TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio de Psicologia Organizacional

Por:   •  1/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.563 Palavras (7 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Federal do Ceará – UFC[pic 1][pic 2][pic 3]

Instituto Universidade Virtual – UFC Virtual

Universidade Aberta do Brasil

Bacharelado em Administração Pública – Integral

Psicologia Organizacional

PORTFÓLIO 5

Equipe: Administradores do Futuro

0428349

Alex da Silva Guimarães

0427277

Danilo Dantas Pitombeira

Maria Cleany Silva Sousa

0011649

Maria Leonida Soares Marreiro

0428345

Janderson Flávio Silva Ferreira

0427273

Robson Sousa da Silva

0427275

Francisco Vianey Nascimento


Roteiro 5: Perfil e Análise da Aula 6

1. Considerando a realidade apresentada nos dois Centros Acadêmicos, quais ações podem ser propostas para o atendimento das questões levantadas no seminário de gestão acadêmica?

a) recursos materiais, pessoais e de processos;

Eleição do coordenador (dirigir trabalhos) e secretário (garantir participação); Participação e comprometimento dos membros do grupo (docentes e técnico-administrativos); Definição do tema (formação de gestores-acadêmicos), e criação de uma estrutura de tópicos para facilitara a compreensão; Elaboração de um roteiro de atividade; Adequação da abordagem ao tempo e ao público dos Centros; Distribuição das tarefas entre os membros da organização do seminário; Estipulação de prazo para o cumprimento das etapas do roteiro de trabalho; Disposição dos recursos necessários; Reunião de finalização e ensaio; e Apresentação do seminário.

b) o perfil do professor ocupante do cargo de gestor acadêmico;

O Diretor do Centro está tendo dificuldades em gerenciar os colaboradores e recebendo diversas reclamações, vendo a situação fugir ao seu controle e não está conseguindo encontrar nenhuma saída. Neste caso, seria interessante que o gestor acadêmico tivesse o perfil de liderança participativa, em que os colaboradores pudessem participar do processo decisório e da negociação de metas, assim exerceria seu controle gerencial através liderança de indivíduos e grupos com uma comunicação bilateral, assim submeteria a política administrativa à opinião do grupo. Já que há uma luta de poder pelo espaço o que acabou contribuindo para o clima de conflito no CCA, entre os funcionários antigos e os novos ou temporários. E os técnico-administrativos reclamam que não tem voz no processo de tomada de decisão do Centro e exigem participar do mesmo.

Em uma gestão participativa há mais atitudes amistosas e ligadas às tarefas. As relações com o gestor e colegas são mais espontâneas e livres. O trabalho progride de maneira mais suave e espontânea, mesmo quando o gestor está ausente. Sob frustrações originadas na situação do trabalho, responde o grupo através de ações organizadas às dificuldades.

Portanto o perfil do professor ocupante do cargo de gestor acadêmico deve ser alguém que tenha dinamismo interpessoal, de boa comunicação e que consiga gerir a si mesmo e as pessoas que lhe estão subordinadas de modo organizado, democrático, motivador e colaborativo.

c) a projeção de mudanças por conta do processo de reestruturação das Instituições do Ensino Superior.

Toda organização pode ser entendida e analisada sob três aspectos que configuram a sua atividade: estrutura, tecnologia e comportamento. A organização muda quando alterações ocorrem em um desses aspectos. Estudando as mudanças por conta do processo de reestruturação das Instituições é perceptível a necessidade de gerar a criação de um modelo organizacional mais produtivo.

Quanto à estrutura, os Centros estão com uma hierarquia confusa, fora de suas habilidades técnicas e conceituais, e as políticas organizacionais também não estão bem compreendidas. Quanto à tecnologia, os sistemas operacionais adotados e os métodos de trabalho estão gerando conflitos por terem percepções distintas ou pouco valor ao que antes fora definido como regra. Quanto ao comportamento, falta uma melhor identificação das habilidades técnicas, humanas e conceituais de cada colaborador, bem como uma gestão mais pautada no relacionamento interpessoal.

Assim, um programa de mudança eficaz será um programa que reconheça a relação entre estes três elementos e a tentativa de mudar os três na medida do necessário. Isto significa que a mudança pretendida pela organização poderá estar muito bem definida e delimitada em termos do problema a ser resolvido, mas o gestor acadêmico que irá desencadear o processo deverá planejar a sua intervenção tendo em vista a abrangência e os requisitos do sistema em que o problema está inserido.

2. Explane os problemas, as causas e as possíveis ações de encaminhamento para desenvolvimento das habilidades técnicas, comportamentais e conceituais?

As constantes mudanças na equipe, afastamentos e admissão de novos colaboradores e o fato da demanda realocada não têm ajudado os Centros. Para suprir a deficiência de pessoal foram contratados novos professores e técnicos efetivos. Os novos professores reclamam que trabalham mais que os antigos e que tem os piores horários e salas de aula. Devido ao fato da grande demanda que foi realocada no CCT, com o passar do tempo passou a existir problemas de relacionamento (por exemplo, o servidor ocupante do cargo de técnico em Informática que se submete a ser recepcionista do Centro em virtude da carga horária reduzida). E os professores antigos do CCA acreditam que as técnicas metodológicas empregadas pelos novos professores, não estão de acordo com o método utilizado pelo Centro e que eles precisam se adequar.

A habilidade humana comportamental ou humana é capacidade para compreender outras pessoas e para com elas interagir eficazmente, assim os colaboradores dos Centros tendo posse dessas aptidões conseguiriam aliar bons resultados produtivos com o tão almejado bem estar no ambiente de trabalho. Contudo, podem-se realizar atividades de integração e convivência a fim de promover a interpessoalidade e empatia.

A habilidade técnica envolve o conhecimento sobre coisas e processos físicos. Está relacionada ao entendimento e a proficiência no desempenho de tarefas específicas. Desse modo, a delegação de tarefas deve ser priorizada aquele que possui formação profissional para o exercício da função a fim de evitar riscos e insatisfação organizacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (245.6 Kb)   docx (171.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com