Pesquisa Sobre Comércios
Por: wfr12 • 18/10/2015 • Trabalho acadêmico • 2.303 Palavras (10 Páginas) • 287 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
[pic 14]
Identifique a empresa e os produtos por ela comercializados.
Nome: Casa Petrópolis Lanchonete e Padaria Ltda
CNPJ nº: 09.234.962/0001-80
Endereço: Avenida Ayrton Senna nº 859, Quitandinha Petrópolis RJ
Entrevistados: Sr. Carlos Alberto Silva
Sra. Acirlene Nunes Gouveia Silva
Proprietários e sócios do comércio.
Entrevista feita no dia 03/11/13
Produtos comercializados: Panificadora especializada em tipos de pães variados, tendo como principal produto o conhecido pão francês, leite e seus derivados, bolos e biscoitos feitos pela casa, salgados e doces, refrigerantes e frios em geral.
Micro Empresa: 7 funcionários.
Panificadora registrada no Simples Nacional
** Os títulos em negrito acima são informações referentes à empresa entrevistada e não subtítulos, para facilitar a observação dos critérios solicitados para o cumprimento do trabalho. Abaixo as questões sugeridas foram colocadas em negrito para destacar o conteúdo.
Identifique o perfil dos clientes, pessoas físicas da empresa:
Descreva em termos gerais qual a faixa etária de renda, o sexo e o grau de escolaridade dos clientes.
Durante todo o período da entrevista foi fácil comprovar que o ambiente de um comércio tão popular como uma panificadora só poderia ter como clientela a mistura da sociedade ao seu redor. Foi possível observar que ambos os sexos frequentam o local em quantidade igual, desde as crianças até os idosos.
Perguntamos para alguns clientes sobre suas escolaridades e pudemos apurar que o comércio é frequentado por todos os tipos de escolaridade, desde crianças em fase de aprendizado a doutores, esses últimos em menor escala, pois possuem outros profissionais que tem como encargos, as compras.
Identifique o comportamento do consumidor verificando se:
Os clientes tem preferência por algum produto ou marca específicos ?
Quais são esses produtos ?
Quando o preço destes produtos sobe o que o cliente faz ?
Quando não há esta marca o cliente compra outra ?
Qual o gasto médio de cada cliente com os produtos vendidos na empresa ?
Quais as formas e prazos de pagamento mais utilizadas pelos clientes ?
Os produtos que a clientela mais procura são os que estão mais em evidência na mídia e marcas de maior tempo de mercado e tradição, além de serem produtos bem falados entre os membros do bairro ao redor.
Entre outras marcas bem procuradas estão:
Refrigerante Coca-Cola, Sorvetes e picolés Kibon, cigarros Souza Cruz, além dos pães comercializados na panificadora, já que estamos falando em nível de bairro.
De acordo com os proprietários sempre que os preços necessitam ser reajustados os clientes reclamam sim, alguns muito em tom de brincadeira, mas não deixam de comprar.
A escolha de outro produto ou marca na eventual falta de um produto que a clientela tem o costume de comprar vai depender de alguns fatores:
- Poder aquisitivo, que pode fazer o cliente opinar pelo produto com valor inferior ou superior ao que se era desejado:
- A idade do cliente, geralmente as crianças não são presas as marcas mas, sim ao colorido e ao que os amiguinhos consomem. Já os idosos são mais tradicionais sempre escolhendo pela qualidade e conhecimento de um produto que substitua a falta do que se era desejado.
- O fator tempo também tem grande influência nas comprar relacionadas aos produtos oferecidos pela própria panificadora, caso dos pães que podem ser substituídos pelos pães de forma e outros produtos do gênero.
Mesmo diante de todos esses fatores ainda existem os clientes fiéis, que não levam em conta os fatores acima citados, que não trocam seus produtos favoritos por nada, mesmo no caso dos pães esses clientes esperam sem problemas.
O proprietário nos apresentou uma média de R$ 13,50 de gasto em compras no estabelecimento. Muitas compras são do tipo casada, que levam diretamente a compra de um outro produto, combinações comuns como, pães e manteiga ou frios, além de pequenas compras de uso diário.
Os clientes deste tipo de comércio em sua maioria fazem suas compras em dinheiro a vista, a forma de pagamento com cartão de débito à vista também é oferecida pela panificadora e utilizada por uma parte menor dos clientes.
A empresa revisa regularmente seus preços para tomar a decisão se devem aumenta-los ou mantê-los ? Como decidem isto ?
Sim, a panificadora revisa seus preços. Para decidirem eles reveem os preços passados a eles pelos fornecedores, caso o reajuste seja baixo procuram não repassar aos clientes absorvem tentando manter a sua margem de lucro para cumprir com seus deveres e suas contas de despesas.
A inflação interfere nos preços da empresa ? Como ?
Tendo em vista que o grupo entrevistou outros estabelecimentos, foi fácil comprovar que pequenas e micro empresas não estão acostumadas a se preocupar com a variação da inflação, eles simplificam a forma de cálculo se preocupando apenas em repassar o reajuste do valor ou não aos clientes, sem a necessidade de estar preocupado com inflação. Essa tarefa fica a cargo dos fornecedores que geralmente possuem estruturas maiores, nível de média ou grande empresa e comercializam lotes de acordo com sua capacidade, fazendo com que os cálculos de vendas sejam sempre averiguados observando a variação da inflação.
...