Produção Textual em Grupo
Por: KELISM • 29/10/2016 • Trabalho acadêmico • 2.566 Palavras (11 Páginas) • 274 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DIAGNÓSTICO ECONÔMICO
3 DIAGNÓSTICO MODELOS DE GESTÃO
3.1 Apresentação da Empresa
3.2 Missão, Visão e Valores da Empresa
3.4 Eficiência e Eficácia
4 GESTÃO DE PESSOAS
4.1 Estrutura de Cargos
5 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE
5.1 Síntese sobre a Racionalidade Substantiva
5.2 Racionalização X Racionalidade e ação na gerência e na tomada de decisão das empresas
6 CONCLUSÃO
BIBLIOGRAFIA
INTRODUÇÃO
Os supermercados desfrutam de grande participação nas despesas domésticas. Eles conseguem oferecer cada vez mais uma maior variedade de produtos, a preços mais baixos, revelando-se mais rentáveis que os canais de varejo. A exemplo disso surgiram no final da década de 1980, as superlojas de desconto que entraram no segmento de supermercado.
Com base nas disciplinas estudadas, este trabalho tem por objetivo mostrar o funcionamento de uma empresa do segmento de comércio varejista, bem como a descrição do público-alvo, concorrentes, e estrutura de cargos.
Através de questionário aplicado, verificou-se como a empresa procede diante dos conflitos encontrados dentro de tal mercado e dentro da própria organização. E as características singulares da empresa, como valores e missão para com a comunidade na qual está atuando.
DIAGNÓSTICO ECONÔMICO
O Supermercado Santa Catarina está localizado no centro da cidade de Caçador, SC. O público-alvo da empresa escolhida abrange todos os tipos e classes de famílias da região. A filial em particular, busca atender os seguintes bairros: Paraíso, parte do Centro, Bom Jesus, Figueroa, Municípios, Sorgatto e moradores da zona rural vindos da rodovia sentido Palmas e Rio das Antas.
O conhecimento da demanda de mercado é fundamental para um comerciante abrir seu negócio em determinado local, pois ele indica o volume total dos gastos que a população daquela região efetivamente realiza naquele setor. Para estimar a demanda são usados os reflexos do volume de vendas de um determinado setor do varejo ou pesquisas com consumidores, onde são estimados os gastos por habitante em certos produtos e setores varejistas.
Os segmentos das redes varejistas podem ser desde famílias (que compram para seu próprio consumo), operadores de restaurantes, até pequenos varejistas (que compram para revender). Kotler sugere a divisão da demanda em categorias: categorias de produto, segmentos de consumidores, região geográfica, período de tempo, tipo de transação e unidade de medida.
Supermercados podem ser definidos como lojas de auto serviço, que vendem uma gama variada de seções e de categoria de produtos, com predomínio de alimentos. Nessa categoria estão incluídos os minimercados, supermercados, hipermercados, e excluem-se padarias, açougues, quitandas, farmácias e outras lojas especializadas.
Através de pesquisas verifica-se que os concorrentes da empresa em questão vão além dos principais supermercados do município, pois para cada categoria de produto como carnes, panificação ou frutas, por exemplo, pode existir um local especializado no comércio aumentando-se assim, o número de concorrentes. Além dos minimercados.
DIAGNÓSTICO MODELOS DE GESTÃO
3.1 Apresentação da Empresa
A empresa escolhida para o desenvolvimento deste trabalho é do segmento de comércio. A filial de um supermercado localizado na região há 28 anos, originária de um bar e em seguida uma mercearia.
O Supermercado Santa Catarina é uma sociedade empresária limitada, com total de quatro lojas localizadas em Caçador, sendo que a filial entrevistada está localizada na Rua Alcides Tombini, 286, Paraíso, foi fundada em 17/03/2006. Tudo começou há 28 anos com um bar gerenciado por uma família, na Vila Santa Catarina, que passou a ser um mercado.
O supermercado pesquisado é uma filial que conta atualmente com doze funcionários. Sendo do segmento de Comércio Varejista de Mercadorias em Geral com predominância de produtos alimentícios, possui os seguintes setores: Gerência, Caixa, Açougue, Hortifrúti e Depósito.
3.2 Missão, Visão e Valores da Empresa
O Supermercado Santa Catarina tem como missão propiciar aos seus clientes, produtos de qualidade com baixo custo, atingindo todas as classes de consumidores.
A visão é de que até 2018 a empresa seja reconhecida pela qualidade de seus produtos e baixo custo agregado.
O supermercado tem como principal valor preservar sempre o cliente no atendimento e através do preço justo.
3.3 Classificação
Conforme consulta no site do SEBRAE-SC, a empresa em questão está classificada como EPP-Empresa de Pequeno Porte, pois o capital social informado no site para pesquisa de CNPJ é de R$440 mil reais, apesar de o gerente entrevistado tê-la classificado como microempresa.
3.4 Eficiência e Eficácia
Uma organização pode ser eficaz quando alcança os objetivos cuidadosamente traçados e atende aos anseios de seus diversos agentes (funcionários, acionistas, consumidores etc.). A organização pode ser ao mesmo tempo eficiente e eficaz, isto acontece quando ela consegue produzir com o mínimo de desperdício de recursos, ou seja, aprende a fazer o melhor uso possível do dinheiro, do tempo, dos materiais e das pessoas para gerar valor à sociedade, (BATEMAN; SNELL, 2007).
...