Pesquisa de mercado
Por: joab-hotmail.com • 16/10/2016 • Trabalho acadêmico • 1.787 Palavras (8 Páginas) • 291 Visualizações
RESUMO
RELAÇÃO DOS GRÁFICOS
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Sabe-se que Pesquisa de Mercado é uma ferramenta importante para que você obtenha informações valiosas sobre o mercado em que atua ou pretende atuar. Quanto maior o seu conhecimento sobre o mercado, clientes, fornecedores, concorrentes, melhor será o desempenho do seu negócio.
O objetivo desta pesquisa é tornar-se um eixo norteador para nos dar entendimento para a aplicação dos conhecimentos adquiridos em todas as disciplinas ao longo do semestre, possibilitando essa aplicação de normas e procedimentos acadêmicos e científicos importantes e necessários para a vida profissional.
Sendo assim, vem cooperar na firmação/desenvolvimento/aprimoramento do espírito crítico-reflexivo acerca das diferentes possibilidades do conhecer profissional.
Com isso, espera-se alcançar um resultado onde todos os dados colhidos sejam de suma importância para elaboração do trabalho final e ampliação do conhecimento acadêmico.
2 PROBLEMA.
- Quais os fatores essenciais na tomada de decisões - Empresa Yamaha?
3 objetivos.
3.1 objetivo geral.
- Verificar O PERFIL do consumidor à aceitação dos produtos e serviços da empresa Yamaha.
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS.
- Definir o público – alvo, SUAS CARACTERÍSTICAS, NECESSIDADES E DESEJOS na compra e pos venda.
4 HISTÓRICO DA EMPRESA
A empresa escolhida para a pesquisa foi a Pica Pau Motonáutica, localizada Av. transcontinental, n°1660, bairro primavera com mais de 10 anos de atuação no mercado, com a finalidade de venda de motocicletas, peças e acessórios, com exclusividade da marca Yamaha. O responsável pela pesquisa realizada foi o senhor Sergio, gerente geral da empresa.
5 DESENVOLVIMENTO
Aprimorando o conhecimento aprendido nas disciplinas nesse semestre, aplicaremos o conhecimento á prática por meio da resolução de um estudo de caso. E através do mesmo que saberemos como uma empresa no ramo de motocicleta atua no mercado, como fazem suas pesquisa, marketing e negociação para se manter ativo nesse mercado tão competitivo.
.
5.1 PESQUISA DE MERCADO
A pesquisa de mercado é uma ferramenta de grande importância, pois é através dela que o empresário tem uma visão ampla do passo a ser dado para o sucesso. Com a pesquisa de mercado, a empresa faz um levantamento, uma busca de informações sobre ela própria, o que ela oferece como produto de venda, seu público-alvo e as necessidades para melhorias em toda a sua estrutura, incluindo a disputa com a concorrência.
A presente pesquisa irá tratar de uma figura importante e fundamental para a empresa onde será desenvolvido o trabalho, os consumidores finais, porém, os mesmos serão tratados na maioria das vezes como “clientes”
É evidente que o custo para conquistar um cliente e sua fidelidade torna-se cada vez mais alto nos dias atuais, devido às suas exigências cada vez mais assíduas e a concorrência no mercado mais acirrada. Porém o prejuízo para a empresa ao perder um cliente é com certeza muito maior. Assim pode-se observar que uma pesquisa de mercado não contribui para a empresa somente na sua imagem, mas também em fatores financeiros, como por exemplo, a redução de custos, e em fatores produtivos, como prever as necessidades de mercado.
Baseado nas informações adquiridas da empresa pesquisada, a mesma sempre vem acompanhando a novidade do mercado através de pesquisa formal, usando como fonte as pesquisas secundaria, a referida empresa usa como base de informação os sites de produtos e serviços que tem a mesma finalidade e até mesmo as de concorrentes.
6 NEGOCIAÇÃO
Dentro de um ramo mercantil, diversos são os problemas e obstáculos para se manter ativo no mercado. Uma das dificuldades consiste em atender inteiramente a satisfação dos clientes, para que as necessidades sejam atingidas, tanto dos clientes como da empresa, é importante que haja uma boa negociação.
Negociação é o processo de buscar aceitação de ideias, propósitos ou interesses visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação consciente de que foram ouvidas, tiveram oportunidade de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais. (JUNQUEIRA, 1986, p. 5)
Embora algumas pessoas ainda acreditem que negociar significar ganhar e obter vantagem sobre o seu interlocutor, o que consiste de um resultado que não demonstra futuro, somente para questões imediatistas, onde não consegue ganhar a fidelidade e confiança do cliente, sem haver assim, uma boa divulgação dos serviços ou produtos oferecidos.
No processo de negociação é preciso que se determine objetivos, lembrando que para se manter no mercado é preciso que haja reciprocidade, para que todos obtenham resultado, havendo sempre um equilíbrio.
Ser capaz de conduzir uma boa negociação está diretamente ligado à capacidade de comunicar-se de maneira eficaz. A comunicação eficaz deve ser uma comunicação assertiva, ou seja, objetiva e clara que gere entendimento e resposta, persuadindo a outra parte.
É necessário também que se tenha uma boa e adequada postura, que se mantenha contato visual e que se esteja atento à sua própria expressão e também à expressão da outra parte, sempre buscando uma empatia que acarretará em ganho de credibilidade e consenso.
Exige ainda, que se esteja acima de tudo, preparado. A preparação permite que você negocie com mais confiança e naturalidade. É preciso buscar entender o real interesse da negociação. A posição da outra parte é sempre clara e muitas vezes facilmente perceptível, enquanto que as motivações estão normalmente ocultas. É justamente nesse real esforço que se deve concentrar.
Ter um roteiro é um passo importante na organização das ideias, para definir como você pretende desenvolver sua negociação, facilitando a fluência e a concisão das informações, evitando falar desnecessariamente.
...