Pensamento Estratégico – Um documento de discussão
Por: paulinha_anap • 9/5/2018 • Resenha • 782 Palavras (4 Páginas) • 128 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE – PPGCONT
FCCA 52 – PLANEJAMENTO EMPRESARIAL
ANA PAULA ALVES SANTANA
RESENHA Nº 04 – PENSAMENTO ESTRATÉGICO
Salvador
02.05.2018
RESENHA: Pensamento Estratégico
Identificação da obra
Pensamento Estratégico – Um documento de discussão
Lawrence, Elton.
Pensamento Estratégico: Um documento de discussão preparado para a Diretoria de Pesquisa, Departamento de Política, Pesquisa e Comunicação, Comissão de Serviço Público do Canadá. Abril de 1999.
O autor
Eton Lawrence é Conselheiro Executivo do Governo Federal Canadense.
1. Pensamento Estratégico; 2. Planejamento Estratégico; 3. Elementos do Pensamento Estratégico
Lawrence começa o texto questionando o significado do termo “Pensamento Estratégico”. Para elucidar, ele cita alguns autores como Ian Wilson, Henry Mintzberg, Prahalad and Hamel e Ralph Stancey trazendo os conceitos que cada um tem a respeito do referido termo. Então, segundo estes, o Pensamento Estratégico pode ser considerado: a) meramente um pensamento sobre estratégia; b) um caminho particular de pensamento com características específicas claramente discerníveis; c) como elaboração de arquiteturas estratégicas, com ênfase na criatividade ou; d) desenvolvimento de novas ideias criativas usando analogias e semelhanças qualitativas.
Logo após, ele começa uma abordagem acerca da diferença entre Pensamento Estratégico e Planejamento Estratégico e diz que Planejamento Estratégico é uma sistemática programação de pré-identificação de estratégias a partir do qual um plano de ação é desenvolvido, enquanto que Pensamento Estratégico é a sintetização do processo utilizando a intuição e a criatividade cujo resultado é uma perspectiva integrada da empresa.
Segundo ele, foi desenvolvido um modelo que define Pensamento Estratégico como uma maneira particular de pensamento, com características muito específicas e claramente identificáveis. Sendo assim, traz à tona os cinco elementos do Pensamento Estratégico.
O primeiro deles fala sobre perspectiva de sistemas, onde o pensador estratégico tem um modelo mental completo do sistema de criação de valor do início ao fim e entende as interdependências dentro da cadeia. O modelo mental de como o mundo funciona deve incorporar um entendimento do contexto interno e externo da organização.
O segundo elemento fala sobre foco na intenção, que está relacionado ao senso de direção, descoberta e destino da intenção estratégica e sobre manter o foco e resistir às distrações para se conquistar o objetivo.
Logo após discorre a respeito do oportunismo inteligente que está relacionado com a ideia de abertura para novas experiências que permite utilizar estratégias alternativas que podem emergir como mais relevantes numa alteração no ambiente de negócios. O autor ainda afirma que ao praticar o oportunismo inteligente, é importante que as organizações considerem a contribuição de funcionários de nível inferior ou funcionários mais inovadores que pode ser fundamental para abraçar ou identificar estratégias alternativas que possam ser mais apropriadas para aquele momento.
...