Planejamento Empresarial
Por: JULIANAWIS • 27/4/2015 • Relatório de pesquisa • 2.390 Palavras (10 Páginas) • 174 Visualizações
FACULDADES COC
FACULDADE INTERATIVA COC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
PLANEJAMENTO EMPRESARIAL
Rita Raimunda de Cássia Vieira Alves
Crixás-Go
2010
Rita Raimunda de Cássia Vieira Alves[pic 1]
Planejamento Empresarial
Relatório de Estágio Supervisionado I, apresentado à Faculdade Interativa COC, no Curso de Administração, como pré-requisito obtenção do título de Bacharel em Administração. |
Crixás-Go
2010
RELATÓRIO DE ESTÁGIO: Planejamento Empresarial[pic 2]
Aluno(a): Rita Raimunda de Cássia Vieira Alves
RA: 23048
Organização: Orlando Silva Naziozeno ME
Período: 15/09/2009 a 01/12/2009
[pic 3]SUMÁRIO[pic 4][pic 5]
INTRODUÇÃO 04
1. A ORGANIZAÇÃO 05
2. HISTÓRICO DA EMPRESA 07
2.1. CARACTERIZAÇÃO 12
2.2 ANÁLISE MERCADOLÓGICA. . 7/8
2.3 VARIÁVEIS ADMINISTRATIVAS 09
2.4 FUNÇÕES DOS PROFISSIONAIS NO ORGANOGRAMA GERAL. 10
2.5 ESTRATÉGIA EMPRESARIAL 11
3. AMBIENTE EXTERNO 12
CONCLUSÃO 14
BIBLIOGRAFIA 15
ANEXOS 16
INTRODUÇÃO
O relatório tem o objetivo de descrever as atividades do estágio supervisionado do curso acadêmico em Administração de Empresas da União de Cursos Superiores COC Ltda. Tem as percepções do estagiário do ponto de vista acadêmico e apresenta algumas análises de algumas informações e percepções que foram obtidas e vividas durante o período mencionado. Apresenta o estagiário, a empresa, seu organograma, as funções das pessoas que pertencem à organização e uma análise do mercado em que está inserida, concluindo ao final com a importância do trabalho. O estágio foi realizado na empresa Orlando Silva Naziozeno, de nome fantasia Hospital das Clínicas Nazeozeno, que atua no ramo hospitalar.
O estágio tem o objetivo de aperfeiçoar o aprendizado adquirido em sala de aula, visando capacitar os respectivos profissionais para o mercado de trabalho. O administrador precisa preparar-se para os desafios e inovações e as organizações por sua vez, buscam profissionais pró-ativos, empreendedores e dispostos a assumirem ricos.
1. A ORGANIZAÇÃO
O Hospital das Clínicas Nazeozeno - HCN, detentora do CNPJ 15.992530/0001-30, isento de possuir Inscrição Estadual - IE (Lei 6.374/89, art. 16, na redação da Lei 12.294/06, art. 1º, IV), é caracterizado na categoria porte, como Micro Empresa – ME, segundo critérios adotados pela Receita Federal, aplicáveis à indústria, comércio e serviços.
O hospital está localizado na Rua do Contorno, Quadra 2, s/nº, lote 15, no município de Crixás, estado de Goiás. Suas atividades iniciaram em 1989, no primeiro dia de Janeiro.
O HCN presta serviços de assistência médica, que ficam sob a responsabilidade do médico Dr. Orlando Silva Naziozeno, de formação “Clínica Geral”, com especialização em Anestesia e da médica Dra. Maria de Fátima dos Santos, também de formação “Clínica Geral” e com especializações em Ginecologia e Obstetrícia. Estes dois profissionais ficam na área de prestação de serviços propriamente dita, ou seja, são responsáveis pelo atendimento que representa o “core business” da organização.
Há também nesta área as enfermeiras e técnicos em enfermagem. Os demais são lotados em áreas de apoio e áreas administrativas, estes últimos lidando mais com a burocracia e controles necessários a um hospital, como atendimento, marcação de consultas, contatos com planos de saúde, emissão de notas fiscais, dentre outros. O HCN é uma organização que adota o tipo de estrutura enxuta e verticalizado, como apresentada no organograma à frente.
Os clientes em sua maioria são residentes em Crixás. Parte destes é oriunda de cidades e distritos circunvizinhos, que procuram especialidades médicas ou mesmo a Clínica Geral. Tem como concorrentes o Hospital Municipal de Crixás, que presta serviços públicos e o Hospital Regional.
Tem atualmente como principais fornecedores a D&A Medicamentos, a Cremer S/A, a Estoque Medicamentos, a RM Hospitalar e a Mega Medicamentos.
[pic 6]
2. HISTÓRICO DA EMPRESA
- Caracterização
O HCN é composto de um quadro atual de 18 funcionários, distribuídos em 6 funções de prestação de serviços diretamente e de apoio. Não possui filial e apresenta um faturamento de aproximadamente de R$ 40.000,00/mês. Tem como principal atividade a assistência médica, com a capacidade dividida da seguinte forma:
- Consultas diárias: 90 / dia
- Cirurgias eletivas: 2 / semana
- Ultra-som: 10 / dia
Este número de atendimento médico está retratando a capacidade dos dois profissionais que atuam no HCN. Alguma cirurgia de emergência pode ocorrer no HCN, porém no histórico do HCN houve com pouca freqüência.
...