Planejamento de Controle de Produção
Por: mattoscas • 27/2/2017 • Trabalho acadêmico • 973 Palavras (4 Páginas) • 225 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]
Disciplina: Planejamento de Controle de Produção
Nome | Ana Paula Castanho |
RA | 8618209079 |
Atividade Discursiva
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]
Disciplina: Planejamento de Controle de Produção
Atividade Discursiva
Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Discursiva, sob a orientação do tutor Arthur.
[pic 5][pic 6]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 04
TIPOS DE PRODUÇÃO 05
Produção Puxada e Produção Empurrada 05
Just in Time 06
CONSIDERAÇOES FINAIS 07
REFERÊNCIAS BOBLIOGRÁFICAS 08
[pic 7]
INTRODUÇÃO[pic 8]
Sabemos que hoje o mercado se encontra extremamente competitivo, em uma concorrência avassaladora, porem todos com o mesmo objetivo diminuir seus gastos, mas sem perder a qualidade e principalmente o lucro. Mas neste processo de diminuir custos busca- se a ideia de diminuir o estoque, pois estoque parado representa um possível prejuízo.
Antigamente as empresas tinham uma visão de produzir muitas quantidades para assim ter um estoque abastecido, mas muitas vezes o estoque não era todo escoado e acabava tendo um grande prejuízo. Mas com o passar do tempo devido o avanço tecnológico e o aumento das concorrências foi necessário se inovar e buscar uma produção inteligente quer dizer produzir a quantidade certa na hora.
As empresas começaram a se adaptar as mudanças exigidas pelo mercado e também pelos próprios consumidores que passaram e ser mais exigentes. Espelharam-se no modelo Toyota, ou seja, sistema de produção enxuta, produzir com o mínimo de desperdício e custo, baseando se nas metodologias de trabalho do sistema Just in Time.
Produção puxada controla as operações sem a utilização de estoque em processo. Já produção empurrada é determinada a partir do comportamento do mercado, ou seja, começa antes da ocorrência da demanda do produto considera o pedido do cliente, previsão de demanda, custo de preparação de ferramentas e estoque em processo.
TIPOS DE PRODUÇÃO
Produção Empurrada e Produção Puxada
Produção empurrada como o próprio nome já diz empurra se uma produção para o estoque, ou seja, trabalha em cima de uma previsão, produz o produto para depois trabalhar para este produto ser vendido. Já a produção puxada será produzida de acordo com o pedido se houver demanda, mas se não houver demanda não será produzido.
As empresas não definem onde se enquadrar seja no sistema de produção puxada ou empurrada na verdade quem defini isto é o mercado o tempo que o cliente esta disposto a esperar pelo seu produto. Por exemplo, quando um cliente quer comprar um produto e se desloca ate uma loja espera encontrar o produto disponível para a compra imediata, neste caso já foi definido que quem produziu este determinado produto é o sistema de produção empurrada, pois tem que produzir e deixar disponível o produto, ou seja, vai empurrar este estoque deixando disponível para a hora que o cliente quiser adquirir este produto.
Mas por exemplo a loja que vende Ferrari é um modelo de produção puxada, pois é necessário o cliente encomendar e aguardar em uma fila de espera, ou seja, você comprou e pagou porem terá que aguardar o momento de receber a sua Ferrari, então é um modelo de produção puxada é produzido o produto que esta vendido e ate já gerou um caixa, ou seja, será produzido e entregue de acordo com a demanda.
Praticamente 95% das empresas se enquadram no modelo de produção empurrada, mas pelo fato de ser uma empresa de produção empurrada não impede de ter ferramentas da qualidade Just in time, mas mesmo tendo essas ferramentas quem decide que tipo de produção ela pertence é o mercado, pois se produz e deixa este produto disponível para venda imediata é considerada produção empurrada agora se produz de acordo com a demanda é considerada uma empresa de produção puxada.
...