Pesquisa sobre a Kodak
Por: Bruno Alves • 1/6/2015 • Resenha • 666 Palavras (3 Páginas) • 910 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL S. A.
Anhanguera de Taboão da Serra
Administração
Técnica de Negociação
Nome: Bruno Alves de Souza
RA: 1592903175
Taboão da Serra
2015
Kodak: como a era digital se voltou contra um de seus criadores
Perguntas para o trabalho das horas complementares: (individual)
- Por que a Kodak sucumbiu à era digital?
Porque ela não teve a confiança para apostar na era digital, mesmo depois de de inventar e registrar varias patentes, não colocou seus inventos no mercado e acabou entrando tarde no mercado, fazendo a sua marcar perder fortemente para grandes marcas concorrente.
- Como pode acontecer da do processo de inovação virar e transformar-se para um processo obsoleto?
Dado ao avanço da era digital, o processo de película, que fez tanto sucesso e deu notoriedade a marca durante 74 anos, em filmagens de tantos filmes e até mesmo em uma missão espacial, não mais poderia se modernizar e tornar algo que pudesse competir com filmagens digitais. Tornou-se assim apenas um “adorável nostalgia”.
- Como pode a “veia criativa” do fundador da Kodak migrar para a empresa?
Muito se deu o fato da morte de seu fundador em 1932, impulsionando a marca a fazer vários avanços no que podemos chamar de “a era analógica”. Tornando a marca Kodak num ícone dessa época. Podendo se dizer que Eastman era o Steve Jobs da “era analógica”.
- Como a “nostalgia” ter influenciado na empresa Kodak a ponto da mesma “quase” quebrar?
A paixão da marca pelos filmes não deixou com que a empresa se atualizasse, atrapalhando assim o seu avanço. Pois as fotos digitais, compartilhadas e armazenadas de forma pratica eletronicamente substituíram muito rapidamente os filmes e álbuns, tornado-os apenas objetos nostálgico.
- Dê a sua opinião sobre a importância de uma boa tomada de decisões em uma empresa.
Uma boa tomada de decisão tem que estar relacionada sempre em estar bem informado e e atualizado num mundo cada vez mais competitivo. Observando novos avanços e novas tecnológicos, respeitando a filosofia da empresa e aumentando a qualidade de decisão. Visando não apenas lucros, mas também os valores empresariais e funcionais.
- Se você fosse o Presidente da Kodak, como faria para tirar a empresa deste “buraco/situação”?
Buscaria fortalecer a marca com a ajuda de investidores, tornando novamente o nome Kodak forte no mercado, usando sua historia de quase um século no seguimento fotográfico, investindo no que de fato a empresa fazia com excelência durante tanto tempo, investindo em lentes de maquinas fotográficas de alta qualidade, moderna e e adequada a era digital.
- Após a leitura do texto e resposta das perguntas, assistam ao vídeo do youtube e façam um resumo sobre a situação da Kodak e dê a sua opinião.
Link do vídeo sobre a Kodak: https://youtu.be/aC2NdpvyGgs
Ser vitima do próprio sucesso quando se fala de uma empresa tão grande e mundialmente conhecida como a Kodak chega a nos fazer pensar que, mesmo uma grande companhia pode fechar as portas se não tiver boa tomadas de decisões e uma boa estruturação para se atualizar e se modernizar. Principalmente quando suas maiores concorrentes entenderam isso, que a era digital seria o próximo passo e se anteciparam a Kodak, onde a mesma não se permitiu tomar a dianteira, mesmo sendo pioneira na criação da primeira câmera digital. Quando se lançou ao mercado nesse novo seguimento, viu suas concorrentes dominando o mercado com produtos de boa qualidade e de baixo custo, retardando ainda mais sucesso com essa nova tecnologia. O fato da Kodak não abrir mão de sua paixão pelos filmes e álbuns, fez com que a empresa se tornasse obsoleta, obrigando-a fazer um pedido de concordata, o que re´presenta risco as seus aposentados e pensionista e aos mais de 19 mil funcionários espalhados pelo mundo. Um grande tiro no pé da marca, foi tentar um novo seguimento de impressoras, que também não era tão moderno e fez a empresa perder credibilidade no mercado. Com isso fez o nome Kodak torne-se simbolo de nostalgia, de uma empresa que parou no tempo.
...