PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA – NC
Por: raphaelgevaerd • 27/5/2020 • Trabalho acadêmico • 2.026 Palavras (9 Páginas) • 173 Visualizações
Universidade Anhanguera – Uniderp
Polo Ponta Porã
Centro de Educação a Distancia
CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL
RAPHAEL GEVAERD
TUTORA EAD : Déborah Cristina da Silva
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA – NC
PONTA PORA
Maio 2020
RAPHAEL GEVAERD
CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL
TUTORA EAD : Déborah Cristina da Silva
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA – NC
Trabalho apresentado ao Curso de tecnologia em Gestão comercial do centro de educação a distância – CEAD da Universidade Anhanguera Unidepr, como requisito final para obtenção de nota na disciplina Prointer I – Projeto Interdisciplinar.
PONTA PORA
Maio 2020
RESUMO
Este trabalho tem o objetivo de apontar os problemas vivenciados em uma organização, onde o inicio da estrutura da empresa se da de modo familiar e caseiro, e ao longo do tempo passa para uma forma industrial e dentro de uma sociedade.
Introdução
Este trabalho consiste em realizar um estudo de caso sobre a implantação de uma fábrica de doces. O objetivo deste trabalho é demonstrar que os problemas evidenciados por vários gestores despreparados, e empreendedores prontos para criar suas empresas, porem despreparados para lidar com projetos a longo prazo e despreparados para lidar com pessoas.
Fatores motivadores para empreender
Empreender é buscar a realização de seus sonhos, é estar pronto para ouvir um não, e não baixar a cabeça para isso, empreender é entender que nem sempre seu plano vai dar certo, que em algumas oportunidades terá que mudar suas estratégias.
Empreendedorismo é a capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade. Pode ser um negócio, um projeto ou mesmo um movimento que gere mudanças reais e impacto no cotidiano das pessoas.
Empreendedor por oportunidade são aquelas pessoas que possuem outra fonte de renda e buscam aumentar seus ganhos financeiro, geralmente isso acontece com pessoas, que trabalham no comercio, em horários noturnos ou com folgas longas, concursados. Cito um exemplo particular onde sou registrado em uma empresa e possuo uma empresa particular.
Empreendedor por necessidades, são aquelas pessoas que não possui opção de virar ou não empreendedor, devido à falta de um emprego ou pela pessoa já ser um autônomo.
Comportamentos empreendedores primordiais.
Conjunto de Realização
CCE 1 - Busca de Oportunidade e iniciativa
Capacidade de se antecipar a fatos, criar novas situações de negócios e desenvolver novos produtos. É uma pessoa que não tem medo do desconhecido, busca agir com antecedência afim de evitar problemas.
CCE 2 - Correr Riscos Calculados
São pessoas que avaliam todos os riscos antes de corre-los, e caso tenham que correr será feito de forma cautelosa, não age de forma impensada.
CCE 3 - Exigência de Qualidade e eficiência
Faz as coisas buscando uma maior qualidade onde se destaque dos outro e busca fazer mais barato, exerce padrões de qualidade e busca que seus produtos e serviços sejam entregues na mesma qualidade contratada ou maior, sempre busca forma de melhorias continuas de seus processos.
CCE 4 – Persistência
Enfrentas obstáculos decididamente, buscando sucesso a todo custo, mantendo e mudando as estratégias de acordo com a necessidades.
CCE 5 – Comprometimento
Colaborar com um subordinado em momentos assumindo seu papel para a entrega de resultados, sempre faz o que diz cumpri os compromissos, é fiel com o combinado.
Conjunto de Planejamento
CCE 1 – Busca de Informações
Busca obter informações sobre clientes e fornecedores, busca saber qual é seu Market shere, busca de informação para inovações de produtos ou serviços.
CCE 2 – Estabelecimento de Metas
Define com clareza e objetividade as metas da empresa, registra tudo que deve ser feito, lista tudo de preferência por escrita.
CCE 3 – Monitoramentos e planejamentos sistemáticos
Revisar os planos frente aos resultados obtidos, utilizar resultados financeiros adquiridos com possibilidade de mudanças circunstanciais
Conjunto de Poder
CCE 1 – Persuasão e rede de contatos
Utilizar pessoas chaves para atingir os resultados e para desenvolver e manter relações comerciais, empreendedores de sucesso estão sempre ligados a redes de pessoas.
CCE 2 – Independência e auto confiança
Busca autonomia em relação a normas, processos sistêmicos, e procedimentos, mantem um ponto de vista mesmo com um resultado desanimador, expressa confiança na sua própria capacidade.
O Poder e sua influência no ambiente dos negócios.
O poder nas organizações faz interface com outras variáveis do comportamento organizacional, como política, gerencia, liderança, conflito e negociação, comportamento ético.
O Poder e algo natural dentro de uma organização, nesse contexto o poder é bem-vindo porem as vezes não bem visto.
Liderança organizacional.
A liderança é o poder que uma pessoa influencia sobre os demais de modo que os demais respeitam e seguem seus comandos e ensinamentos. Um exemplo caro que tive foi em uma Cooperativa que trabalhei, estávamos tendo problemas de relacionamento da gerencia com os funcionários operacionais, que afetava diretamente o desenvolvimento da equipe, visto isso houve a proposta de termos um encarregado operacional, pois no departamento havia uma pessoa muito influente onde os colaboradores geralmente usavam como ponto focal, atribuindo a este profissional a liderança, foi tirado do gerente a eminencia de cobrar diretamente os colaboradores, ficando a cobrança para o encarregado que tem mais influencia com os colaboradores, desta forma o nível de produtividade da unidade subiu 30%.
...