TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Administrativo

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.786 Palavras (16 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

Introdução:

        O trabalho que se segue foi feito em cumprimento da disciplina de Processos Administrativos. Para isto foi proposto o seguinte desafio: Por meio do conhecimento das teorias da administração juntamente com seus processos atuar como consultor no ramo de alimentação, más especificamente uma padaria. Elaborar um Planejamento Estratégico orientado à definição do negócio da empresa propondo uma reestruturação do seu negocio para que ela consiga se manter ativa e competitiva. 

        Diante do cenário apresentado, foi elaborado um trabalho de consultoria. Através de estudos e observações feitas, foi proposto ações estratégicas para recolocar a empresa de maneira mais competitiva no mercado. Propondo uma orientação quanto à definição do negócio da empresa missão, visão e valores e usando quatro ferramentas indispensáveis na função administrativas: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. As observações e cumprimento destas teorias em sua empresa serão fundamentais para o sucesso da consultoria feita e da revitalização da padaria. Mudarão o comportamento do proprietário bem como de seus funcionários elevando a padaria a um nível de excelência e mais competitiva no mercado. OK

[pic 2]

Etapa 1

 Planejamento da Ação empresarial.

Passo 1;

  1. Quais são as principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso?

   Existem três tipos básicos de habilidades que os administradores precisam ter: Técnica, Humana e Conceitual. Todo administrador precisa das três (em proporções diferentes, dependendo do nível hierárquico).

  ●Habilidade Técnica: é a capacidade de usar procedimentos, técnicas e conhecimentos de um campo de especialização.

  ●Habilidade Humana: é a capacidade de trabalhar com outras pessoas, de entendê-las e motivá-las.

  ●Habilidade Conceitual: é a capacidade de coordenar e integrar todos os interesses e atividades de uma organização. Implica ver a organização como um todo, compreendendo como suas partes  dependem umas das outras e prevendo como uma mudança em qualquer das partes afetara o todo (visão sistêmica).

http://www.administradores.com.br

   Comandar uma grande empresa requer habilidades para lidar com inúmeros desafios, que vão desde saber gerir equipes e mantê-las motivadas até traçar rotas de crescimento competitivas, mesmo com alguma alteração de regra do mercado.

  1. O conceito de empresa, de gestor e empresário?

   Uma empresa é uma unidade económico-social, integrada por elementos humanos, materiais e técnicos, que tem o objetivo de obter utilidades através da sua participação no

[pic 3]

mercado de bens e serviços. Nesse sentido, faz uso dos fatores produtivos (trabalho, terra e capital).

   As empresas podem ser classificadas de acordo com a atividade econômica que desenvolvem. Deste modo, deparamo-nos com as empresas do setor primário (que obtêm os recursos a partir da natureza, como é o caso das agrícolas, pesqueiras ou pecuárias), as empresas do sector secundário (dedicadas à transformação de matérias-primas, como acontece com as industriais e as da construção civil) e as empresas do sector terciário (empresas que se dedicam à prestação de serviços ou ao comércio).

  Outra classificação igualmente  possível para as empresas é de acordo com a sua constituição jurídica. Existem empresas individuais (que pertencem a uma única pessoa) e societárias (constituídas por várias pessoas). Neste último grupo, as sociedades, por sua vez, podem ser anónimas, de responsabilidade limitada e de economia social (as chamadas cooperativas), entre outras.

   As empresas também podem ser definidas de acordo com a respectiva titularidade do capital. Assim, mencionaremos as empresas privadas (cujo capital está nas mãos de particulares), as públicas (controladas pelo Estado), as mistas (o capital é partilhado por particulares e pelo Estado) e as empresas de autogestão (o capital é propriedade dos trabalhadores).

  A gestão de empresas, no que lhe diz respeito, é uma ciência social que se dedica ao estudo da organização destas entidades, analisando a forma como são geridos os seus recursos, processos e os resultados das suas atividades.

www.conceitode.com.br

  O Gestor é alguém pertencente a uma determinada organização e a quem compete a execução das tarefas confiadas à gestão. Segundo o conceito clássico desenvolvido por Henry Fayol, o gestor pode ser definido pelas suas funções no interior da organização: é a pessoa a quem compete a interpretação dos objetivos propostos pela organização e atuar, através do planeamento, da organização, da liderança ou direção e do controlo ou verificação, afim de atingir os referidos objetivos. Daqui se pode concluir que o gestor é alguém que desenvolve planos estratégicos e operacionais que julga mais eficazes para atingir os objetivos  

[pic 4]

organizacionais, concebe as estruturas e estabelece as regras, políticas e procedimentos mais adequados aos planos desenvolvidos e, por fim, implementa e coordena a execução dos planos através de um determinado tipo de comando ou liderança e de controlo ou verificação.

  Em termos hierárquicos, os gestores podem ser divididos em gestores de topo, gestores intermédios e gestores de linha ou supervisores.

  Segundo o art. 966 do novo código civil:

“Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços”.

  Sendo assim, é considerada qualquer pessoa que constitua firma individual um empresário, a partir do novo CC, também passa a ser considerado empresário aquele que produz ou circula serviços e não mais apenas aquele que produz e circula mercadorias.  Como exemplo deste tipo de empresa temos trabalhadores antes considerados autônomos como representante comercial, mecânico de automóveis, encanador, pintor enfim qualquer profissional prestador de serviços.

  Sabendo que toda e qualquer pessoa pode exercer uma atividade empresarial através de sua pessoa física (empresário singular) ou por uma constituição de uma pessoa jurídica (sociedade empresária). Temos como características principais de um empresário individual:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)   pdf (216.3 Kb)   docx (112.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com