Pesquisa de mercado cantina
Por: Patricia Lopes • 30/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.928 Palavras (8 Páginas) • 424 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE FORTALEZA
CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
DISCIPLINA PESQUISA DE MERCADO
BRUNA RIBEIRO
MADELINE FREITAS ELOI
NATÁLIA PERES ARAGÃO
NIRLANDO CRUZ LIMA
PATRICIA LOPES SOUSA
PROJETO DA PESQUISA DE MERCADO
PESQUISA DA CANTINA SABORES ACADÊMICOS
FORTALEZA
2015.1
BRUNA RIBEIRO
MADELINE FREITAS ELOI
NATÁLIA PERES ARAGÃO
NIRLANDO CRUZ LIMA
PATRICIA LOPES SOUSA
PESQUISA DA CANTINA SABORES ACADÊMICOS
Projeto Pesquisa de Mercado apresentado ao Curso Administração de Empesas da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza, como requisito parcial para obtenção da Nota NP2 da disciplina Pesquisa de Mercado.
Sob a orientação da Profa. Ma. Dulcinda Silva Carneiro.
FORTALEZA
2015.1
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 04
2 METODOLOGIA 05
REFERÊNCIAS
ANEXOS E APENDICES
1 INTRODUÇÃO
A cantina Sabores acadêmicos, foi fundada em 2015, situada dentro da Faculdade Metropolitana da grande Fortaleza (unidade IV), sendo a única cantina no espaço universitário. Apesar de possuir uma clientela consolidada em um espaço de ampla movimentação de pessoas, espaço físico localizado em ponto privilegiado, e ofertar uma boa variedade de produtos, existe um número muito grande de opções de lanches rápidos nas redondezas da faculdade, devido a esta concorrência é muito importante ficar atento aos menores detalhes para manter sempre a satisfação dos consumidores.
Com isso, o objetivo geral da pesquisa é mensurar a satisfação dos clientes com os produtos, espaço físico e atendimento oferecido pela Cantina. Os objetivos específicos: Traçar o perfil dos clientes da cantina; Mensurar o grau de satisfação e insatisfação; Verificar os pontos fortes e fracos da cantina diante dos resultados da satisfação dos clientes; Obter um diagnóstico que possibilite a implantação de melhorias.
A pesquisa justifica-se pela a necessidade de propostas de melhorias nos produtos e serviços, possibilitando conhecer melhor o público-alvo e a melhor forma de atender as suas necessidades.
Assim, uma vez analisados os resultados da pesquisa, os proprietários poderão agir em cima das fraquezas percebidas. E não só os beneficiará, como também os clientes, que poderão expressar sua opiniões, fazer criticas, elogios e sugestões, garantindo melhorias nos serviços e produtos oferecidos.
2 METODOLOGIA
2.1 Tipo de pesquisa
A metodologia de estudos que estamos usando é a pesquisa quantitativa descritiva, sendo que descritiva porque tem como objetivo principal à descrição das características dos alunos da Fametro. E quantitativa porque é mais adequada para apurar opiniões e atitudes mais claras e conscientes dos entrevistados, pois utiliza instrumentos estruturados (questionários). E também porque os resultados são concretos e menos passíveis de erros de interpretação.
2.2 População e amostra
A população é composta pelos Alunos da Fametro Unidade IV. E a amostra é de 50 alunos.
2.3 Período da pesquisa;
Período compreendido entre 30/04/2015 a 05/04/2015, aplicada pelos integrantes do grupo.
2.4 Variáveis de estudo
As variáveis de estudo são classificadas como discretas, pois assumem valores dentro de um tempo finito ou enumerável, tipicamente números inteiros.
2.5 Instrumentos e técnicas de coleta de dados;
A pesquisa deve ser realizada por meio de entrevistas face-a-face, com a aplicação de questionários estruturados e padronizados, compostos por perguntas abertas e fechadas. O questionário deve conter questões de caráter comportamentais e mercadológicas.
2.6 Técnicas de análise e sistemas utilizados.
Observação sistemática e questionários.
Para Motta-Roth (2003, p. 67), ―pode-se definir pesquisa como um processo planejado de investigação que consiste de três momentos:
1) levantamento de perguntas hipóteses ou problemas; 2) coleta de dados; e 3) análise e interpretação dos dados‖. Como é possível proceder de diferentes maneiras para atingir os mais diversos propósitos nas pesquisas, o texto, consequentemente, pode tomar diferentes formas, segundo as escolhas metodológicas. O importante é certificar-se de que o procedimento escolhido é realmente confiável.
REFERÊNCIAS
As referências (bibliografia) devem ser apresentadas no texto por ordem alfabética, com espaçamento simples entre linhas e com dois espaços simples entre cada referência (parágrafo).
APÊNDICES
Trata-se de material elaborado pelo próprio autor cuja função é oferecer mais informação sobre o tema em estudo. Pode ser considerado fonte para aprofundamento do estudo do tema.
Nos “Apêndices” incluir o questionário. Pode-se incluir também: explicações, quadros e demonstrativos elaborados pelo autor para complementar o seu próprio raciocínio, dentre outros. Não deve prejudicar a lógica e a unidade do núcleo do trabalho e aparecem após as referências.
...