Posicionamento Estratégico Empresarial - Tamanho x Complexidade
Por: jobruiz • 23/8/2018 • Artigo • 812 Palavras (4 Páginas) • 153 Visualizações
Posicionamento Estratégico Empresarial - Tamanho x Complexidade
Este Artigo aborda um tema deveras importante e pouco atentado para os profissionais envolvidos nestes projetos.
Atualmente basta entrar nos googles da vida e digitar “Estratégia” ou “Strategy” e aparecem uma enormidade de temas correlatos, metodologias, cursos, imagens, gurus, autores e outros - quantidade de itens compatíveis com o montante de estrelas na nossa galáxia.
Portanto, escrever sobre aspectos estritamente técnicos – mesmo que importantes – resultará em apenas mais um grão de areia nesta praia de Copacabana de informações. Até porque, existem exímios autores e profissionais de alta estirpe que dedicam a vida nesta direção e devem ser as gratas referências.
O meu ponto de partida está na página 709, Capítulo 53 da Obra Administração – Peter Drucker, editada no Brasil em 1975. Era 1978 para mim e o conceito sobre “Como ser do Tamanho Certo” faiscou uma centelha mental e emocional. Com 20 anos, "Zé ao cubo" em Administração de Empresas, tinha parcas condições para perceber e entender a profundidade da mensagem do Mestre/Gênio.
A lei elementar de geometria: “A superfície de qualquer objeto aumenta com o quadrado de seu diâmetro, a massa com o cubo do diâmetro. À medida que o diâmetro vai de 2 a 3 a 4, a massa vai de 8 a 27 a 64, enquanto a superfície aumenta somente de 4 a 9 a 16".
Mesmo hoje, passados mais de 40 anos da publicação, isto é e continuará sendo de profunda importância em Administração, ou seja, a relação Tamanho x Estrutura x Estratégia. Pautei, neste fundamento, todo o meu humilde arcabouço conceitual e prático. A cada novo aprendizado, sempre busco conexão com este referencial de Tamanho x Complexidade.
Isto acabou resultando em um pequeno problema de comunicação da minha parte (comunicação é o que o outro entende e não o que proferimos...), pois quando me refiro a bem-dita relação, provoco um certo vácuo de compreensão ao tentar explicar os porquês, pois envolve várias competências e objetos.
Os dogmas das diferentes religiões atribuem de forma direta ou indireta a criação do ser humano às divindades. No meio do caminho, a mãe natureza e o pequeno Universo multiverso. A nossa restrita essência está calcada em dois pilares existenciais: Genialidades / Virtudes x Restrições / Defeitos.
As Pessoas Jurídicas são criadas por nós, simples mortais, a partir da resultante destes nossos dois pilares existenciais. O problema começa aí... A nossa missão de Posicionamento Estratégico Empresarial também.
O que vou fazer / fabricar / vender? Como fazer / fabricar / vender de forma diferenciada? Que recursos terei que alocar? Como manter o possível sucesso alcançado no longo prazo? Questões clássicas que são amplamente dissecadas na vasta literatura disponível.
Ok. Montei o meu Plano de Negócios e tais questões estão bem delineadas, tanto no âmbito mercadológico como no funcional/financeiro. “Porém, eu sou um ser bem operacional e negocial. Estas baboseiras de administração, gestão de pessoas, processos, estrutura orgânica modelada, tecnologia da informação, marketing e outras paradas teóricas são para a academia. Vamos tocando o negócio e acertando no caminho”. Várias fortunas foram construídas assim. Vários desastres empresariais também.
...