Planejamento estrategico
Por: Ana Maria Almeida • 14/9/2015 • Resenha • 2.290 Palavras (10 Páginas) • 203 Visualizações
Existem algumas etapas para a elaboração de um planejamento estratégico, que são: - Estágio de fixação dos objetivos. - Estágio de auditoria externa. - Estágio de avaliação da estratégia. - Estágio de operacionalização da estratégia. Planejar significa pensar sistematicamente, ou seja, com método, analisando as possibilidades, as perspectivas, suas vantagens e desvantagens para propor objetivos.
Etapa 1 - Análise ambiental: onde é possível verificar o meio em que a empresa se encontra e quais as influências ela sofre tanto no meio externo quanto interno. Engloba o exame de três ambientes: • geral: a parte externa da empresa, que reúne os componentes econômicos, sociais, políticos, jurídicos e tecnológicos; • operacional: componentes externos que possuem fatores que influenciam diretamente na administração da empresa, como clientes, concorrência, mão de obra, fornecedores, implicações internacionais; • interno: implicações imediatas no gerenciamento, mais especificamente, planejamento, organização, influências e controle dentro da empresa.
Etapa 2 – Estabelecimento da direção organizacional: Após a análise ambiental os gestores podem identificar que caminho a empresa deve seguir: • determinação da missão organizacional: a razão de ser da empresa, • objetivos: é o alvo da empresa, aquilo que ela pretende alcançar.
Etapa 3 - Formulação da estratégia: a forma que a empresa vai utilizar para alcançar seus objetivos. Essa formulação ocorrerá após ter sido realizada a análise ambiental e a criação da missão e objetivos, pois é preciso saber onde se quer chegar, para assim formular as estratégias de como chegar. • análise das questões fundamentais: responder quatro questões básicas: Quais as finalidade e objetivos da organização? Para onde a organização está se dirigindo? Em que tipo de ambiente a organização insere-se atualmente? O que pode ser feito para melhor alcançar os objetivos organizacionais no futuro?
• análise SWOT: O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês, e é um acrônimo de Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Uma ferramenta que analisa os pontos fortes e fracos da empresa para que a partir dessa análise os gestores possam tomar as decisões cabíveis, na análise, você reúne todos os fatores internos, inclusive os pontos fortes e fracos de sua empresa”;
• análise do Portfólio de Negócios: baseia-se na mesma ideia de investimentos financeiros;
Etapa 4 – Implementação de estratégias: consiste em colocar as ideias planejadas em ação, • a habilidade de interagir: trata-se de saber lidar com pessoas, gestores que são verdadeiros líderes possuem essa habilidade, ou seja, conseguem entender as frustrações das pessoas e assim colocar a melhor maneira de incorporar todos os colaboradores no mesmo objetivo.
Etapa 5 – Controle estratégico: Consiste no monitoramento e avaliação do planejamento, o controle é realizado para a comprovação de que todos os passos estão sendo utilizados de forma adequada para que o objetivo seja alcançado. *Estratégia Corporativa: estende-se por toda a organização. “Trata- se de mudanças para estabelecer posições comerciais em diferentes indústrias e de como melhorar o desempenho do grupo de negócios em que a empresa se diversificou”. *Estratégia de Negócios: é o projeto de ação para gerenciar uma linha de negócios, ou seja, com a intenção de formar uma posição competitiva mais agressiva de longo prazo. Estratégia Funcional: relaciona ao projeto gerencial de um departamento ou atividade funcional dentro do negócio. *Estratégia Operacional: “delineiam como gerenciar unidades organizacionais chaves dentro de um negócio e como executar atividades estrategicamente significativas”
Sabe-se ainda que a definição clara da Visão, a organização se apoia: a) naquilo que ela deseja se tornar no futuro; b) unifica as expectativas internas e externas; c) dá um senso de direção; d) auxilia na comunicação; e) fomenta o trabalho em equipe; f) estabelece as diretrizes estratégicas, táticas e operacionais.
De modo geral, os valores quando bem definidos e descritos, promovem: a) valorização do indivíduo; b) ética, lealdade e cidadania; c) qualidade e produtividade; d) satisfação e respeito aos clientes, fornecedores e colaboradores; e) pioneirismo; f) trabalho em equipe; g) respeito ao meio ambiente.
Planejamento Estratégico: estabelecimento da diretriz organizacional: A MISSÃO, que define a razão de ser da organização; A VISÃO DE FUTURO, que define o que a empresa aspira a ser ou a se tornar; e OS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS, que são as metas da organização. Definido o foco se estabelece metas e seleciona o que é prioritário. Execução da estratégia: conversão do curso de ação escolhido para o alcance dos objetivos em resultados e ações concretas, por meio de projetos e iniciativas. Acompanhamento estratégico: Monitoração e avaliação do processo de administração estratégica, para melhorá-lo e assegurar que tudo acontecerá conforme o planejado, checando o alcance das metas e o andamento dos projetos.
A metodologia PDCA esta representação é uma metodologia gerencial para desenvolvimento da melhoria contínua e ajuíza nas quatro fases, a base da filosofia do melhoramento contínuo mediante a prática cíclica e ininterrupta de práticas de gestão empresarial, consolidando as padronizações e promovendo a melhoria contínua e sistemática dos processos organizacionais. A metodologia é dividida da seguinte forma: 1ª fase: definem-se os objetivos e metas para que sejam estabelecidos métodos, procedimentos e padrões para alcançá-los. 2ª fase: pratica-se o planejamento realizado previamente definindo as pessoas bem como os treinamentos de forma que os métodos propostos sejam desenvolvidos adequadamente. No desenrolar desse processo, procede-se à coleta de dados que serão empregados na terceira fase do processo de melhoria. 3ª fase: acontece a averiguação da consistência do planejamento realizado na primeira fase, comparando-se as metas planejadas e os resultados obtidos. 4ª fase: consiste na busca das causas fundamentais para precaver a repetição dos efeitos indesejados, no caso de insucesso no cumprimento das metas planejadas e a segunda, consiste em adotar como padrão o planejado na primeira fase, devido à dimensão das metas anteriormente estabelecidas.
...