TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Presidentes do Brasil corelacionados pela economia

Por:   •  29/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.200 Palavras (5 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 5

Faculdade Anhaguera de Anápolis

Ciências Contábeis

AVA-DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Atividade Colaborativa

Ana Lúcia Alves Ramos-RA: 8201941025

Tutora: Patrícia de Andrade Silva

Anápolis, 29 de Maio de 2016.

1. Introdução

        A pesquisa tem a finalidade e, principal objetivo de fazer uma análise e de falar os principais ações econômicas que marcaram os governos Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Regime Militar e Itamar Franco.Também serão citados seus pontos positivos, que foram muitos e seus pontos negativos.

O Brasil é um país que segue uma lógica política e econômica  dos últimos quase cem anos.Cada governantes citados a cima colocaram medidas modernizadas, como por exemplo o incentivo as indústrias locais, direitos trabalhistas, plano de metas dentre outras.         No entanto, os governantes deixaram lesões no Brasil Tiveram bastante dificuldades, obstáculos, e a evolução econômica brasileira foi marcada por vários fatos,  dentre eles a desigualdade brasileira que até hoje é um dos maiores problemas a ser resolvido.

2. Descrição das políticas econômicas e suas consequências.

  1. - Era Getúlio Vargas:

        O primeiro anos da Era Vargas foram marcados pelo clima de tensão entre as oligarquias e os militares. Getúlio Vargas adotou medidas concretas de defesa ao setor de cafeeiro sem recorrer a empréstimos externos. Deu sustentabilidade a economia, deu liberdade a imprensa, criou também o BNDES, o Banco do Nordeste e o IBC ( Instituto Brasileiro do Café), a Petrobrás. Construiu a Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso.

        No final do governo Getúlio Vargas o país já era outro, possuía indústria,  a economia andava bem, a infra-estrutura e  os serviços de energia ganharam volume suficiente para sustentar o desenvolvimento.

        Ponto positivo da Era Vargas: ele criou a Justiça do Trabalho, o Ministério da Justiça e o salário mínimo, criou também a Companhia Siderúrgica Nacional, as entidades como o IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Pontos negativos: O autoritarismo, com dissolução de Congresso e a censura á imprensa marcou a Era Vargas. A entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial também é considerada um ponto negativo.

  1. - Era JK:

        Juscelino Kubitschek assume a presidência em Janeiro de 1955. Já na sua entrada ele conquistou a simpatia da população. O destaque do seu governo foi fazer o Brasil crescer e se desenvolver “CINQUENTA ANOS EM CINCO”. Foi lançado então o Plano de Metas, que previa 31 metas distribuídas em seis grupos: transporte, energia, industria, alimentação,educação e construção de Brasília.

Nos anos de JK, os chamados “Anos Dourados” a industrialização se acelerou bastante.

        Seu ponto negativo foi o endividamento do país, e a falta de incentivo para o desenvolvimento de indústrias nacionais.

  1. - Regime Militar:

        Podemos definir a Ditadura Militar como sendo o período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil. Esta época vai de 1964 a 1985. Caracterizou-se pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar.

Os militares ampliaram o controle do Estado sobre a economia e fizeram o país crescer em marcha acelerada para ganhar mais legitimidade, mais criaram desequilíbrios que só puderam ser corrigidos muito tempos depois, com a volta da democracia.

Nos 21 anos em que os militares permaneceram no poder, a economia brasileira cresceu num ritmo quase três vezes maior que o alcançado nos primeiros 21 anos após a volta da democracia. No período em que essa expansão foi acelerada, entre 1967 e 1973, o Produto Interno Bruto (PIB) aumentou 10,2% ao ano, em média, dobrando de tamanho em apenas sete anos. O resultado destoava tanto dos padrões da época que os analistas passaram a chamá-lo de “milagre brasileiro”.

A distribuição dos resultados do crescimento foi bastante desigual, mais na média a renda dos brasileiros aumentou de maneira significativa nesse período. Em 1964, um brasileiro ganhava o equivalente a 17% da renda recebido por um típico cidadão americano. Em1978, a renda média correspondia a 28% da americana. Mais a maneira que os militares conduziram a economia enfraqueceu as finanças do país.

        Quando a ditadura acabou o, Brasil era outro. Uma indústria moderna era responsável por cause toda riqueza do país. Em 1979 o choque nos preços do petróleo atingiu a economia mundial e as fontes do Brasil começaram a secar. A inflação voltava a subir e a divida externa crescia de explosiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (144.3 Kb)   docx (51.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com