QUESTIONÁRIO FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDAS
Por: Ismaelfernando • 18/11/2018 • Seminário • 1.321 Palavras (6 Páginas) • 435 Visualizações
QUESTIONARIO FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDAS
1 – QUAL O PAPEL SIGNIFICATIVO DO FORMADOR DE PREÇO DE VENDAS.
o formador de preços de venda assume um papel significativo no processo de geração de caixa e rentabilidade do empreendimento.
2 – O QUE É FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDAS.
Toda empresa, seja industrial, comercial ou de serviços, precisa determinar, com precisão, seus preços de venda, sob pena de perder mercados (por praticar preços acima da concorrência) ou sofrer prejuízos pela venda de seus produtos, mercadorias e serviços abaixo do custo.
3 – QUAIS OS 3 ASPECTOS PRINCIPAIS NA MATERIA FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDAS.
- • preços e custos;
- • preços e concorrência;
- • preços e clientes.
4 – FALE SOBRE PREÇOS E CUSTOS
revela uma preocupação com os custos do produto ou serviço como determinante do preço de venda. Em alguns casos, é assim mesmo que deve ser.
custo é todo e qualquer gasto “pra se colocar o produto na prateleira”.
5 – OQUE É GASTO.
gasto é todo pagamento efetivamente realizado ou compromissado, ou seja, toda saída de caixa, por conta de aquisição de algum bem ou serviço
6 – OQUE É DESPESA.
despesa é o gasto “pra se levar o produto até o cliente final”
7 – COMO É FORMADO O PREÇO DE VENDAS.
Formação do preço de venda pode ser simplificada pela equação Custo + Lucro + Despesas = Preço de Venda.
8 – O QUE GARANTE A FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDAS.
ElA garante que seu empreendimento seja lucrativo, cubra os custos e, ao mesmo tempo, seja competitivo e atrativo para os clientes.
Da mesma forma que um preço muito baixo poderia prejudicar o negócio, um valor muito elevado a anunciar afasta os compradores. A definição certeira sobre o que será cobrado não poderá acontecer por meio de tentativa e erro.
9 – QUAL UM DOS PRINCIPAIS OBJETIVOS DA ORGANIZAÇÃO.
um dos objetivos básicos de toda organização é a maximização dos resultados da empresa.
10 – QUAL A FÓRMULA DO LUCRO TOTAL
LT = RT – CT
11 – QUAL A FORMULA DO CUSTO TOTAL
CT = CFT + CVT
12 – OQUE SÃO OS CUSTOS FIXOS.
Por sua natureza, os recursos de produção que não variam em função das variações na quantidade produzida são chamados de custos fixos – ou custos indiretos.
Ex. - aluguel de edifícios, aluguel de equipamentos, os salários e encargos do pessoal administrativo etc.
13 – OQUE SÃO OS CUSTOS VARIÁVEIS.
os custos variáveis se referem aos recursos que, necessariamente, variam de acordo com variações da quantidade produzida. Consome-se mais matéria-prima quanto maior seja a quantidade produzida. Também são utilizadas mais partes e peças que compõem o produto final, os chamados semiacabados, na razão direta do aumento da produção.
14 – QUAL A DEFINIÇÃO DE CUSTO.
São os gastos que estão relacionados ao processo de fabricação dos bens (no caso de indústria) ou na prestação de serviço. Tudo o que a empresa precisa para produzir um produto é considerado custo, seja direta ou indiretamente como matéria prima, mão de obra, energia elétrica, ferramentas, etc.
15 – COMENTE SOBRE O PLANEJAMENTO FINANCEIRO.
ferramenta fundamental para o controle dos custos, ajuda a ordenar estas avaliações, pois determina o valor que cada área pode comprometer em determinado período, geralmente mensal com acumulado anual, com gastos e despesas e também com a compra de serviços.
16 – QUAL A DEFINIÇÃO DE ORÇAMENTO
Orçamento: A definição de um orçamento, normalmente, leva em consideração duas principais características: a receita, ou seja, o valor arrecadado ou disponível, e a despesa, que seria o valor a ser gasto para a conclusão ou manutenção de algo.
17 – QUAL A FÓRMULA DA RCEITA TOTAL
RT = P(preço) X Q ( quantidade)
18 – O QUE É O PONTO DE EQUILIBRIO
Ponto de equilíbrio é o valor ou a quantidade que a empresa precisa vender para cobrir o custo das mercadorias vendidas, as despesas variáveis e fixas. No ponto de equilibrio a empresa não terá nem lucro nem prejuízo.
19 – REFERENTE AO PONTO DE EQUILIBRIO QDO TEREMOS PREJUIZO E LUCRO.
No caso de venda inferior a essa quantidade de equilíbrio , é de se esperar que haja prejuízo, porque, como vimos, os custos fixos exercem uma forte pressão sobre a lucratividade de qualquer empreendimento. Acima dessa quantidade de equilíbrio entre receita e custos totais, é de se esperar que as receitas sejam superiores ao custo do produto vendido, caracterizando, assim, uma área de lucro.
20 – OQUE É MATERIAL DIRETO
Compreende todos os componentes físicos do produto final. São enquadrados nesta categoria a matéria-prima, partes, peças e componentes, assim como a própria embalagem do produto.
21 – FALE SOBRE OS CUSTOS INDIRETOS DE FABRICAÇÃO ( CIFs)
Aqui devem ser lançados todos os custos que são relacionados com a fabricação, mas que, por algum motivo, não podem ser economicamente alocados no produto. Classificam-se aí os aluguéis de imóveis destinados exclusivamente à produção, aluguéis de equipamentos, instrumentos e veículos utilizados pelas diversas áreas da fábrica para a concretização da produção, materiais indiretos como panos e outros materiais de limpeza, mão de obra indireta, depreciação de ativos destinados à produção, seguros e impostos relacionados a esses ativos e outros de natureza semelhante.
...