QUALIDADE NOS PROCESSOS, DIFERENCIAL MERCADOLÓGICO NO SEGMENTO BANCÁRIO: UM ESTUDO DE CASO NO BANCO DO BRASIL DE FÁTIMA DO SUL
Por: jotafiscal • 5/4/2016 • Projeto de pesquisa • 3.434 Palavras (14 Páginas) • 588 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
[pic 2][pic 3]
- JOCIMAR ALBUQUERQUE DA LUZ
[pic 4]
QUALIDADE NOS PROCESSOS, DIFERENCIAL MERCADOLÓGICO NO SEGMENTO BANCÁRIO: UM ESTUDO DE CASO NO BANCO DO BRASIL DE FÁTIMA DO SUL - MS
- Dourados
2014
[pic 5][pic 6]
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
[pic 7][pic 8]
- JOCIMAR ALBUQUERQUE DA LUZ
QUALIDADE NOS PROCESSOS, DIFERENCIAL MERCADOLÓGICO NO SEGMENTO BANCÁRIO: UM ESTUDO DE CASO NO BANCO DO BRASIL DE FÁTIMA DO SUL - MS
Trabalho apresentado à Disciplina de Pesquisa em Administração do 4º ano, Curso Administração de Empresas da Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis da Unigran - orientado pelo Professor MSc.. Luiz Fernandes Bogaz.
Dourados
2014
RESUMO
Este trabalho será realizado no Banco do Brasil SA, agência de Fátima do Sul-MS, junto a clientes do segmento Agro Personalizado, durante o mês de julho de 2014, visando mensurar a qualidade nos processos, os pontos positivos e negativos, e a percepção da qualidade na visão destes, bem como a sugestão de melhorias. A pesquisa possibilitará com que a empresa avalie a qualidade de seus processos e programe estratégias de melhoria da qualidade, com base no entendimento de autores que abordam esta temática. Essa percepção do cliente poderá ser identificada por meio de aplicação de questionário, com posterior análise dos resultados, demonstrados através de relatório, que possibilitará verificar a visão deste com relação aos processos.
PALAVRAS-CHAVE: Qualidade. Processos. Clientes.
SUMÁRIO[pic 9]
1. INTRODUÇÃO 05
1.1 Problemas 06
1.2 Justificativa 06
1.3 Objetivos 06
1.4 Delimitação do Problema …...............................................................................................07
1.5 Hipóteses 07
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 08
2.1. Qualidade 09
2.2. Administração da Qualidade 10
2.3 Qualidade na Gestão de Processos 11
3. METODOLOGIA 13
4. PROCEDIMENTOS DE COLETA DE DADOS 13
5. PROCEDIMENTOS DE ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE DADOS 13
6. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO 14
7. ORÇAMENTO DE DESEMBOLSO FINANCEIRO 14
7.1. Material Permanente 14
7.2. Material de Consumo 14
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15
1. INTRODUÇÃO
Em uma sociedade, onde a transição para a era dos serviços é fato consolidado, com aumento de produtos, serviços e concorrência, bem como velocidade das informações e da comunicação. A acirrada concorrência no setor financeiro, faz com que os produtos e serviços bancários se tornem similares, gerando a necessidade de estratégias de diferenciação em busca de vantagem competitiva.
Com a evolução da sociedade, como por exemplo, o advento da tecnologia e novas relações de consumo, a conquista e retenção de clientes é tarefa mais árdua para as organizações. Tendo em vista que os produtos e serviços dos bancos, apresentam hoje as mesmas características, pode-se dizer que a qualidade na gestão de processos, constitui-se atualmente, em uma excelente opção de diferencial mercadológico da atividade bancária.
Para se obter êxito, é fundamental que as instituições estejam voltadas, além de prestar um bom atendimento, para qualidade nos processos, mantendo foco e buscando a qualidade, sendo que este é papel e compromisso de todos os membros da organização, pois trabalhar no sentido de atingir as expectativas dos clientes, contribui não somente para a atração de novos, mais também para a fidelização e incremento de negócios junto aos existentes.
A presente pesquisa tem como objetivo enfocar a qualidade nos processos como diferencial em relação à concorrência, viabilizando melhores resultados na geração de negócios na atração e fidelização dos clientes.
Será desenvolvida com os clientes do segmento Agro Personalizado, do Banco do Brasil SA, agência de Fátima do Sul-MS, com intenção de investigar e mensurar a percepção e o grau de satisfação com os processos, contribuindo para implementação de práticas de melhoria da qualidade e aperfeiçoamento dos mesmos, considerados fundamentais para geração de negócios com clientes e como vantagem competitiva frente à concorrência.
A coleta de dados será realizada por meio da aplicação de um questionário com perguntas fechadas, sendo os clientes pertencentes ao público alvo, selecionados de forma aleatória, no período de 01 de julho a 15 de agosto de 2014.
A pesquisa mostra-se como um grande instrumento de mensuração da qualidade, através da percepção dos clientes, permitindo a tomada de decisões dentro da empresa.
1.1 PROBLEMAS
1. Quais as características dos processos no setor bancário e como é percebida a qualidade na visão do cliente?
2. Qual o grau de satisfação dos clientes em relação à qualidade dos processos de uma agência bancária?
1.2 JUSTIFICATIVA
A grande importância deste trabalho consiste no objetivo de se avaliar os processos internos da empresa, buscando-se dados e informações que auxiliem a tomada de decisões, e a adoção de ações e estratégias que visem melhorias contínuas dentro da organização.
A gestão e a qualidade nos processos, tende a ser grande diferencial competitivo, para a geração de negócios, dessa maneira a avaliação da qualidade consiste em importante mecanismo para ações proativas que proporcionem melhor atendimento de demanda dos clientes.
...