Planejamento e controle da produção
Por: josi3103 • 16/10/2015 • Trabalho acadêmico • 2.866 Palavras (12 Páginas) • 256 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
ALAIDES TERESINHA DUARTE / RA: 399632
ALEXANDRE BERLE / RA: 353890
CLAUDIONOR ANTONIO TASCA / RA: 352384
JOSEANE NOTTAR GUARNIERI / RA: 381111
MARCELO KAMINSKI / RA: 9573424970
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
Prof. Me. Luiz Manuel Palmeira
Erechim, 04 de Novembro de 2014.
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
ALAIDES TERESINHA DUARTE / RA: 399632
ALEXANDRE BERLE / RA: 353890
CLAUDIONOR ANTONIO TASCA / RA: 352384
JOSEANE NOTTAR GUARNIERI / RA: 381111
MARCELO KAMINSKI / RA: 9573424970
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
Prof. Me. Luiz Manuel Palmeira
[pic 1]
Erechim, 04 de Novembro de 2014.
SUMÁRIO
Introdução................................................................................................................................04
Planejamento e Controle...........................................................................................................05
Fases principais do planejamento.............................................................................................06
Sistemas de Programação da Produção com capacidade finita................................................07
Conceito de Sistema de Programação da Produção com capacidade infinita..........................08
Impacto na implantação do sistema de produção com capacidade finita................................09
Sistemas de Programação da Produção disponíveis no Brasil.................................................10
O controle da produção...........................................................................................................11
Conclusão.................................................................................................................................13
Referencias Bibliográficas........................................................................................................14
INTRODUÇÃO
A administração está se configurando como uma atividade complexa, e no mundo moderno a mesma tornou-se o desafio fundamental para o aumento da riqueza e da competitividade.
Por isso o Planejamento e Controle de Produção de uma empresa é uma parte muito importante, pois sabemos que nenhuma empresa funciona com base no improviso, precisa o planejamento e controle para que sejam evitados desperdícios, perdas de tempo, atraso ou antecipações.
Não existe como fazer uma empresa andar sem que o planejamento e muito menos sem ter controle, pois causaria problemas para outros setores da empresa, causando atritos e falta de comunicação.
Atualmente, onde a tecnologia está bastante disseminada, qualquer inovação desencadeia um espantoso e infindável leque de outras inovações que são amplamente testadas até que possam ser aplicadas com confiabilidade pelos administradores das empresas modernas. Administrar, nos dias de hoje, é algo onde os riscos são muito menores que antigamente, porém a responsabilidade se redobra exatamente pela existência de todo o aparato tecnológico que cerca uma decisão administrativa.
Planejamento e Controle
Planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais os objetivos a serem atingidos e o que deve ser feito para atingi-los da melhor maneira possível. Este está voltado à continuidade da empresa e seu futuro.
Controle é a função administrativa que consiste em medir e corrigir o desempenho para assegurar que os planos sejam executados da melhor maneira possível. É a verificar se tudo que está vendo é de acordo como o que foi planejado e organizado, e o corrigir o desempenho identificando erros ou desvios.
Uma empresa precisa ter em mente a diferença entre eficiência e a eficácia, sendo que a eficiência ocorre quando utilizamos adequadamente os recursos e eficácia quando alcança os objetivos propostos.
O planejamento dá as bases para todas as atividades gerenciais futuras ao estabelecer linhas de ação que devem ser seguidas para satisfazer objetivos estabelecidos, bem como estipula o momento em que essas ações devem ocorrer.
O planejamento e o controle são muito importantes para uma organização produtiva já que qualquer operação requer planos e controle para que os objetivos sejam alcançados, nos prazos e com qualidade de produtos. O planejamento e o controle são necessários, principalmente porque o projeto da operação produtiva geralmente não se preocupa com o andar do sistema em todas as suas etapas. Planejar e controlar, então significa garantir que os recursos produtivos estejam disponíveis na quantidade, no momento e no nível de qualidade adequado.
Partindo dos objetivos da empresa, o PCP planejar e programa a produção e as operações da empresa, bem como as controla adequadamente, para tirar o melhor proveito possível em termos de eficiência e eficácia.
É fundamental as inter-relações entre o PCP e as demais áreas da empresa, tais quais engenharia industrial, área de suprimentos e compras, área de recursos humanos, área financeira, área de vendas e área de produção.
O PCP exige um enorme volume de informações. Ele recolhe os dados e produz informações incessantemente. Trata-se de um centro de informações para a produção. Nesse sentido, o PCP apresenta três fases principais: projeto de produção, planejamento da produção e controle da produção.
A administração se baseia em princípios e não em leis, isso ocorre também com o PCP, assim sendo quando se trata de planejamento da produção ele utiliza princípios fundamentais tais como definição do objetivo e da flexibilidade do planejamento. E quando se trata do controle da produção ele utiliza princípios fundamentais do controle tais como: principio do objetivo, principio da definição dos padrões, principio da exceção e o principio da ação.
Para funcionar também adequadamente o planejamento e controle é preciso estar bem definido e saber as diferenças de cada tipo de sistema de produção que pode ser sob encomenda, em lotes e continuas, pois cada um destes exige um sistema especifico de PCP.
...