e adoção de medidas de segurança e medicina do trabalho.
...