Planejamento e controle
Por: Alayse • 31/5/2017 • Trabalho acadêmico • 2.259 Palavras (10 Páginas) • 196 Visualizações
[pic 1]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL:
[pic 2] Arapiraca 2015 PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL Trabalho Interdisciplinar Grupal apresentado ao Curso de Administração Bacharelado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR VIRTUAL, para as disciplinas do 7º semestre Professores: Prof. Ms Luiz Antônio Gabriel.Prof Adriano R. Alves. Profa Grace Botelho. Prof Marco Ikuro Hisatomi. Profa Regina Malassine [pic 3] Arapiraca 2015 |
sumario
SUMÁRIO
DESAFIO I ........................................................................................................4
DESAFIO II .......................................................................................................8
DESAFIO III ......................................................................................................10
REFERENCIAS.................................................................................................12
I Desafio
- As operação produtiva não existem isoladamente, pois todas fazem parte de uma rede maior e são integradas entre si, ocasionando o resultado do processo como um todo. Esta rede inclui fornecedores e clientes, e também fornecedores de fornecedores e clientes de clientes e assim por diante.
As operações produtivas relacionam-se entre si, ou seja: no lado do fornecimento, uma operação tem seus fornecedores, que também tem seus próprios fornecedores e assim sucessivamente. No lado da demanda a operação tem clientes, onde esses clientes podem não ser seus clientes finais e possuir seu próprio conjunto de clientes.
A figura abaixo relata melhor.
[pic 4]
Junto com o fluxo de bens dos fornecedores para os clientes da rede, cada relação da rede enviará, no sentido inverso, pedidos e informações para seus fornecedores. Quando os estoques diminuem, os varejistas fazem pedidos ao atacadista ou diretamente ao fabricante. O atacadista, da mesma maneira, fará pedidos ao fabricante, que assim fará pedidos a seus fornecedores, que completarão seus próprios estoques com os produtos que recebem de seus fornecedores. É um sistema de duas vias, com bens fluindo em um sentido e informações no sentido contrário.
Não são apenas os fabricantes que fazem parte de uma rede de suprimentos. As operações de serviços também têm fornecedores e clientes, conforme mostra a figura abaixo.
[pic 5]
Assim, também há um movimento de informações dos clientes para os fornecedores para firmar o fluxo de serviços dos fornecedores para os clientes. Este movimento de informações será diferente daquele do exemplo anterior. Os clientes ainda farão pedidos aos fornecedores, só que com menor assiduidade. A maior parte dos dados serão de monitoramento do desempenho, como a apuração regular da limpeza das instalações e o retorno das informações à empresa de limpeza.
Planejamento e controle
Operações requerem planos e controles para que assim os objetivos sejam atingidos. Com isso controlar e planejar é assegurar que os recursos produtivos estejam disponíveis na quantidade e qualidade. Planejamento e controle da capacidade é a forma como as operações organizam o nível de atividade agregada de valor que elas podem alcançar em condições normais de produção em um período de tempo (SLACK,2009), levando em conta as flutuações da demanda e a capacidade organizacional de atender à mesma.
Desta maneira os objetivos do planejamento e controle da capacidade é a estabilidade entre a demanda e a capacidade, assim gerando altos lucros. Esse processo é realizado por etapas a primeira é medir a demanda e a capacidade agregada, que deve ser a mais exata possível, estar em termos adequados para o processo, dar indicações de incertezas, detalhar possíveis sazonalidades e flutuações diárias e semanais da demanda. A segunda etapa é identificar as politicas alternativas de capacidade, ou seja, métodos alternativos de responder a flutuação da demanda que podem sem implantas puras ou misturas de acordo com a situação. Existem três opções alternativas: politicas de capacidade constante, a qual a flutuação da demanda é ignorada e o nível de atividade se mantem constante. A politica de acompanhamento da demanda que ajusta a capacidade para refletir a demanda e agestão de demanda, que tenta influencia a curva da demanda.
Como terceira etapa deve-se escolher as politicas de capacidade mais adequadas consciente das consequências dessa escolha. Existem dois fatores que ajudam nessa escolha, a representação acumulada da demanda e capacidade e a teoria das filas. A representação da demanda e produção na forma de gráficos cumulativos possibilita a avaliação da viabilidade das politicas de capacidade, em outros casos pode-se usar a teoria das filas para a analise, principalmente para operações de serviços e operações especificas como abastecimento de suprimentos e distribuição de produção.
- Aplicabilidade da logística nas empresas modernas, ferramentas utilizadas para uma gestão coerente.
Nos dias atuais encontrar um diferencial competitivo se torna cada vez mais necessário para a sobrevivência das empresas no mundo todo. Uma das maneiras que já está sendo usado por muitos são os conceitos de logística. A composição dos diversos setores da empresa, e o reflexão comum na redução de custos, qualidade de produção e o rápido movimento de informações, vem trazendo grandes empresas para esse novo mundo chamado logística. Para muitas empresas essa palavra já deixou de ser um diferencial competitivo, porém ela deve ser continuamente estudada e aprimorada, pois já se tornou uma área estratégica dentro da organização.
...