Psicologia de Personalidade
Por: MicheleFND • 17/9/2017 • Projeto de pesquisa • 1.086 Palavras (5 Páginas) • 269 Visualizações
PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE
[pic 1] A palavra PERSONALIDADE deriva do vocábulo persona e se refere às mascaras usadas pelos atores em apresentações do teatro na Grécia antiga. Dessa forma, personalidade passou a referir-se a nossa imagem pública, nossa máscara exterior.
[pic 2] A persona tem a peculiaridade de recobrir o rosto – protegendo-o e até misturando-se a ele.
[pic 3] Muito mais que “mascarar”, a personalidade mostra uma combinação intersubjetiva complexa, repleta de nuances e única, tal qual uma impressão digital psíquica.
[pic 4] O termo Personalidade comporta o sentido da variedade de papéis desempenhados ao longo da vida, em diferentes situações, ou seja, vêem a personalidade como as estruturas e processos psicológicos subjacentes e relativamente estáveis que organizam a experiência humana e moldam as ações e reações da pessoa ao meio.
[pic 5] O termo “Personalidade” pode ser definido como a totalidade dos traços emocionais e comportamentais que caracterizam o indivíduo na vida cotidiana, sob condições normais; é relativamente estável e previsível.
[pic 6] O Transtorno de Personalidade representa uma variação desses traços de caráter que vai além da faixa encontrada na maioria dos indivíduos.
[pic 7] Apenas quando os traços da personalidade são inflexíveis e mal-ajustados e causam um funcionamento significativamente comprometido ou sofrimento subjetivo, eles constituem uma classe de transtorno de personalidade.
[pic 8] Os Transtornos de Personalidade são reunidos em três grupos na quarta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV ).
Agrupamento A | Paranóides, Esquizóide, e esquizotípica. | Os indivíduos parecem esquisitos e excêntricos. |
Agrupamento B | Anti-social, borderline, histriônica e narcisista. | Dramáticos, emotivos e erráticos. |
Agrupamento C | Esquiva dependente, obsessivo-compulsivo, transtorno da personalidade sem outra especificação (passivo-agressiva e depressiva) | Ansiosos e temerosos |
PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE:
[pic 9] É o estudo científico das forças psicológicas que tornam as pessoas únicas. Poderíamos dizer que a personalidade possui oito aspectos principais, que, reunidos, ajudam-nos a compreender a natureza complexa dos indivíduos.
- Aspectos inconscientes: forças que não estão na consciência imediata. Ex: podemos ter atitudes com outras que nossos pais costumavam ter sem nos darmos contas que taríamos sendo motivados pelo desejo de ser semelhantes a eles.
- Forças do ego - que oferecem um senso de identidade ou self. Ex: na maioria das vezes nos esforçamos por manter um senso de domínio em nosso comportamento.
- Aspecto biológico – com uma única natureza genética, física, fisiológica e temperamental; a espécie humana vem evoluindo há milhões de anos e ainda assim cada um de nós é um sistema biológico único.
- Condicionadas e modeladas: as pessoas são condicionadas e modeladas por experiências e pelo ambiente à sua volta. Aqui, a cultura é um aspecto fundamental na determinação de quem somos.
- Dimensão cognitiva – pensamos e interpretamos ativamente o mundo ao nosso redor. Diferentes pessoas interpretam os acontecimentos à sua volta de maneira única.
- Traços, habilidades e predisposições – não há como negar que cada um de nós tem determinadas capacidades e inclinações.
- Dimensão espiritual – aqui questionamos o significado de nossa existência, pois não somos como robôs, buscamos a felicidade e a auto-satisfação.
- Interação – a natureza do individuo é uma interação continua entre as pessoas e determinado ambiente.
ESTRUTURA E CONTEÚDO DA PERSONALIDADE
[pic 10] ESTRUTURA: é a base que organiza e une entre si de forma mais ou menos estável as diferentes condutas e disposições do individuo, é a organização global que dá consistência e unidade à conduta. A psicanálise afirma que esta estrutura está formada, por volta dos 4 ou 5 anos; Piaget coloca que a personalidade começa a se formar mais tarde entre 8 e 12 anos.
[pic 11] CONTEÚDO: os conteúdos desta estrutura da personalidade estão relacionados com as vivências concretas do individuo no seu meio social, cultural, religiosa etc. Só é possível compreender a personalidade considerando a relação indissociada entre estrutura e conteúdo.
...