Pic Supermercado Bizzu
Por: Gustavo Amorim • 25/10/2016 • Trabalho acadêmico • 14.339 Palavras (58 Páginas) • 279 Visualizações
FACULDADES INTEGRADAS DE CATAGUASES – GRUPO UNIS
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
GUSTAVO AMORIM
HUGO VIANA
KAMILA ANSELMO
MATHEUS ARAÚJO
SUPERMERCADO
BIZZU
Cataguases
2014
FACULDADES INTEGRADAS DE CATAGUASES – GRUPO UNIS
GUSTAVO AMORIM
HUGO VIANA
KAMILA ANSELMO
MATHEUS ARAÚJO
SUPERMERCADO
BIZZU
Trabalho apresentado ao curso de Administração de Empresas visando às práticas administrativas nas empresas e região de Cataguases, para conclusão do Projeto Interdisciplinar Integrado – PIC.
Cataguases
2014
SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÃO 4
2 – DESENVOLVIMENTO 5
2.1 A Empresa 5
3 – MARKETING 7
3.1 Produto 7
3.2 Praça 8
3.3 Preço 8
3.4 Promoção 8
3.4.1 Propaganda 9
3.4.2 Promoção de Vendas 9
3.4.3 Relações Públicas 9
3.4.4 Força de Vendas 10
3.4.5 Marketing Direto 10
4 – ORGANOGRAMA 11
5 – TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO.............................................................................12
6-TEORIA NA PRÁTICA 13
6.1 Administração Científica 13
6.1.1Teoria Burocrática 13
6.1.2 Aspecto Positivo 13
6.1.3 Aspecto Negativo 13
6.2– Relações Humanas 13
7– CONTABILIDADE 14
7.1- Balanço Patrimonial 14
7.2 DRE 15
8 – DADOS GERAIS DA EMPRESA 16
9 – CONCLUSÃO 17
10–ANEXO REFERÊNCIAS 18
11-REFERÊNCIAS...........................................................................................................22
1-INTRODUÇÃO
O desempenho de supermercado depende, grandemente, de sua localização, pois a maior parte das vendas de uma loja vem de clientes que moram dentro de uma área geográfica relativamente pequena em torno da loja. Não é surpresa, portanto, que os estudos varejistas venham dando tanto destaque ao conceito de área de influência. Ao investigar onde os clientes estão localizados, esse conceito permite identificar a dimensão geográfica da demanda de mercado disponível para certa loja. No varejo, essa dimensão geográfica é uma variável pouco controlável, pois as lojas não conseguem determinar os limites geográficos de onde se originam seus clientes.
Os primeiros supermercados apareceram há mais de 70 anos nos Estados Unidos. O dono do título de primeiro supermercado é o King Kullen, inaugurado em 1930 pelo empresário americano Michael Cullen. A estratégia do pioneiro era simples: ele comprou um galpão industrial, adaptou o lugar para vender comida e deixou que as pessoas se servissem sozinhas. E tinha um detalhe importante: os preços eram bem mais baixos que nos antigos armazéns, onde os funcionários entregavam a mercadoria nas mãos dos clientes - o auto-atendimento, aliás, é a característica que distingue um supermercado dos outros tipos de loja que comercializam alimentos. Em apenas seis anos, Cullen faturou alto e conseguiu abrir mais 16 filiais pelo estado de Nova York. A política barateira das grandes lojas se espalhou pelo resto do mundo.
Nos anos 50, os supermercados chegaram à Europa e ao Brasil. Por aqui, o primeiro supermercado foi o Sirva-se, aberto em 1953 em São Paulo. Já os hipermercados, irmãos crescidos dos supermercados, chegaram nos anos 80. "O supermercado comercializa cerca de 8 mil itens, enquanto o hipermercado oferece de 20 mil a 50 mil itens", afirma a publicitária Heloísa Omine, da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em São Paulo. Com toda essa sofisticação, o preço baixo deixou de ser a única estratégia para turbinar as vendas. Hoje, os supermercados adotam poderosas estratégias de marketing em cada centímetro das prateleiras e dos corredores - existem até mesmo softwares especiais para organizar melhor as mercadorias.
Conhecer a Empresa e seu mercado de atuação deveria ser a primeira ocupação de todo empresário. Mas o que se observa é que muitos deles estão preocupados com lucros imediatos, ou extremamente envolvidos em necessidades de emergência.
O Supermercado Bizzu se destaca por não visar somente os lucros, mas sim visa um conteúdo completo da sua organização. A escolha da empresa foi matematicamente escolhida em prol dela atuar com diversos segmentos dentro de um mesmo mercado.
A Empresa se destaca por ter o cliente como principal recurso que a organização possui para alcançar êxito no mercado. Muitas são as formas de se aproximar se dele, mas a qualidade na prestação de serviço está diretamente relacionada à forma com que a Empresa BIZZU trata os seus clientes.
A organização cria competências para proporcionar experiências agradáveis ao ponto de despertar desejo de repetição da compra de um bem pelo consumidor.
2-DESENVOLVIMENTO
2.1-A EMPRESA
A Empresa surgiu no ano de 2000 como uma grande oportunidade detectada na cidade de Itamarati de Minas, na qual só havia mercearias e armazéns de pequeno porte. Para seu Elcio de Barbosa Amorim não seria fácil abrir algo novo na cidade, mas ele foi persistente e inaugurou o primeiro supermercado chamado BIZZU que está localizado na Avenida Coronel Araujo Porto, 630, Centro de Itamarati de Minas.
...