Processos administrativos na administração
Por: denis0710 • 7/10/2015 • Trabalho acadêmico • 5.190 Palavras (21 Páginas) • 180 Visualizações
[pic 1]
Universidade Anhanguera – Uniderp
Administração– Terceiro Semestre
Disciplina- Processos Administrativos
Processos Administrativos
Alunos:
CARLOS FILLIPE DA SILVA ZAMBOTI RA 5312962781
DENIS WILLIAM RUIZ DOS SANTOS RA 3830722590
MARIA APARECIDA PIEROBOM CURADO RA 3828706194
WLADIMIR PEREIRA DOS SANTOS RA 3815667126
REGINALDO DA SILVA RA 3815679442
AMANDA V. CARDOSO RA 4351861403
Professores:
EaD: Mônica Satolani
Tutor a Distância: José Carlos Kammer
JUNDIAÍ – SP
Junho- 2013
Sumário
Introdução..............................................................................................................................3
Capítulo 1-..............................................................................................................................3
Capítulo 2 - ............................................................................................................................5
Capítulo 3 -.............................................................................................................................7
Capítulo 4 –............................................................................................................................10
Considerações finais..............................................................................................................13
Referencias bibliográficas.....................................................................................................15
Introdução
As empresas não funcionam na base da pura improvisação. A estratégia empresarial é basicamente uma atividade racional que envolve a identificação das oportunidades e das ameaças do ambiente onde opera a empresa, bem como a avaliação de suas forças e fraquezas, capacidade atual ou potencial em se antecipar às necessidades e demandas do mercado ou em competir sob condições de risco com os concorrentes. Assim, a estratégia deve ser capaz de combinar as oportunidades ambientais com a capacidade empresarial em um nível de equilíbrio entre o que a empresa quer e o que ela realmente pode fazer. Estratégia pode ser definida como o padrão de resposta da organização ao seu ambiente em tempo. Estratégia associa os recursos humanos e outros recursos de uma organização aos desafios e riscos apresentados pelo mundo exterior.
Toda a organização tem uma Estratégia que depende do ramo da atividade e de seu orçamento, mesmo que esta nunca tenha sido formulada explicitamente. Esta visão de Estratégia inclui organizações onde o comportamento dos administradores é de reação - de resposta e ajustamento ao ambiente sempre que necessário.
Etapa 1
Planejamento, tipos e comparações.
Definição: Para que uma empresa não atue por meio de improvisações, o administrador deve utilizar o planejamento que é a primeira função administrativa, a fim de determinar antecipadamente seus objetivos e os meios para alcança-los.
O planejamento deve determinar quais ferramentas, planos e estratégias que serão utilizados para se obter a maior eficiência e eficácia no processo, além de definir o melhor caminho para atingir as metas com o mínimo esforço, tempo e custo possível.
Planejar significa olhar para o futuro e enxergar seus acontecimentos de forma antecipatória com base em acontecimentos presentes, já que esses acontecimentos influenciam de forma direta e decisiva o cenário futurista. O planejamento é a técnica de lidar com a incerteza, já que todas as coisas mudam muito rápido no ambiente das empresas.
Todavia, de forma isolada, o planejamento estratégico é insuficiente para movimentar uma empresa. O estabelecimento de objetivos de longo prazo não apresenta ações imediatas que operacionalizem o processo. A ausência desses aspectos é suprida com o desenvolvimento e implantação dos planejamentos táticos e operacionais de forma integrada.
Tipos de Planejamento
Planejamento Estratégico: é o planejamento realizado dentro da empresa em nível institucional pelos dirigentes. Eles analisam e tomam decisões de acordo com a tarefa primária da empresa e os relacionamentos com o mercado e o ambiente.
A visão global deste plano faz com que exista uma unidade em torno de objetivos de longo prazo comuns a todas as divisões, independentemente de quão autônomas elas sejam.
No geral, o plano estratégico tenta responder questões do tipo: Porque a empresa existe, o que ela faz e como faz.
Planejamento Tático: é o planejamento contínuo que opera em consequência do planejamento estratégico e é feito no nível intermediário da organização, isto é, no nível dos departamentos ou unidades de negócio. Operam em prazos mais curtos, áreas menos amplas e níveis mais baixos da hierarquia da empresa.
Um plano Estratégico dá origem a vários planos Táticos. São planos mais especialistas, de acordo com as funções desempenhadas pela divisão ou departamento. Alguns exemplos de planos Táticos são: Produção, Marketing, Pessoal, Financeiro ou Novos Produtos.
Planejamento Operacional: é o planejamento que opera em consequência do planejamento tático, feito sobre como realizar as tarefas inerentes a produtividade como operação de máquinas, eficácia, eficiência da linha de produção em um sistema fechado de logística. É guiado pelos objetivos definidos no nível tático.
Estes planos são bem mais objetivos, racionais e detalhados, elaborados pelos executores operacionais da empresa, abordando cada operação do departamento em separado em um horizonte de tempo de curto prazo. São planos que se preocupam com o ‘que fazer’ e ‘como fazer’ as atividades cotidianas da organização.
...