Planejamento e organização no trabalho
Por: vanessaschmier • 20/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.766 Palavras (8 Páginas) • 518 Visualizações
2°) Matriz S.W.O.T
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]
FORTALEZAS -STRENGHT
|
OPORTUIDADES-OPPORTUNITIES
Juiz de Fora.
Lado.
|
[pic 7][pic 8] FRAQUEZAS-WEAKNESS
| AMEAÇAS-THREATS
|
1°) Introdução:
O Independência Shopping é o primeiro, e até o momento, o maior shopping de Juiz de Fora. Foi inaugurado em abril de 2008 e conta com uma estrutura moderna, seguindo as tendências internacionais. O shopping está localizado a apenas 5 minutos do centro da cidade, em uma área privilegiada, na Av. Itamar Franco, uma das principais avenidas de Juiz de Fora, com vista panorâmica de parte da Zona Sul. O shopping possui 152 lojas, sendo 4 ancoras (Renner, C&A, Leader e Lojas Americanas), 5 Megas Lojas (Casas Bahia, Ponto Frio, Centauro, RiHappy e Saraiva Mega Store) e 133 satélites. São 3 pisos de estacionamento com 1300 vagas. Sem contar com cinco salas de cinema uci em 2D e 3D e as operações de lazer, como por exemplo, o Magic Games .E conta com a administração do BRMALLS que é a maior empresa de shopping centers da América Latina e a única presente nas cinco regiões do Brasil.Com a chegada do shopping, Juiz de Fora se fixa com cidade polo da região e da zona da mata. Atraindo mais de 2 milhões de pessoas do entorno além de visitante do RJ, BH e SP.
3°) Explicação
3.1) Pontos fortes:
- Excelente praça de alimentação: A praça de alimentação é ampla e bastante diversificada, atendendo aos mais diversos paladares.
- Grande variedade de lojas: O shopping conta com um grande número de lojas com renome tanto local como nacional.
- Localização estratégica: O shopping está localizado na Av. Itamar Franco, uma das principais vias da cidade e se localiza a apenas 5 minutos do centro.
- Excelente infraestrutura: O shopping possui um design moderno e seu formato semicircular, segue as últimas tendências internacionais. Ele também possui varandas externas que dão acesso a uma linda vista panorâmica da cidade.
3.2) Pontos fracos:
- Estacionamento com custos elevados: O preço é único, tanto para carros e motos, durante um período de 4 horas, você paga R$7,90, e a maioria dos consumidores concordam que este preço é de certa forma abusivo, causando a revolta, principalmente, dos motociclistas.
- Estacionamento na maioria das vezes cheios e com filas para pagar: O fato do estacionamento estar sempre lotado dificulta um pouco as coisas, principalmente na hora de pagar, as filas ficam muito grandes, principalmente nos fins de semana, irritando muitos clientes.
- Alto número de reclamações sobre lojas internas: Entrando em um famoso site de reclamações, podemos conferir o elevado número de reclamações à respeito de lojas existentes no shopping. São pessoas reclamando de atendimentos desrespeitosos, produtos estragados e/ou de má qualidade, entre outros. Este tipo de ‘popularidade negativa’ pode danificar a imagem do shopping.
- Filas para pegar elevadores: O shopping não possui muitos elevadores disponíveis, são poucos para locomover muitos clientes entre os andares e estacionamentos, com este baixo número de elevadores grandes filas se formam em suas portas.
3.3) Oportunidades:
- A vinda de uma grande marca para Juiz de fora: A vinda de uma grande marca para juiz de fora e sua inclusão no shopping, pode gerar um maior rendimento popular e econômico, criando novas oportunidades.
- Concorrentes fracos e em pouco número: Em Juiz de Fora, o número de shoppings é muito pequeno, e podemos dizer, que nenhum deles tem uma estrutura e/ou qualidade que o Independência possui. Facilitando muito sua popularidade.
- A inauguração de um novo e grande hotel ao lado: A inclusão de um hotel nos arredores do shopping, pode ajudar a aumentar, ainda mais, seu rendimento com consumidores, em vista que o shopping é uma grande opção de lazer para os hóspedes.
- Ausência de entretenimento na cidade: Juiz de Fora não possui muitos pontos encontro, nem muita fonte de entretenimento, então, o shopping ocupa essa posição, sendo o ponto de encontro tanto de muitos adolescentes, como também de pessoas mais velhas.
3.4) Ameaças
- Novos concorrentes: A inserção de novos e modernos shoppings na cidade, pode ser um risco paro o Independência, causando, talvez, uma perca de clientes.
- A falência de uma grande marca: Existem algumas lojas de grande porte, que atraem um público exclusivo, e que vão até o shopping, apenas para visita-las, como é o exemplo de algumas lojas ancoras, com a falência de alguma dessas lojas, o shopping além de ter um certo desfalque lucrativo, também sofreria com o desfalque de certos clientes, que vão até lá apenas para ir até lojas especificar.
- Redução de ônibus na região: A redução de ônibus na região, iria diminuir grande parte do movimento no shopping, em vista que muitas pessoas utilizam desse meio de transporte para chegar ate lá.
- Crise econômica: Com a crise econômica e o brusco aumento de preço em diversas áreas, podemos dizer que algumas pessoas mudam e acertam suas prioridades, certamente colocando o shopping como uma não-prioridade, e isso pode atrapalhar muito a economia do shopping.
4°) SUGESTÃO PARA COMBATE
4.1) Fraquezas:
- Estacionamento com custos mais elevados.
- Estacionamento na maioria das vezes cheios e com filas para pagar.
- Alto número de reclamações sobre lojas internas.
- Filas para pegar elevadores.
1) Estacionamento com custos elevados: O shopping poderia colocar um valor mais em conta para quem não utiliza muito tempo uma vaga. O fato de uma pessoa ficar 1 hora pagar o mesmo valor de quem fica 4 horas, é um absurdo.
2) Estacionamento na maioria das vezes cheios e com filas para pagar: Uma boa iniciativa seria aumentar a área de estacionamento do shopping, (tarefa que já foi iniciada). Outro modo de diminuição de filas é a inserção de novos, modernos e ágeis equipamentos eletrônicos pros pagamentos, isso agilizaria a saída dos carros e evitaria filas.
...