Pipa Unip 2009
Por: Bruno Carvalho • 25/8/2016 • Trabalho acadêmico • 4.422 Palavras (18 Páginas) • 357 Visualizações
INTRODUÇÃO
A seguir será apresentado o estudo da Pacaembu Empreendimentos e Construções Ltda., que permitiu efetuar uma análise de seu perfil organizacional, estrutura de liderança e relacionamento com o cliente.
A empresa atua no ramo de construção civil e está no mercado há 16 anos, atendendo principalmente nos segmentos, Industrial, Comercial e Residencial, criando alternativas e soluções para seus clientes.
A Pacaembu busca satisfazer e antecipar as necessidades e expectativas de seus clientes cumprindo suas obrigações de forma ética, melhorando continuamente seus processos, produtos e atendimento ao cliente.
Para realizar a iniciação das práticas administrativas em um trabalho com esses princípios foi necessário recorrer a sólidos fundamentos do relacionamento com o cliente a das competências de liderança.
1 - PERFIL DA ORGANIZAÇÃO
1.1 - Denominação e forma de Constituição
A empresa é denominada como Pacaembu Empreendimentos e Construções e sua forma de constituição é por quotas limitadas, isso quer dizer que é uma empresa com sócios limitados.
- - Dados e fatos relevantes da origem da organização
Iniciou suas atividades em 05/04/1993 atuando, inicialmente, com a construção de galpões industriais, seu nome surgiu devido ao primeiro endereço do escritório ser na Rua Pacaembu, no Centro de São Paulo,
O Diretor - Fundador da mesma optou por abrir a empresa para oficializar suas atividades, já que outrora exercia trabalhos “Free-lance”*.
Os primeiros serviços da empresa foram executados no interior de São Paulo, devido a ser o 3º maior PIB do Brasil; além da concorrência, os preços das áreas são menores.
A Pacaembu possui os seguintes certificados: Sistema de Avaliação da Conformidade de empresas de Serviços e Obras da Construção Civil – SiAC nível “A”, NBR ISO 9001:2000, PSQ Setor Obras – QUALIHAB nível “A”.
Seu primeiro cliente foi a Pirelli Pneus S/A em Santo André, sendo construído o Sistema de Drenagem, Infraestrutura e Bases para vulcanizadores.
Seus principais clientes são: Caixa Econômica Federal, atuando como parceira na contratação e construção de empreendimentos e Pirelli Pneus S/A onde foram realizados vários serviços, sejam de reformas ou construções.
Os bancos parceiros da Pacaembu são: Itaú Personnalité e Caixa Econômica Federal que confiam na empresa apresentando novos clientes e parceiros, oferecendo produtos que auxiliam a empresa no seu crescimento.
Seu último cliente foi a Caixa Econômica Federal que financiou um condomínio residencial em Jundiaí na Vila Nambi com 192 apartamentos, garagem, “playground”*, quadra e salão de festas. Este empreendimento foi iniciado em 2005 e finalizado em janeiro de 2009, com todas as unidades vendidas.
- - Natureza e ramo de atuação
A Pacaembu Empreendimentos e Construções Ltda. atua na área de incorporação e construção de empreendimentos imobiliários e construção de obras para clientes particulares e públicos.
A natureza da empresa é de Prestação de Serviços, seja na área Industrial ou Comercial.
O ramo de atuação é Construção Civil como: Edificações, Reformas, Pavimentação, Infraestrutura, Projetos e Regularização de Obras.
___________________________________________________________________
*Freelance: Serviço esporádico
*Playground: Playground (* palavra sem tradução para o português)
- - Informações sobre o porte da empresa
A Pacaembu Empreendimentos e Construções é uma empresa de médio porte que atende como clientes: empresas, órgãos públicos e pessoas físicas.
- - Principais Equipamentos
A Pacaembu terceiriza equipamentos que são locados de empresas parceiras.
Os principais equipamentos utilizados em qualquer tipo de obra são:
- Betoneira: Ou misturador de concreto é um equipamento para misturar materiais.
[pic 1]
Figura 1 - Betoneira
- Vibradores: Pode vibrar produtos ou misturas, é utilizado no adensamento do concreto para evitar bolhas de ar que prejudicam na resistência, impermeabilização e durabilidade.
[pic 2]
Figura 2 – Vibrador
- Policorte: Ou rebarbadora é uma ferramenta elétrica portátil utilizada para trabalhos onde é necessário aparar rebarbas e cortar metais e outro materiais de construção.
[pic 3]
Figura 3 – Policorte
- Elevadores Plataforma: É um dispositivo de transporte utilizado para mover bens e pessoas verticalmente.
[pic 4]
Figura 4 – Elevador Plataforma
- Gruas: É um equipamento utilizado para elevação e a movimentação de cargas e materiais pesados.
[pic 5]
Figura 5 – Grua
Esses equipamentos são essenciais para uma obra.
Os materiais e serviços somente são adquiridos de fornecedores qualificados, ou seja, antes de iniciarem o fornecimento, os mesmos são selecionados com base na sua capacidade de atendimento dos requisitos da empresa.
A empresa estabelece um procedimento documentado para orientar o Setor de Suprimentos e as obras na realização desse processo.
...