Projeto da Creche Kinderhaus
Por: monicaara28 • 13/6/2017 • Abstract • 1.785 Palavras (8 Páginas) • 397 Visualizações
Projeto da Creche Kinderhaus
Após uma análise em grupo do meio empresarial, observamos que muito tem se buscado em melhorias para que se tenham menos rotatividade de funcionários, e, que os custos com os mesmos sejam bem controlados e administrados, assim, entendemos que, em uma empresa, de grande porte, seria de fundamental importância algo atrativo para a fidelização desses funcionários, principalmente quando estes estão, cada dia, mais exigentes e desapegados e são essenciais e lucrativos para empresa. Por isso é importante investir seriamente em recursos de fidelização, uma vez que os colaboradores também são clientes e o bem mais importante de uma organização.
Analisando estes e outros fatores essenciais, após uma breve pesquisa de campo externa e entre nossos colaboradores, identificou-se a necessidade de promover o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos nossos colaboradores.
A fim de alcançar patamares maiores e melhores observamos a grande dificuldade dos funcionários em encontrar um lugar seguro e próximo para deixar seus filhos no horário de trabalho, nasceu o projeto chamado centro educacional kinderhaus.
Nome do projeto
Centro educacional Kinderhaus (casa de criança em Alemão).
Sponsor do projeto
A própria organização – Grupo Lima Frazão (Industria Farmacêutica).
Gerente
Fernando Lima Costa Frazão, gerente de Rh, formado em gestão de pessoas com especialização em motivação e programas sociais com MBA em gerenciamentos de Projetos-FGV. Fica a seu critério a seleção de sua equipe, contatar terceirizados e administrar os recursos financeiros, definidos no orçamento do projeto e cumprir com prazos propostos no inicio do projeto.
Cabe a ele um cuidado muito apurado do levantamento do projeto.
Nosso Projeto
Entendendo que o maior patrimônio da empresa não se constitui em recursos financeiros e estruturais, observa-se a importância que o funcionário tem para que a empresa funcione e progrida de forma eficiente e eficaz, assim, o projeto em questão, visa o bem estar, tranqüilidade e segurança para pais que necessitam de um ambiente seguro e tranqüilo para deixarem seus filhos no horário de trabalho. Assim nasceu o projeto do centro educacional kinderhaus, da analise e pesquisa em beneficio em prol dos funcionários de nossa empresa. Esse projeto baseia-se em oferecer um ambiente seguro, tranqüilo e que seja uma continuidade do conforto do lar, tanto para os pais como para os filhos. Pensa-se em uma estrutura básica, que possa ser adaptada ao ambiente e espaço da empresa, o que não limita a estrutura a algo inferior ao que é oferecido nas creches de nome que conhecemos e oferecem o serviço a um valor muito alto, e que, ainda acrescem custos com locomoção e incompatibilidade de horários.
Nossa “Creche”, chamada carinhosamente de casa de criança, com o nome em alemão, tem o intuito de levar todos esses benefícios aos funcionários e principalmente aos filhos que, além de estarem em um ambiente que proporcione segurança, conforto e tranqüilidade, já estão envoltos em um ambiente profissional, apresentando-lhes o ambiente de trabalho desde pequenos, pois, o ambiente externo a creche e sua linguagem, já estarão passando uma mensagem para esta criança, que estará dentro desse contexto empresarial, assim, alem de um trabalho em prol do funcionário, também estaremos trabalhando o social, imprimindo nas crianças o pensamento de que o trabalho é um ambiente tranqüilo, de paz e tranqüilidade, assim como seu lar e como seu centro educacional.
Nossa empresa, entendendo o contexto que vivemos hoje em nosso país, entende a importância dos funcionários que compõem nosso capital humano e entende que, a prestação destes serviços ao pessoal constitui compensação, muitas vezes, até melhor que altos salários, pela tranqüilidade e segurança que conferem ao usuário, o que também traz à empresa benefícios e muitas vezes a fidelidade de grandes profissionais que compõe nosso corpo empresarial.
Justificativas
- Diante da necessidade dos pais em ter um lugar onde possam deixar seus filhos enquanto trabalham. Nossa organização resolveu criar uma creche, para atender crianças nos primeiros anos de vida, e dar suporte aos pais de famílias que precisam trabalhar fora de casa para sustentar seus filhos, proporcionando assim a qualidade de vida das famílias de seus colaboradores.
Premissas
- A capacidade máxima será de 80 crianças;
- Proporcionar o bem estar e desenvolvimento integral das crianças num clima de segurança afetiva e física, durante o afastamento integral do seu meio familiar através de um atendimento individualizado;
- Colaborar estreitamente com a família numa partilha de cuidados e responsabilidades em todo o processo evolutivo das crianças;
- Colaborar de forma eficaz no despiste precoce de qualquer inadaptação ou deficiência assegurando o seu encaminhamento adequado;
- Situar-se em zonas habitacionais e afastadas de áreas poluídas e ruidosas;
- Situar-se em zonas dotadas de infraestruturas de saneamento básico, de redes de energia elétrica de água e telefones;
- Situar-se em zonas que disponham de apoio de serviços de saúde e sócio educativos;
- Possuir facilidade de acesso adequado para toda e qualquer necessidade física, visando uma boa locomoção dentro do ambiente educacional.
A creche deve compreender nomeadamente os seguintes espaços:
- Átrios, berçário, zona de higienização, salas de atividades e de refeições, instalações sanitárias, cozinha e anexos, gabinetes, outros espaços de apoio e de ar livre.
A direção técnica do estabelecimento deverá ser assumida por um técnico com formação adequada na área da psicopedagogia, designadamente: psicólogo, educador de infância, enfermeiro ou técnico de serviço social, com experiência mínima de três anos, em programas educacionais na área de infância, competindo-lhe:
- Zelar pelo conforto das crianças preservando a qualidade dos espaços e o atendimento, com particular atenção aos aspectos de higiene, alimentação e desenvolvimento global, assegurando a efetiva execução do projeto pedagógico;
- Fazer a gestão dos recursos humanos e sensibilizar todo o pessoal face à problemática da infância e promover a sua atualização com vista ao desempenho das funções;
- Assegurar a colaboração com os serviços de saúde e outros, tendo em conta o bem estar físico e psíquico das crianças;
- Promover a articulação com as famílias, em ordem a assegurar a continuidade educativa.
- O pessoal técnico e auxiliar deverá ser em número suficiente, convenientemente selecionado e preparado para assegurar, no período de funcionamento e em estreita colaboração com as famílias os cuidados necessários às crianças.
Assegurando os aspectos fundamentais da estrutura física da organização da creche e de acordo com o número de crianças distribuídas nas áreas de permanência, considera-se necessário ao bom funcionamento de uma creche os seguintes indicadores de pessoal:
...