PROJETO MULTIDISCIPLINAR INTEGRADO AMBIENTE COMPETITIVO
Por: s.mauricio • 29/5/2019 • Projeto de pesquisa • 2.491 Palavras (10 Páginas) • 598 Visualizações
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
GRADUAÇÃO: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
NAYARA MERIGHI GASTALDO - RGM: 20474652
SERGIO MAURICIO CORREIA JUNIOR – RGM: 18904971
PROJETO MULTIDISCIPLINAR INTEGRADO
AMBIENTE COMPETITIVO
FACE PIZZA
JUNDIAÍ
2019
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
GRADUAÇÃO: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
NAYARA MERIGHI GASTALDO - RGM: 20474652
PROJETO MULTIDISCIPLINAR INTEGRADO
AMBIENTE COMPETITIVO
Trabalho de projeto, apresentado ao curso de Administração, como parte de requisitos para a conclusão da disciplina Projeto Multidisciplinar - Ambiente Competitivo 2019, sob a orientação do Professor tutor Rogério Campos.
JUNDIAÍ
2019
RESUMO
O presente projeto tem como objetivo o estudo de casos das atividades desenvolvidas no ambiente competitivo da empresa Face Pizza, em determinadas fases da evolução dos negócios.
Para tanto, foi realizado estudo dos cenários da empresa em consonância com as disciplinas já estudadas do curso de administração, e pesquisas voltadas para a administração e marketing de empresas e suas influências na vitalidade do negócio.
Discorrendo pela historia desde a ideia inicial de fundação até as atuais praticas que a mantem altamente competitiva no mercado, foram identificados os pontos fortes, as falhas e estabelecido possíveis soluções.
Palavra chave : estudo de caso, competitivo, marketing e administração .
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Este trabalho faz parte do Projeto Integrado Multidisciplinar – Ambiente Competitivo, e tem o intuito de desenvolver a relação entre teoria e prática, vivenciando um problema e analisando ações e rumos dentro da empresa.
A metodologia utilizada foi o estudo das unidades da matéria, inseridos em cima do caso da Face Pizza, que retrata o cenário da abertura de uma pizzaria de receitas caseiras com grande fama por sua qualidade, em um ambiente inicial sem competitividade. Porém, com a fama da pizzaria, surgiram alguns concorrentes e começaram a entrar no mercado e a clientela foi disseminada. Após a análise dos fatos, foi elaborado o projeto em cima de questões como: O que a Empresa oferecia como atrativo principal? Qual a vantagem competitiva? O que era fator decisivo na compra?.
- A EMPRESA
A Face Pizza é uma empresa familiar, de receita caseira, criada pelo Sr. George que aprendeu tudo com sua “mama”. Viu uma grande oportunidade a ser utilizada, uma vez que, em seu bairro não havia pizzarias e ele já tinha uma grande fama na vizinhança pelo sabor e qualidade das pizzas.
Por ser inovador no bairro, os preços aplicados eram de seu critério, porém com a concorrência crescente combatendo seus dois principais pontos: um com preços menores e outro com maior variedade, viu-se obrigado à analisar seu negócio e reformulá-lo, pois estava perdendo clientes e estes não eram mais fiéis à sua fama e qualidade.
A partir do estudo realizado e de seus critérios estabelecidos - como manter a qualidade das pizzas, escolheu modificar a produção e o processo de trabalho. Com redução do tempo gasto pelos pizzaiolos para processamento tornando possível a produção de sabores variados em menor tempo, aderiu ao delivery para o público que não estava disposto à sair de casa e reduziu o valor da pizza, tornando similar aos concorrentes.
Com o preço reduzido, inovações nas receitas, sabores e formas de compra (como delivery), a Face Pizza conseguiu manter-se no mercado e na concorrência, sendo ainda escolhida pelo ambiente acolhedor que se tornou ponto de encontro e por sua nova massa crocante.
FORÇAS DE PORTER
Rivalidade entre os Concorrentes
É uma área com diversos concorrentes e muita competitividade do mercado. Neste ramo, a competição não é apenas em relação ao preço do produto, como também em inovação e marketing, tudo visando a conquista de novos clientes e poder de crescimento no mercado.
Poder de Negociação dos Clientes
Os clientes exigem mais qualidade por um menor preço, jogando os concorrentes uns contra os outros, porém neste cenário, os clientes possuem pouco ou nenhum poder de barganha, mesmo se pedir para tirar algum ingrediente indesejado, o preço não muda, são valores fixados e barganhar no segmento alimentício não é uma pratica comum.
Poder de Negociação dos Fornecedores
A relação com os fornecedores precisa ser muito boa, pois os ingredientes precisam estar sempre frescos, com ótima qualidade e entregas regulares, uma vez que são produtos perecíveis. Mas também, é um ramo sujeito a sazonalidades, e fatores climáticos que podem aumentar muito o valor de um ingrediente, ou até mesmo fazer com que ele fique indisponível por alguns períodos.
Ameaça de Entrada de Novos Concorrentes
Não existem barreiras para a entrada nesse negócio. Apenas algumas exigências da vigilância sanitária, bombeiros, entre outros, mas comparado com outros negócios, é fácil abrir e manter, além de ser um produto que a aceitação é muito ampla, o tempo de espera é relativamente pequeno, e o preço é acessível à maioria.
Ameaça de Produtos Substitutos
Existe a possibilidade de inúmeros novos produtos. Algumas tentativas de substituição foram feitas, como pizza em cone, calzones e esfihas abertas, todos bem aceitos, mas a pizza tradicional continua sendo o produto favorito e se destacando na escolha das pessoas.
- ANÁLISE DO CENÁRIO 1
O Sr. George, que possui prática adquirida com sua “mama”, fazia pizzas caseiras deliciosas, sempre elogiadas por todos que frequentavam sua casa. Sua fama era reconhecida até por seus vizinhos. Com o grande interesse despertado, o Sr. George resolveu abrir uma Pizzaria no bairro. Inicialmente, não havia concorrentes na região. A Pizzaria mais próxima ficava a cerca de 20km. Assim, o Sr. George inaugurou a Pizzaria, e sua principal preocupação era oferecer a mesma qualidade da pizza elaborada em casa. Começou oferecendo um Cardápio de 10 tipos de pizzas. O Sr. George fixava o preço que queria, pois, a fama era que não havia pizza igual a sua no bairro.
...