TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Papel do gestor no Processo de Gestão e Motivação do Colaborador

Por:   •  23/11/2018  •  Artigo  •  7.306 Palavras (30 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 30

PAPEL DO GESTOR NO PROCESSO DE GESTÃO E MOTIVAÇÃO NO TRABALHO

ROLE OF THE MANAGER IN THE PROCESS OF MANAGEMENT AND MOTIVATION AT WORK

Angélica Brancalione

Letícia Lenkner

RESUMO

O presente estudo realizado tem como objetivo identificar e analisar a conduta das pessoas dentro de uma organização, e os motivos pelo quais são motivados, a partir dos periódicos encontrados na biblioteca eletrônica Scientific Periodicals Electronic Library (SPELL), no período compreendido 2000 a 2018, que totalizaram 33 artigos. No qual se realizou uma pesquisa de cunho descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa, por meio de um levantamento de revisão bibliométrico e sistemática. Os principais resultados obtidos com estudo apontaram que ano 2013 e 2014 foram os ano de maior número de publicações, e com predominação de maiores autores do gênero Masculino (56,50%).A maioria dos artigos foram elaborados por um autor; mas existe uma quantidade considerável de universidades e faculdades identificadas – 67 instituições de ensino superior (IES) – com destaque para a UFSC- Universidade Federal de Santa Catarina, sendo a IES com mais publicações de artigos científicos; A Revista Race foi a que mais publicou, com (2) trabalhos. Os estudos por meio de método qualitativos se destacaram (51,51%), sendo que as principais áreas de interesse dos autores foram voltadas para construtos como: Motivação; Liderança; Clima Organizacional e Gestão de Pessoas. Para indicações futuras, sugerem-se estudos que abordam novas alternativa de motivação, e estudo que analisa as causas e os sentimento do medo de errar no ambiente de trabalho.

Palavras-chave: Motivação no Trabalho; Liderança; Gestão de pessoas; Clima Organizacional.

ABSTRACT

The present study aims to identify and analyze the behavior of people within an organization, and the reasons for which they are motivated, from journals found in the electronic library Scientific Periodicals Electronic Library (SPELL), from 2000 to 2018, which totaled 33 articles. In which a descriptive and exploratory research was carried out, with a qualitative approach, through a survey of bibliometric and systematic review. The main results obtained with the study showed that year 2013 and 2014 was the year with the largest number of publications, and with a predominance of authors of the male gender (56.50%). Most of the articles were written by an author; but there are a considerable number of universities and colleges identified - 67 higher education institutions (IES) - with emphasis on UFSC - Federal University of Santa Catarina, with IES with more publications of scientific articles; Race Magazine was the one that published the most, with eleven (2) works. The studies using qualitative methods stood out (51.51%), and the main areas of interest of the authors were focused on constructs such as: Motivation; Leadership; Organizational Climate and People Management. For future indications, we suggest studies that address new motivational alternatives, and study about the feeling of fear of making mistakes in the work environment.

  Keywords: Motivation; Leadership; People management;Organizational Climate.

1 INTRODUÇÃO

As empresas estão cada vez mais preocupados com a busca de funcionários mais produtivos e qualificados. Pensando nisso os gestores das empresas estão investindo cada vez mais em qualificação profissional, a fim de deixar seus colaboradores motivados. Para Bergamini (1997), a motivação é uma das mais poderosas forças, na medida em que as pessoas se esforçam para atingir uma meta que trará satisfação de suas necessidades, para ele o auto interesse representa uma “força motriz”.

 Bergamini (1997) já mostrava seus que o estudo da motivação era algo complexo, já que para cada pessoa que realiza uma determinada atividade, há um significado intrínseco, ou seja, cada indivíduo possui características próprias e tem em si traços de personalidade, predisposições emocionais e atitudes diferentes, não realizando as mesmas coisas pelas mesmas razões que os outros.

Enquanto Araújo e Garcia (2009) argumentam que a motivação pode ser interpretada como uma energia psicológica ou tensão que põe em movimento o organismo humano. Outro ponto fundamental é o processo de Gestão de Pessoas que tem como função gerenciar o relacionamento entre as pessoas que trabalham dentro de empresas em busca dos objetivos das organizações e dos indivíduos (GIL, 2006).

Este artigo tem como objetivo analisar a conduta das pessoas dentro de uma organização, por quais os motivos os trabalhadores são motivados, verificando a qualidade de vida desses membros, tentando assim desenvolver seu capital humano que na qual iriam contribuir para se tornarem profissionais mais produtivos e satisfeitos.

Para a construção desse artigo foi realizados vários estudos que investem em ações que garantem formação de talentos; a formação de equipes de alta qualidade; preparação de novos líderes, para que isso seja realizado deve se ter uma gestão eficaz deve estar apoiada em 5 pilares básicos, que são: A motivação, comunicação, trabalho em equipe, conhecimento e as competências e por fim os treinamentos.

São ferramenta utilizadas influenciará no desempenho dos mesmos, por meio de uma avaliação dos trabalhos já existentes uma perspectiva sobre os estudos sobre fontes de motivação dos trabalhadores, constantes na Base de Dados Scientific Periodicals Electronic Library (SPELL), realizados nos anos de 2004 a 2018. Diante os estudos apresentados o questionário a ser respondido pela seguinte pesquisa: Qual é o papel do gestor no processo de gestão e motivação no trabalho.

Então serão analisados e apresentados os artigos encontrados ao longo da pesquisa, juntamente com os periódicos que mais abordaram e publicaram esses temas escolhido. Acredita-se que a análise do conteúdo produzido sobre motivação dos trabalhadores é algo necessário, e principalmente útil em futuras pesquisas e publicações nessa temática.

Para podermos alcançar os objetivos do presente artigo bibliométrico, além desta introdução, o mesmo é estruturado com outras quatro seções centrais; a seção 2, que apresenta um breve marco teórico acerca da gestão de pessoas e motivação; na seção 3 são apresentados os métodos e procedimentos de pesquisa; na seção 4 faz-se a descrição e análise dos resultados encontrados; e a quinta seção finaliza o artigo com as considerações finais e as indicações de pesquisas futuras.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

  O referencial teórico discorre inicialmente sobre Motivação no trabalho, abordando os principais conceitos e perspectivas sobre o tema principal deste artigo, seguido por uma abordagem sobre gestão de pessoas, bem como pelas principais pesquisas recentes sobre o tema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.2 Kb)   pdf (503.4 Kb)   docx (157.4 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com