Produção Operação e Logistica - MBA FGV Gestao de Novos Negócios
Por: pedronogueira • 9/10/2018 • Trabalho acadêmico • 777 Palavras (4 Páginas) • 1.341 Visualizações
MBA em Empreendedorismo e Desenvolvimento de Novos Negócios
Fundação Getúlio Vargas – Rio de Janeiro/RJ
Pedro Henrique Nogueira Barros | Capítulo 3 – Planejamento de uma área funcional – TCC
Como durante o Jogo de Negócios fui o diretor responsável pela parte de Operações, Produção e Logística, escolhi essa área funcional para analisar e desenvolver o planejamento.
|
Esta área funcional foi o setor onde ocorreram as maiores mudanças de decisões estratégicas ao longo de nossa gestão, muito pelo fato de ser o “coração” de nossa companhia. No inicio tivemos algumas dificuldades, mas ao longo do exercício conseguimos reverter os cenários mais críticos e os transformamos em resultados positivos para a empresa, além disso, é um setor onde existe muito potencial para crescimento agora que está se equilibrando. Em seguida publico alguns números de nosso último período na gestão, e previsões para os próximos períodos.
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
Nas tabelas conseguimos visualizar demanda prevista, a capacidade atual produtiva, podemos calcular a necessidade futura de insumos para a produção de carros, entre outras, e através desses números podemos analisar todo o setor de operações e produção, localizar os aspectos positivos que devem ser mantidos e o fatores críticos que devem ser melhorados para otimizar produção e minimizar custos gerando maior lucratividade ao negócio.
As ações mais urgentes a serem executadas são o aumento da capacidade produtiva para atender a demanda crescente em todas as regiões atendidas e equilibrar a entrega de pedidos, com intuito de zerar os pedidos atrasados. A melhor opção, a meu ver, seria a instalação de uma fábrica na região 2 onde o mercado de venda a prazo é muito grande e pouco explorado por nós, além disso zeraria os custos com transporte para essa região em todos os períodos seguintes.
Analisar “custos de estocagem versus custos de transporte imediato” para as regiões onde ainda não existem fábricas (2 e 3), e através dessa análise tomar a decisão de gerar um estoque para essas regiões ou continuar com os transportes imediatos num ciclo que se repetirá até o momento de instalação de uma fábrica na região para atender a demanda por PA.
Existem outros pontos a serem estudados para expansão dos negócios, que são decisões estratégicas, como a possibilidade de instalação de uma fábrica na região 5, onde a venda de carros à vista é alta, e pode ser uma boa opção para geração imediata de caixa.
...