Projeção de mercado de polpa de fruta
Por: Wender Christian Cabral • 16/4/2019 • Resenha • 537 Palavras (3 Páginas) • 303 Visualizações
EVOLUÇÃO DE VENDAS E PROJEÇÕES FUTURAS
O brasil está em uma fase de solidificação como um grande produtor de alimentos orgânicos. Mais de 17 mil propriedades foram certificadas em todo o país como produtoras oficiais de insumos orgânicos. Estima-se que cerca de 1 milhão de Hectares é utilizado apenas para cultivo de frutas, hortaliças, raízes e outros alimentos de procedência natural. Em média, de 2013 a 2017, o brasil apresentou um crescimento de 12,3% ao ano na venda de alimentos naturais, e no resto do mundo a média foi de apenas 8%. A previsão é de que o mercado continue em um crescente de aproximadamente 4,4% até 2021. Uma projeção extremamente promissora para o mercado de orgânicos e vegetais.
As polpas de fruta têm demonstrado um crescente e lucrativo negócio no ramo alimentício, já que atende a um habito muito comum, o consumo de sucos naturais. Um habito que também está se estendendo para países vizinhos, como a Argentina e a Colômbia, algo que favorece tanto o produtor rural quanto o empreendedor que está criando sua empresa baseada neste negócio. Isto se dá ao fato de ser um negócio de baixo custo e rápido retorno, já que sua produção é relativamente simples e rápida.
Industrias do Norte do Brasil tem expandido seus mercados para outras regiões do país, para outros países da américa e até mesmo na Europa. Exemplo disto é o Ceará que é responsável pela venda deste tipo de produto na Paraíba, Rio grande do Norte, Pernambuco, Maranhão, e outros estados do norte e nordeste brasileiro. Algo extremamente positivo, e que demonstra uma projeção crescente no mercado de Polpa de Fruta.
EFEITOS DA SAZONALIDADE
A polpa de Fruta é uma alternativa barata e acessível para se refrescar mediante ao clima de verão, esta época do ano gera uma lucratividade muito maior do que as outras estações, tendo em vista seu clima com temperaturas altas tanto no sul quanto no norte brasileiro, algo extremamente favorável para a venda de polpa de fruta em todas as regiões.
Nas outras épocas do ano os estados mais ao norte do brasil possuem uma queda muito pequena em sua temperatura, efeito do clima equatorial que permanece na sua maior parte do tempo na media dos 30ºC ou mais. Entretanto a Região sul e Sudeste são muito afetadas pela mudança climática, com dias que a temperatura pode chegar até mesmo a média de 1ºC, algo que cria uma baixa significativa nas vendas da empresa, já que o principal objetivo da polpa de fruta é ser utilizada em sucos e outras bebidas servidas geralmente geladas.
Este efeito climático não altera apenas no faturamento da empresa, mas também na qualidade dos insumos utilizados, já que nem todas as frutas tem alto nível de produção durante o inverno, como o abacaxi por exemplo, que tem sua maior produtividade entre outubro e Janeiro, ou seja, na época mais quente do ano, o que significa que na época de frio esta fruta será dificilmente encontrada, ou terá de ser utilizado algum tipo de estimulante hormonal para poder produzir os frutos, algo que diminui a qualidade da fruta. Entretanto a Manga tem sua produção durante quase todo o ano, inclusive nas estações mais frias do ano, como o Inverno e o outono.
...