Quais são os prós, os contras e os riscos associados à estratégia central de marketing da Nike?
Por: Marilia lupifieris carneiro • 27/8/2020 • Trabalho acadêmico • 293 Palavras (2 Páginas) • 3.972 Visualizações
1) Quais são os prós, os contras e os riscos associados à estratégia central de marketing da Nike?
A Nike possui como pró o sucesso no patrocínio esportivo, a escolha de uma gama de atletas e esportes permite que a marca atinja um público alvo maior, de modo que o sucesso dos atletas alavanque as campanhas da marca ou permita a criação de novos setores, como as camisetas para jogadores de futebol e roupas para os atletas de tênis. Como exemplo do artigo, pode-se citar o caso da linha Air Jordan com o atleta Michael Jordan que a receita alcançou US$ 100 milhões no primeiro ano.
Porém ao investir em figuras públicas a empresa não possui o controle total as ações do mesmo, de modo que algum escândalo ocasionado pelo atleta pode afetar diretamente a demanda de produtos pelos consumidores e causar prejuízos a empresa.
Além disso, a empresa corre o risco de escolher investir em um atleta ou equipes novas no mercado esportivo, podendo não alavancarem, de modo a gerar prejuízos para a empresa. Por exemplo, a Nike investiu na equipe chinesa nas Olimpíadas de 2008, estratégia que poderia não ter rendido frutos, porém aumentou o consumo da marca em 15% na região asiática.
2) Se você fosse a Adidas, como competiria com a Nike?
Investiria outros seguimentos de figuras públicas, como atores e cantores, bem como uma linha não necessariamente esportiva para que pudesse ser usada em grandes eventos, como premiações, shows/festivais, filmes e novelas.
Já dentro do mercado esportivo, foco do marketing da Nike, investiria em atletas e esportes que a mesma não tenha explorado, peças com nova tecnologia têxtil e desenvolveria um aplicativo que competisse com o Nike+.
Investiria ainda em uma vertente sustentável dentro da Adidas, uma vez que a empresa concorrente não pretende investir nesse segmento.
...