PROJETO MULTIDISCIPLINAR EM AGRONEGÓCIO
Por: Andrei Gonçalves • 26/11/2020 • Trabalho acadêmico • 2.734 Palavras (11 Páginas) • 499 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DO AGRONEGÓCIO
ANDREI GONÇALVES DE CASTRO
PROJETO MULTIDISCIPLINAR EM AGRONEGÓCIO I
USINA UBERABA S/A
UBERABA-2019
ANDREI GONÇALVES DE CASTRO
PROJETO MULTIDISCIPLINAR EM AGRONEGÓCIO I
USINA UBERABA S/A
Projeto multidisciplinar apresentado à disciplina de ao curso Superior em Tecnologia de gestão em agronegócio como requisito para conclusão da disciplina.
Professor tutor: Jamilton Augusto Alves
Sumário
Introdução 4
Empresa 5
Dados oficiais 5
Estrutura Organizacional 5
Histórico 5
Missão 6
Visão 6
Valores 6
Ramo de Atividade 7
Responsabilidade social 13
Dados Macroeconômicos do Segmento da Usina Uberaba 13
Participação da Empresa no Mercado de Concorrência 14
Área de Agronegócios 14
Considerações finais 16
Referências 17
Introdução
Este projeto de análise visa demostrar alguns aspectos da empresa Usina Uberaba S/A, como dados econômicos, histórico da empresa entre outros itens. E também fazer um contraponto com as disciplinas já trabalhadas durante o curso de tecnologia em gestão do agronegócio.
Empresa
Usina Uberaba
Dados oficiais
Usina Uberaba S/A, fica localizada na estrada municipal 304 com acesso pela rodovia MG 190 no Km 2.5 com CEP: 38020-970 em Uberaba no estado de Minas Gerais. Seu telefone de contato é 3433178000. Esta cadastrada com o CNPJ 07.674.341/0001-91 com número de inscrição estadual 7013999710030. Além da Usina Uberaba O Grupo Econômico Balbo que controla a Usina Uberaba possui mais duas filiais, a Usina Santo Antônio e São Francisco em Sertãozinho-SP, e a Native também em Sertãozinho que é uma loja especializada em produtos orgânicos. A Usina Uberaba tem for finalidade o plantio de cana de açúcar e por consequência o comércio dos seus subprodutos como o etanol, açúcar e leveduras e energia.
Estrutura Organizacional
Não foi possível obter estas informações mesmo em contato com a empresa.
Histórico
A história da família Balbo que são um dos responsáveis pela usina Uberaba entre outras usinas e empreendimentos começa no ano de 1894 com a chegada ao Brasil do casal Alexandre Ernesto Balbo e Maria Fazolo Balbo vindos da Itália em busca de melhores condições de vida. No Brasil a família Balbo se instalou no interior paulista na região de Cravinhos em uma fazenda chamada Fazenda das Flores, onde começaram a trabalhar nas lavouras de café na região.
No ano de 1894 nasce o patriarca da família Attílio Balbo. No ano de 1900 a família Balbo se muda para o Engenho Central em Sertãozinho, ali se inicia a história das empresas do grupo Econômico Balbo. Em 1903 Alexandre Balbo compra 50 alqueires de terra e inicia a atividade de fabricação de aguardente. Neste mesmo período na compra desses alqueires se iniciou uma grande crise canavieira, e sem ter como prosseguir Alexandre teve que vender a propriedade para Cel. Francisco Schimidt. No ano de 1911 Alexandre Balbo faleceu assim Attílio Balbo se tornou o chefe da família.
Desde pequeno Attílio Balbo já trabalhava, ele era ajudante de ferreiro e nesta profissão conseguiu progredir rapidamente na função de ferreiro chegando a se tornar chefe geral de usina (indústria), oficina e serraria. Entre os anos de 1917 até 1946 Attílio trabalhou arduamente, chegando a montar alguns empreendimentos em sociedade. No ano de 1946 A família Balbo se muda para o bairro do Campinho, município de Sertãozinho e instalaram uma pequena usina açucareira chamada Santo Antônio.
Em 1947 se iniciam as atividades da Usina Santo Antônio. A partir daquele ano os negócios da família Balbo se expandiram. Em 1956 adquiriram a Usina São Francisco. Em 1986 iniciou o projeto de cana verde que era a produção de cana orgânica, em 1987 iniciou o projeto de bioenergia e em 1993 se deu inicio produção de leveduras usadas na alimentação de animais de produção. Em 1998 se deu a primeira produção de açúcar orgânico. No ano de 2000 se iniciou a produção de plástico biodegradável a partir do açúcar da cana e de produtos orgânicos. E em 2005 e construída a Usina Uberaba com a primeira safra no ano de 2008.
Missão
‘“Explorar o Potencial da Cana de Açúcar e outros Produtos Agroindustriais” (CANAVERDE, 2019).
Visão
Atender os requisitos legais, regulamentares, estatutários e dos clientes aplicáveis à qualidade, segurança dos alimentos, meio ambiente e segurança, comunicar de maneira eficaz internamente e ao longo da cadeia produtiva aspectos de segurança de alimentos necessários para garantir um produto saudável aos nossos clientes (CANAVERDE, 2019).
Estabelecer melhoria contínua dos processos, produtos e serviços, buscar continuamente lucratividade, competitividade com sustentabilidade, definir objetivos e metas suportados por esta política e promover a satisfação das partes interessadas tais como clientes, acionistas, colaboradores, fornecedores e comunidade (CANAVERDE, 2019).
Valores
Os valores ou código de conduta da empresa são amplos, e estão pautados principalmente na ética, respeito e moralidade, sendo elas com seus colabores, clientes e meio ambiente. Os valores as empresa incluem:
- Respeito entre colaboradores, o assédio, trabalho escravo e infantil é inaceitável.
- Promover a satisfação dos clientes;
- Melhoria continua dos processos produtos e serviços;
- Garantir um produto de qualidade;
- Buscar o lucro e competitividade com sustentabilidade;
- Ser autossuficiente na produção de energia elétrica na combustão de bagaço de cana, assim buscando a sustentabilidade;
- Atender todos os requisitos legais em se tratando de leis trabalhistas, meio ambiente, saúde e segurança do trabalho;
- Integridade financeira e registros da empresa, ou seja, todo o movimento financeiro da empresa deve ser inteiramente registrado;
- Proteção do patrimônio da empresa;
- Os colaboradores devem observar suas ações para não haver conflitos de com os interesses da usina, não causando dano à imagem e reputação da Usina Uberaba;
- O relacionamento com fornecedores e clientes devem ser integro, não sendo admitido o recebimento por colaboradores de comissões, vantagens ou presentes.
- Se houver algum grau de parentesco entre colaboradores a subordinação direta entre parentes deverá ser evitada;
- O relacionamento com sindicatos, a comunidade, poder público, órgãos reguladores dever ser de forma harmoniosa pautada no respeito e justa;
- É de responsabilidade dos colaboradores seguir o que rege o código na sua forma e em seu conteúdo;
Os diretores, gerentes, supervisores e encarregados, através da dedicação de seu tempo, da compreensão das diretrizes do código e, sobretudo através de seu exemplo, têm a obrigação de contribuir para que seus colaboradores e demais integrantes tenham conhecimento e cumpram integralmente este código de conduta (CANAVERDE, 2019).
...