TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pensamento Estratégico – Um documento de discussão

Por:   •  9/5/2018  •  Resenha  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE – PPGCONT

FCCA 52 – PLANEJAMENTO EMPRESARIAL

ANA PAULA ALVES SANTANA

RESENHA Nº 04 – PENSAMENTO ESTRATÉGICO

Salvador

02.05.2018

RESENHA: Pensamento Estratégico

Identificação da obra

Pensamento Estratégico – Um documento de discussão

Lawrence, Elton.

Pensamento Estratégico: Um documento de discussão preparado para a Diretoria de Pesquisa, Departamento de Política, Pesquisa e Comunicação, Comissão de Serviço Público do Canadá. Abril de 1999.

O autor

Eton Lawrence é Conselheiro Executivo do Governo Federal Canadense.

1. Pensamento Estratégico; 2. Planejamento Estratégico; 3. Elementos do Pensamento Estratégico

Lawrence começa o texto questionando o significado do termo “Pensamento Estratégico”. Para elucidar, ele cita alguns autores como Ian Wilson, Henry Mintzberg, Prahalad and Hamel e Ralph Stancey trazendo os conceitos que cada um tem a respeito do referido termo. Então, segundo estes, o Pensamento Estratégico pode ser considerado: a) meramente um pensamento sobre estratégia; b) um caminho particular de pensamento com características específicas claramente discerníveis; c) como elaboração de arquiteturas estratégicas, com ênfase na criatividade ou; d) desenvolvimento de novas ideias criativas usando analogias e semelhanças qualitativas.

Logo após, ele começa uma abordagem acerca da diferença entre Pensamento Estratégico e Planejamento Estratégico e diz que Planejamento Estratégico é uma sistemática programação de pré-identificação de estratégias a partir do qual um plano de ação é desenvolvido, enquanto que Pensamento Estratégico é a sintetização do processo utilizando a intuição e a criatividade cujo resultado é uma perspectiva integrada da empresa.

Segundo ele, foi desenvolvido um modelo que define Pensamento Estratégico como uma maneira particular de pensamento, com características muito específicas e claramente identificáveis. Sendo assim, traz à tona os cinco elementos do Pensamento Estratégico.

O primeiro deles fala sobre perspectiva de sistemas, onde o pensador estratégico tem um modelo mental completo do sistema de criação de valor do início ao fim e entende as interdependências dentro da cadeia. O modelo mental de como o mundo funciona deve incorporar um entendimento do contexto interno e externo da organização.

O segundo elemento fala sobre foco na intenção, que está relacionado ao senso de direção, descoberta e destino da intenção estratégica e sobre manter o foco e resistir às distrações para se conquistar o objetivo.

Logo após discorre a respeito do oportunismo inteligente que está relacionado com a ideia de abertura para novas experiências que permite utilizar estratégias alternativas que podem emergir como mais relevantes numa alteração no ambiente de negócios. O autor ainda afirma que ao praticar o oportunismo inteligente, é importante que as organizações considerem  a contribuição de funcionários de nível inferior ou funcionários mais inovadores que pode ser fundamental para abraçar ou identificar estratégias alternativas que possam ser mais apropriadas para aquele momento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (84 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com