Processos Administrativos
Por: JeanCarlos CamposdeSousa • 6/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.645 Palavras (11 Páginas) • 157 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE RONDONÓPOLIS - MT
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS 3º SÉRIE A
DISCIPLINA – PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
JAQUELINE GOMES DE JESUS - RA - 1592903137
JEAN CARLOS CAMPOS DE SOUSA - RA - 1299270545
PATRÍCIA LOPES DA COSTA - RA - 8064817037
ROSEMARY DIAS DE OLIVEIRA - RA - 8075877293
ATPS – ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA.
ETAPAS 01 E 02
PROFESSOR: DANIELE DA SILVA
RONDONOPOLIS/MT
ABRIL 2015
Sumário
Introdução 3
Etapa 01 - Planejamento da ação empresarial.............................................................................4
1. Primeiro Passo (Individual) . 4
1.1. Quais São as Principais Habilidades necessárias para um gestor de sucesso? 4
1.2. O Conceito de Empresa, de Gestor e Empresário? 4
1.3. Por que as Empresas São Consideradas Sistemas Abertos? 5
1.4. O que é Missão, Visão e Valores Organizacionais? 5
2. Segundo Passo (Equipe) 6
2.1. Conclusão da Equipe 6
3. Terceiro Passo (individual). 6
3.1. Como consultor, Definindo a missão, visão e valores da Cafeteria 7
Etapa 02 - Organização da ação empresarial 9
1. Primeiro Passo (Equipe) 9
1.1. A Entrevista Com Empresário Tarcísio Dias do GRUPO AÇÃO 9
1.2. Conclusão da Equipe 9
2. Segundo Passo (Equipe) 10
2.1. Definir público alvo ideal para a empresa (sexo, classe social, faixa etária, etc.) 10
2.2. Elaborar o organograma da empresa; organizar os departamentos e as funções de cada colaborador. Caso necessário, faça sugestão de admissão ou demissão de funcionários, justificando as mesmas; 10
2.3. Apontar e detalhar o uso de tecnologias para auxiliar a empresa de maneira estratégica. Exemplo: uso do Facebook, Twitter, e-mails, sites, blogs, vídeos institucionais etc. 11
Introdução
O processo de adoção da metodologia de planejamento estratégico nas empresas tem-se mostrado gradativo, porém contínuo. Executivos e empresários têm reconhecido que esta parece ser a melhor alternativa para uma organização que procura garantir sua sobrevivência e desenvolvimento, através de maior interação com o ambiente no qual opera. Esta abordagem reconhece ser da maior importância o conhecimento da realidade ambiental para a formulação de um plano estratégico eficaz. A realização de uma análise ambiental é o único caminho para que tal conhecimento seja alcançado.
Epata 01 - Planejamento da ação empresarial
1.1. Quais são as principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso?
Comandar uma grande empresa requer habilidades para lidar com inúmeros desafios, que parte desde saber gerir equipe e mantê-las motivadas até traçar rotas de crescimento competitivas, mesmo com alguma alteração de regra do mercado. Ainda assim, saber dar nó em pingo d água não é o suficiente para ser um bom líder. Algumas habilidades são essenciais para executivos que conduzem cargos estratégicos das grandes companhias e querem fazer delas as melhores dentro de seus ramos de atividades.
1.2. O conceito de Empresa, de gestor e empresário?
Empresa é uma atividade econômica exercida profissionalmente pelo empresário por meio da articulação dos fatores produtivos para a produção ou circulação de bens ou de serviços. O conceito jurídico de empresa não pode ser entendido como um sujeito de direito, uma pessoa jurídica, tampouco o local onde se desenvolve a atividade econômica. Saindo do âmbito do Direito, mas sem desrespeitar a sua norma conseguimos entender que uma Empresa é o meio pelo qual o indivíduo(s), tendo em vista o lucro e sua subsistência, transforma o meio onde vive, gerando mudanças sociais e políticas muitas vezes, com o cumprimento de leis e normas.
Gestor é o responsável pela elaboração de estratégias, estipularem regras para as demandas do trabalho, programar e fiscalizar as ações para cumprimento das metas e, ao nosso entendimento, o mais importante que é manter a coesão de seu grupo de trabalho, os mantendo motivados e empenhados o que vai exigir do gestor grande conhecimento técnico, mas também grande inteligência emocional.
Empresário no Direito Empresarial, empresário é o sujeito de direito que exerce a empresa, ou seja, aquele que exerce profissionalmente (com habitualidade) uma atividade econômica (que busca gerar lucro) organizada (que articula os fatores de produção) para a produção ou a circulação de bens ou de serviços. O empresário pode ser pessoa física (empresário individual) ou jurídica (sociedade empresária). Os sócios de uma sociedade empresária (sejam eles empreendedores, sejam eles investidores) não são empresários; o empresário é a própria sociedade, sujeito de direito com personalidade autônoma em relação aos sócios. Mais uma vez aqui fugindo do campo do direito entendemos que empresário é o indivíduo que assume os riscos de abrir e comandar uma empresa, visado sempre o lucro, tendo sobre si uma carga enorme de responsabilidades (fiscais, sociais, ambientes, pessoais...).
...