Planejamento e Controle de Produção
Por: dymytrius • 21/10/2018 • Trabalho acadêmico • 1.503 Palavras (7 Páginas) • 200 Visualizações
[pic 1]
Unidade de ensino: Anhanguera Caxias do sul - Rio Grande do Sul
Disciplina: Planejamento e Controle de Produção
Professor (EAD): Marcelo Carvalho
Tutor (EAD): Simone de Carli
Curso: Administração
Participantes:
Nome: Sidnei Parisotto RA: 6557288051
Nome: Daniel Cesar Cemin RA: 7960700331
Nome: Dimitrius Furtado Moretto RA: 9650542106
Nome: Marciela Dal Agnol RA: 7712633943
ATPS: Planejamento e Controle de Produção
Caxias do Sul, 16 de Novembro 2015.
Sumário
1. Introdução 3
2. Dados e Conceitos do Planejamento e Controle de produção 4
3. Programação da produção 5
4. Controle da produção 6
5. Conclusão 8
6. Bibliografia 9
1. Introdução
Neste trabalho veremos a importância do Planejamento e Controle de produção nas empresas e a necessidade de planejar antes de executar, assim como manter o controle do que esta sendo feito, para levar a empresa a produzir melhores produtos, a fazer melhorias contínuas e aperfeiçoar o processo de produção.
Vamos entender melhor os princípios que regem os sistemas de produção e que o planejamento pode ser aplicado a curto, médio e alongo prazo, ajudando na elaboração de propostas de melhorias para que a empresa mantenha-se competitiva no ambiente em que atua.
2. Dados e Conceitos do Planejamento e Controle de produção
Conforme o livro texto, as organizações existem para produzir algo e disponibiliza-la para a sociedade, e a produção é o objetivo fundamental de todas as organizações.
Para atingir seus objetivos e aplicar adequadamente seus recursos, as empresas não produzem ao acaso. Elas precisam planejar antecipadamente e controlar a sua produção de forma adequada, e é para isso que existe o planejamento e controle de produção, que visa aumentar a eficiência e eficácia das empresas.
O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais os objetivos a serem atingidos e o que deve ser feito para fazer para atingi-los da melhor maneira possível. Sem o planejamento a empresa fica perdida no caos.
O planejamento determina o que se deve fazer, quando fazer, quem deve fazer e de que maneira para alcançar os objetivos.
Já o controle é a função administrativa que mede e corrige o desempenho para garantir que os planos sejam executados da melhor maneira possível, e verificar se esta sendo feito como foi planejado e organizado. O controle busca medir o desempenho e corrigi-lo caso não esteja como o planejado.
O Planejamento e Controle de Produção é a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto. “O planejamento dá as bases para todas as atividades gerenciais futuras ao estabelecer linhas de ação que devem ser seguidas para satisfazer objetivos estabelecidos, bem como estipula o momento em que essas ações devem ocorrer”. (MOREIRA, 1999, p. 7)
O planejamento e o controle são utilizados em todos os momentos do processo de produção e tem o objetivo de traçar objetivos mais bem definidos, utilizar os recursos de maneira racional, corrigir possíveis falhas e distorções, obtendo com isso resultados muito mais satisfatórios.
Entre os tipos de planejamento e controle utilizados pelas indústrias estão:
- Planejamento e controle de capacidade produtiva;
- Estoque da cadeia de suprimentos;
- MRP;
- Just in Time de projetos;
- Planejamento e controle de qualidade;
Tanto o planejamento quanto o controle estão relacionados à busca da qualidade, que é um requisito fundamental e imprescindível dos produtos e garantia da lucratividade da empresa.
3. Programação da produção
Após a elaboração de um plano de produção, o seguinte passo é coloca-lo em ação e faze-lo funcionar. O plano de produção cobre um período longo, ele deve ser muito detalhado e transformado em programas de execução diária. Esses programas devem ter ordens claras e simples a todas as unidades envolvidas no processo produtivo da empresa.
A programação da produção corresponde ao detalhamento do plano de produção e a sua transformação em ordens de produção ou de compra, que devem ser executadas cotidianamente pelas áreas envolvidas. Na realidade programar a produção é estabelecer uma agenda de compromissos para as diversas unidades envolvidas no processo produtivo. A programação de produção deve conter os seguintes itens: o que, quanto, quando e onde.
A programação de produção transforma o plano de produção em uma infinidade de ordens de produção e de compra que deverão ser executadas pelos diversos órgãos da empresa envolvidos ao processo produtivo como a produção, almoxarifado, compras, depósito, controle de qualidade, custos, contabilidade e pessoal.
Dessa forma a programação da produção passa a ser a interface entre o planejamento, a execução e o controle da produção.
Os principais objetivos da programação da produção são os seguintes:
- Coordenar e integrar todas as unidades envolvidas no processo produtivo;
- Garantir a entrega dos produtos acabados aos clientes nas datas previstas ou prometidas;
- Garantir disponibilidade de matéria prima e componentes que são requisitados pelas unidades envolvidas;
- Distribuir a carga de trabalho proporcionalmente as unidades, para garantir a melhor sequencia de produção e a melhor eficiência e eficácia;
- Balancear o processo produtivo de modo a evitar gargalos de produção e desperdícios de capacidade;
- Aproveitar ao máximo a capacidade instalada da empresa, como o capital de matéria-prima e produtos acabados e materiais em processamentos;
- Estabelecer uma maneira racional de obtenção de recursos como matéria-prima, mão-de-obra, de maquinas e equipamentos.
- Estabelecer por meios de ordens de produção padrões de controle para que o desempenho possa ser monitorado avaliado e melhorado continuamente.
A busca da competitividade por parte das empresas, quando é preciso sempre buscar reduzir os custos, associados aos estoques e ao nível de utilização e variação da capacidade produtiva e melhorar o nível de serviço percebido pelo cliente em termos de uma maior velocidade de entrega, uma melhor pontualidade nos prazos acordados e um aumento de flexibilidade em relação às variações da demanda e dos recursos produtivos - coloca o sistema de planejamento, programação e controle da produção (PPCP) como uma área de decisão prioritária.
...