Pesquisa sobre censo
Por: Isaquesilva12 • 1/10/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 715 Palavras (3 Páginas) • 197 Visualizações
Introdução
O presente trabalho é uma pesquisa sobre Censo. Nosso objetivo é explicar a importância do Censo na sociedade, instituição responsável, investimentos por parte do governo e características comuns sobre as informações coletadas. A metodologia aplicada foi a coleta de pesquisas bibliográficas, entrevista e gráfico.
DESENVOLVIMENTO
No Brasil, o órgão responsável por realizar a pesquisa chamada de Censo Demográfico é o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O primeiro Censo no Brasil ocorreu em 1872, e foi chamado de Recenseamento da População do Império do Brasil. O último Censo ocorreu em 2010. Posteriormente, o IBGE começou a realizar o Censo Demográfico a cada 10 anos, que foi considerado o cômputo estatístico mais importante para retratar a sociodemográfica do país.
Se você já ouviu falar sobre a palavra “Censo”, deve saber que se trata de estudos feitos para arrecadar várias informações a respeito da população do país e sua condição de vida. Lembrando que existem outras informações coletadas, mas de difícil entendimento. Toda informação é de extrema importância, pois elas servem de influências na educação da população em geral, taxas de alfabetização, quantidade de homens e mulheres, se existem mais pessoas morando na zona urbana ou rural, renda salarial, buscar melhorias nas mais vareadas instituições e proporcionar uma visão abrangente do status do nosso país.
Para termos dimensão da relevância do Censo, estima-se que foram gastos 1,6 bilhões de reais na execução do Censo de 2010. De acordo com o IBGE, ela é a única fonte de informação sobre a situação de vida da população nos municípios e localidades. As pesquisas produzem informações imprescindíveis para a definição de políticas públicas estaduais e municipais e para a tomada de decisões de investimento, sejam eles provenientes da iniciativa privada ou de qualquer nível de governo.
Dentre as pesquisas feitas recentemente, consideramos a taxa de alfabetização como uma das mais importantes. Segundo os resultados do Censo de 2010, aproximadamente 91% da população brasileira com dez anos ou mais de idade são alfabetizados. Isto é, temos um percentual de 9% de não-alfabetizados, o que equivale a dizer que aproximadamente 18 milhões de brasileiros não sabem ler e escrever. Em comparação aos resultados do Censo de 2000, a situação da alfabetização melhorou no país, pois a taxa de analfabetismo diminuiu de 12,8% para 9% em 2010. (IBGE 2000/2010)
Constatação verificada no gráfico a seguir:
[pic 1]
Com base nesse gráfico percebe-se importância de cada pesquisa para buscar melhorias sólidas. É necessário um planejamento meticuloso de cada detalhe no processo de recenseamento nos aspectos organizacionais. O Site Population Census dividiu as atividades do senso em três etapas principais, sendo elas:
1. A fase de planejamento.
2. A fase de coleta de dados.
3. A fase de produzir os resultados.
CONCLUSÃO
Neste trabalho nós abordamos alguns conhecimentos essenciais para o crescimento do nosso país. Concluímos ser necessário o Censo em qualquer instituição governamental ou privada. Uma vez que, saber a situação de vida da população nos municípios e cidades é indispensável para resultar melhorias significativas nas mais abrangentes localidades. Portanto, a parti de agora termos consciência de que nenhum investimento por parte do IBGE é inválido, pois como diz o poeta “Se tratando de pessoas... Vale a pena creditar.”.
...