Projeto de dinamica
Por: Nayane Colin • 13/11/2015 • Projeto de pesquisa • 1.565 Palavras (7 Páginas) • 304 Visualizações
[pic 1]
Centro de Educação a Distância
PROJETO DE ATIVIDADES II
EMPREENDEDORISMO: IMPLANTAÇÃO FÁBRICA DE CALÇADOS
CAMPO GRANDE– MS
2015
[pic 2]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA/UNIDERP
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: PROJETOS DE ATIVIDADES II
NAYANE CAROLINA ESPINOZA COLIM – RA 1299113747
Projeto apresentado como requisito para o trabalho de conclusão, do Curso de Administração, Universidade Anhanguera, Polo Padrão.
CAMPO GRANDE– MS
2015
SUMÁRIO
1. SUMÁRIO EXECUTIVO.................................................................................4
2. ANÁLISE DE MERCADO ..............................................................................5
2.1ATUAÇÃO NO MECADO EXTERNO............................................................................5
3. PLANO DE MARKETING...............................................................................6
4. PLANO OPERACIONAL.................................................................................7
4.1. CAPACIDADE COMERCIAL/SERVIÇOS.........................................................................7
4.2. PROCESSOS OPERACIONAIS.....................................................................................7
4.3. NECESSIDADE DE PESSOAL....................................................................................7
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...................................................................8
1. SUMÁRIO EXECUTIVO
Com intuito de entrar no mercado de calçados e com a criação de uma fábrica na região pantaneira montamos este plano de negócios, juntamos esforços, adquirimos conhecimentos e capital para que o empreendimento venha impactar na região centro oeste do Brasil pela sua ousadia. Pretendemos usar conceitos atuais e embasar nosso empreendimento, nos mais altos padrões de tecnologia, políticas ambientais e humanas, atendendo as novas exigências do mercado globalizado.
Buscaremos atender um público de todas as idades e classes socioeconômicas com variados tipos de calçados, pois este é um mercado com grande aceitação e oferece grande variedade para industrialização e comercialização além de diversas possibilidades de inovações e lançamentos. Temos como meta da empresa em curto prazo é tornar a marca conhecida no mercado em um período de dois anos, para que tal conquista seja alcançada, utilizaremos a estratégia de divulgação da marca através dos principais meios de comunicação utilizando jornais, revistas, panfletos, carros de som e outros. Toda essa divulgação ajudará a empresa a atrair os clientes que receberão o tratamento de excelência, bem como comprará um produto de qualidade, fazendo com que a credibilidade e a confiança sejam percebidas e consequentemente a fidelidade do cliente. Como o objetivo de médio prazo, será desenvolvida toda a informatização com o foco na melhoria da gestão e unificação das bases de controle, reduzindo os custos para alcançar as metas e o retorno do investimento e consequentemente preparar a empresa para alcançar o crescimento futuro.
Em longo prazo o objetivo é a expansão do negócio estabelecendo filiais nos demais centros comerciais da região centro oeste, iniciando a nossa caminhada abrindo a primeira filial na capital do MS Campo Grande no terceiro ano de vida da empresa, em seguida será estabelecida a segunda filial em Cuiabá capital do MT no quinto ano de funcionamento, e na sequência a terceira filial em Goiânia capital do Goiás no sétimo ano da empresa. Para que possamos alcançar todos os objetivos e metas traçados, bem como manter a saúde financeira da empresa, iremos adotar o posicionamento competitivo pelo diferencial, sempre buscando o que há novo, diferente e atraente aos olhos dos clientes causando-lhes desejo e vontade. O investimento inicial para a realização do projeto é de R$ 98.710,20. O investimento pré-operacional será de 26,23% e o giro de capital 10,21% do investimento inicial, estamos esperando um retorno do capital investido no término do primeiro ano. A nossa atividade será de produzir e vender calçados.
Os sócios empreendedores do negócio buscam a formação acadêmica no curso de Administração de Empresas, onde cada um foi engajado em suas qualificações profissionais, buscando após a formação o aperfeiçoamento e especialização na função desenvolvida na empresa, pois desta forma terão conhecimento e experiência em áreas estratégicas como produção, logística, transporte e administração financeira. Nosso diferencial será entender e atender as necessidades do consumidor.
Temos o objetivo de sermos lucrativos, inovadores e com novas tendências.
2. ANÁLISE DE MERCADO
Apesar da maior parte das empresas de grande porte estarem localizadas na região Sul do país, a produção brasileira de calçados está gradualmente sendo distribuída para outros pólos, localizada nas regiões Sudeste, Nordeste e agora centro oeste do país, sendo destacado nestas regiões o interior do estado de São Paulo (cidades de Jaú, Franca e Birigui), bem como estados emergentes como Paraíba, Ceará e Bahia. Há também crescimento na produção de calçados no estado de Santa Catarina (região de São João Batista) e em Minas Gerais (região de Nova Serrana e Belo Horizonte) e acreditamos agora em Mato Grosso do Sul (Corumbá).
A indústria de calçados brasileira desempenha papel importante na economia brasileira no que se refere à empregabilidade. De sete milhões de pessoas ocupadas assalariadas na indústria de transformação no Brasil em 2013, a indústria calçadista é responsável por mais de 300 mil empregos, o que significa 4,3% do total da indústria de transformação. O Rio Grande do Sul responsável por 37% do total de pessoas ocupadas assalariadas na fabricação de calçados, seguido de Ceará e São Paulo com 17% cada, Bahia 9% e Minas Gerais 8%. (Fonte: RAIS 2013)
Para verificar a evolução do emprego e empresas na fabricação de calçados no Brasil, uma pesquisa coletou dados entre os anos de 2007 e 2013. Os resultados do processamento dessas informações apresentam crescimento anual do emprego e do número de empresas, porém com apenas uma redução apontada no ano de 2012. O índice de crescimento mais moderado é em 2013, com 2% para o número de empresas e 2,6% para o pessoal ocupado na fabricação de calçados.
2.1 Atuações no Mercado Externo
Um aspecto preocupante nas exportações da indústria calçadista brasileira é a excessiva dependência do mercado norte-americano e reino unido. Porém nossos planos são de importar para clientes mais próximos, principalmente países sul-americanos que não tem muita tradição em produzir calçados, desta forma acreditamos que conseguiremos entrar forte nestes mercados.
...